18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Aula 1
Acessar o recurso do portal do professor: “Capitão tormenta e Paco em fusos horários”. Esse recurso explica o que são os fusos horários e sua origem. Diferencia fusos teóricos e práticos. Instiga a perceber que existem diferentes horários para os vários locais do planeta, num dado momento.
Capitão Tormenta e Paco em fusos horários
Solicite para que os alunos leiam as telas sugeridas para aprender sobre os movimentos da Terra, clicando no “mapa” e na “enciclopédia do Capitão” e em seguida respondam a charada proposta clicando no relógio:
• “Um relógio que marca 8 horas no Rio de Janeiro deverá ser ajustado para que horário em Madagascar?”
Ao responder a questão, os alunos estarão compreendendo que o globo terrestre está dividido em 24 fusos horários de 1 hora cada e que ao se deslocar de um local para outro deverão contar a quantidades de fusos do deslocamento e somar ou subtrair essa quantidade em horas.
Produza algumas fotos de um determinado local, na mesma posição, porém em diferentes horários do dia, possibilitando a percepção da passagem do tempo (observando as sombras e luminosidade, por exemplo). Essas imagens podem ser impressas em uma transparência e apresentadas aos alunos. (Você também pode usar a imagem proposta nesta aula – abaixo)
Após uma análise detalhada das fotos peça que os alunos descrevam o que pode ser observado. Que mensagem a seqüência de imagens nos apresenta?
Oriente a observação. Sugira que observem as sombras e luminosidade e procure obter dos alunos que através das fotos pode-se perceber a “PASSAGEM DO TEMPO”.
Dica! – Explique aos alunos que observar atentamente uma situação é um dos passos principais para propor hipóteses e buscar respostas (construindo dessa forma um conhecimento científico).
Apresente agora a seguinte questão:
• Desde a antiguidade, como o ser humano tem a percepção da passagem do tempo? E como faz para “medir o tempo”?
Estimule os alunos, para em duplas ou grupos, estabelecerem hipóteses para responder essa questão. Após um momento de reflexão peça para que apresentem suas proposições.
Aula 2
CONSTRUÇÃO DE UM RELÓGIO SOLAR
Relógios de sol medem a passagem do tempo pela observação da sombra projetada por um objeto iluminado pelo Sol. Objetos desse tipo são conhecidos por Gnômons, que também permitem a identificação dos pontos cardeais. Relógios de sol mostram a hora solar aparente (já que podem haver variações, principalmente de acordo com a época do ano), mas com o uso de mostradores curvos e/ou inclinados também podem indicar a hora padrão do fuso horário onde está localizado.
Dica! – Da mesma forma que na observação de um Gnômon, a construção e observção de um relógio solar dependem da realização de atividades em dois turnos – manhã e tarde, o que dificulta a participação da turma. Há três possibilidades para resolver essa situação:
1. Combinar com os alunos para que vão à escola no outro turno para realizar as marcações;
2. Desenvolver a atividade com duas turmas: uma realiza uma parte do trabalho no período da manhã e outra a outra parte no período da tarde.
3. O próprio professor faz as marcações nos horários que os alunos não podem ir à escola.
Dica! – Pode-se estudar Astronomia mesmo com a luz do dia. Mas como o Sol é muito brilhante é de fundamental importância orientar os alunos para que tomem cuidados especiais para olhá-lo. A primeira regra é que nunca deve ser olhado diretamente, e muito menos com binóculos ou telescópios. A intensa luminosidade pode danificar as células da retina e deixar a pessoa cega permanentemente. Até mesmo durante um eclipse total não se deve olhar diretamente para o Sol. Isso só pode ser feito utilizando filtros especiais.
PROCEDIMENTOS
• Inicialmente deve ser encontrada a direção do eixo de rotação da Terra, com o qual o ponteiro (Gnômon) será posicionado de forma paralela. Como estamos no hemisfério Sul, o ponteiro do relógio deverá coincidir com o eixo da Terra nessa direção. (A figura a seguir representa a montagem do Gnômon e observação dos pontos cardeais através dele)
• O mostrador do relógio pode ser um pedaço de cartão duro com o formato de um círculo ou retângulo.
• O pino ou placa que servirá de ponteiro (como no Gnômon) também pode ser de cartão duro, cortado no formato “triângulo retângulo”, com um dos ângulos agudos de medida igual à latitude do local (a latitude pode ser lida num mapa ou pesquisada na internet neste sítio: www.maplandia.com ). A hipotenusa do triângulo deve ser um pouco menor ou igual o raio do mostrador (se for circular).
Dica! – Comente que no pólo sul seria muito simples construir um relógio solar. Bastaria fixar uma haste reta para cima (no prumo), pois é exatamente a região se localiza o eixo de rotação terrestre. O mostrador teria as 24 horas distribuídas igualmente. Já em outras regiões a haste não pode ser perpendicular a terra, mas sim inclinada em direção ao pólo, em um ângulo que a deixe paralela ao eixo de rotação. O tempo pode ser “medido” mesmo com a haste reta em qualquer lugar da Terra, mas se for inclinado para se igualar ao eixo de rotação o relógio pode ser lido por mais tempo (mais dias).
• O pino ou placa deve ser colado no mostrador e posicionado com a parte elevada para a direção Sul (e a parte baixa para o norte), apontando o pólo sul celeste.
• Num dia ensolarado, com o relógio posicionado na direção correta, fazer as marcas das sombras com o auxílio de um relógio convencional.
O desenho a seguir ilustra como pode ser um relógio solar.
Dica! – Se no local onde for realizada esta atividade estiver vigente o horário de verão, lembrar de considerar a hora real e não a hora alterada, caso contrário as marcações estarão erradas.
Apresente agora as seguintes questões:
• Qual a utilidade de um relógio solar nos dias atuais?
• Quais as formas modernas de medir o tempo?
Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres de relógios solares através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
http://search.creativecommons.org/
RECURSOS COMPLEMENTARES
Neste sítio podem ser obtidas informações sobre diferentes tipos de relógios e sua evolução. http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/tempo/evolucao_relogios/
A Enciclopédia Wikipédia fornece informações detalhadas sobre a história, utilidade e construção do relógio solar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_sol
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a observação do ambiente permite reconhecer a passagem do tempo.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Identifico uma das formas usadas desde a antiguidade para medir o tempo: o relógio solar.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o funcionamento de um relógio solar.
MESTRE - 10,0 pontos
Reconheço que desde os tempos antigos o ser humano consegue contar o tempo através da observação da Natureza e da construção de equipamentos simples como o Gnômon.
Nome | Tipo |
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Capitão Tormenta e Paco em fusos horários | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 classificações
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16/06/2013
Cinco estrelasMuito Excelente. Pretendo aplicar - enquanto professor substituto - aos alunos das séries iniciais na escola onde leciono.
13/03/2013
Cinco estrelasOtimo .