29/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:
Professor/a converse com seus/suas alunos/as sobre suas vivências de leitura, ou seja, investigue se eles/as têm acesso a jornais em casa. Questione-os/as sobre o formato de um jornal. Como ele é escrito; que tipo de notícias são publicadas. Verifique também se assistem aos jornais falados pela televisão e o que observam neste tipo de jornal.
Aula interativa.
Professor/a você vai precisar de:
- jornais e revistas novas e usadas;
- folhas de papel em branco;
- tesouras e colas;
- uma caixa grande de papelão para montar uma TV, tamanho grande em torno de 80cm X 80cm.
1ª aula – Uma (1) aula de aproximadamente 60 minutos cada uma
Esta atividade trabalha a leitura de informação prévia: jornal impresso, revistas, além de instigar o/a aluno/a a assistir os jornais televisivos.
Para motivar os/as alunos/as, no dia anterior a este trabalho, peça como tarefa de casa que assistam a algum jornal falado na televisão e anotem uma notícia que ouviram.
Oriente-os/as a serem seletivos/as, ou seja, que analisem a notícia, se ela é interessante ou não. Discuta com eles/as que notícias interessantes não são apenas aquelas que falam de violência ou tragédias, mas aquelas que nos informam sobre coisas importantes para a nossa vida, por isso temos que ser críticos com o que ouvimos e lemos nos jornais.
Inicie sua aula dizendo que hoje teremos uma atividade interessante.
Solicite que leiam as notícias que ouviram no jornal falado. Estabeleça um critério para a leitura: pela ordem alfabética; seguindo a fila ou aqueles que se manifestarem.
Pergunte-lhes: que tipo de linguagem é utilizada e como era a postura dos/as apresentadores/as diante das câmaras.
Converse sobre a diferença entre um texto jornalístico e outras modalidades de textos tais como: contos de fada, poesias, textos instrucionais (receitas, manuais de instruções).
Leve para sala um livro de literatura, uma receita culinária, uma bula de remédio, uma poesia. Discuta com eles/as se percebem a diferença entre a forma de escrever o texto na folha (estrutura do texto), a linguagem etc. Deixe que falem, não antecipe as respostas, mas sim os/as instigue, desafie para que busquem as respostas e elogie quando eles/as participam.
1º momento:
TRABALHANDO EM GRUPO
Professor/a organize seus/suas alunos/as em grupos, mas procure fazer grupos heterogêneos, ou seja, com alunos/as de diferentes níveis de aprendizagem, isto possibilita trocas e enriquece o trabalho. Reforce a importância do trabalho cooperativo e solicite que ajudem o/a colega que tiver dificuldade.
1º- Faça grupos com 4 ou 5 alunos. Distribua os jornais e solicite que cada aluno/a do grupo escolha uma notícia para ler.
2º - Distribua uma ficha para que registrem as informações ou solicite que anotem no caderno:
FONTE: (nome do jornal de onde retirou a notícia)
TÍTULO DA NOTÍCIA:
PAGINA DO JORNAL:
IDEIA CENTRAL DA NOTÍCIA:
ONDE ACONTECEU, COMO E QUANDO:
3º- Após apresentarem a notícia, peça que deem a sua opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, seu aspecto positivo ou negativo, caso haja.
4º - Depois de escolher a notícia e destacar suas informações solicite que escolham uma das notícias lidas e façam a apresentação para sala. Deixe-os/as livres para escolherem a forma de apresentar.
2ª aula – Uma (1) aula de aproximadamente 60 minutos cada uma
CRIANDO O "JORNAL FALADO"
Professor/a confeccione uma TV com uma caixa de papelão grande, que caiba o rosto do/a aluno/a na “tela”, ou seja, na abertura que ficar na frente. Deixe uma parte da caixa na frente do lado direito para que você faça um painel de controle. Encape a caixa com papel pardo ou outro que estiver disponível. Pegue uma caixinha de remédio ou de pasta de dente para confeccionar o controle remoto. Faça o painel de controle com botões de roupa, tampinhas ou E.V.A.
Veja a foto a seguir de uma TV que confeccionei para meus/minhas alunos/as. Explique que esta ainda é uma Televisão mais antiga, não é tela plana e nem digital, mas que ainda vamos fazer uma mais evoluída tecnologicamente
Foto 1- Aluno apresentando o JORNAL FALADO. Escola de Educação Básica – ESEBA-UFU. Sala de 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
Fonte: Acervo da autora.
Motive os/as alunos/as dizendo que a partir de hoje teremos o nosso JORNAL FALADO. Mostre a televisão de caixa de papelão que você confeccionou e deixe-a na mesa. Eles/as ficam muito curiosos e estimulados a participarem.
PRODUZINDO A NOTÍCIA.
1º - Discuta sobre as questões que acontecem na sala de aula ou na escola. O que poderia virar uma notícia. Resgate as informações que obtiveram na aula anterior; Quais as características de um texto jornalístico.
2º - Estabeleça um horário e dia da semana para o JORNAL FALADO da sala, por exemplo: toda sexta-feira no 1º horário teremos um jornal falado. Para isso, proponha uma ordem para as apresentações. Divida-os/as em grupos e determine a ordem de apresentação: grupo 1, apresenta na próxima semana, grupo 2 na outra semana e assim sucessivamente.
3º- As notícias produzidas pelo grupo serão expostas em um mural, assim teremos dois veículos de comunicação na sala: JORNAL FALADO E JORNAL ESCRITO (JORNAL MURAL).
Para enriquecer seus conhecimentos sobre jornal falado consulte o sítio:
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jornal-faladonoticias-para-sala-aula.htm
Professor/a após a realização da atividade faça uma avaliação oral com os/as alunos/as. Solicite que façam autocrítica do trabalho realizado, da participação deles/as no grupo, do apoio aos/às colegas. É importante estimular a participação de todos/as mesmo os/as mais tímidos/as, pois esta é uma excelente atividade que pode desinibir e promover a participação de todos/as.
RELATÓRIO: professor/a registre em seu plano ou relatório o que percebeu ao observar o trabalho e a participação de seus/suas alunos/as. Eles/as conseguiram participar de todas as etapas? A metodologia utilizada foi adequada? Eles/as apresentaram dificuldades para interagir nos grupos?
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/03/2013
Quatro estrelasAdorei esta atividade, exige do aluno um tanto de competências, que são extremamente úteis em sua vida escolar.
30/08/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DESTA IDÉIA, ESTOU CURSANDO GEOGRAFIA E COM CERTEZA ESTE SERÁ UMA UM METÓDO ULTILIZADO POR MIM EM MUNHAS AULAS.
27/07/2010
Quatro estrelasQue interessante! Ótima ideia! Gostaria que mandassem essa aula para meu e-mail.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestão da aula, obrigada