Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


E o tempo passa... – Parte 3 / Contagem do Tempo – Relógio Natural

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender que a passagem do tempo resulta dos movimentos do planeta Terra. Identificar diferentes formas de contar o tempo, observando a natureza ou através da construção e utilização de instrumentos simples.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre a forma do planeta Terra e sobre os movimentos de rotação e translação.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/nolaboratorio.gif

Acessar o recurso do portal do professor: “Capitão tormenta e Paco em fusos horários”. Esse recurso explica o que são os fusos horários e sua origem. Diferencia fusos teóricos e práticos. Instiga a perceber que existem diferentes horários para os vários locais do planeta, num dado momento.

 Capitão Tormenta e Paco em fusos horários

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/cap_tormenta_fusos_horarios.jpg

Solicite para que os alunos leiam as telas sugeridas para aprender sobre os movimentos da Terra, clicando no “mapa” e na “enciclopédia do Capitão” e em seguida respondam a charada proposta clicando no relógio:

• “Um relógio que marca 8 horas no Rio de Janeiro deverá ser ajustado para que horário em Madagascar?”

Ao responder a questão, os alunos estarão compreendendo que o globo terrestre está dividido em 24 fusos horários de 1 hora cada e que ao se deslocar de um local para outro deverão contar a quantidades de fusos do deslocamento e somar ou subtrair essa quantidade em horas.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/problematizacao.gif

Produza algumas fotos de um determinado local, na mesma posição, porém em diferentes horários do dia, possibilitando a percepção da passagem do tempo (observando as sombras e luminosidade, por exemplo). Essas imagens podem ser impressas em uma transparência e apresentadas aos alunos. (Você também pode usar a imagem proposta nesta aula – abaixo)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/mudanca_paisagem_foto_unica.jpg

Após uma análise detalhada das fotos peça que os alunos descrevam o que pode ser observado. Que mensagem a seqüência de imagens nos apresenta?
Oriente a observação. Sugira que observem as sombras e luminosidade e procure obter dos alunos que através das fotos pode-se perceber a “PASSAGEM DO TEMPO”.

Dica! – Explique aos alunos que observar atentamente uma situação é um dos passos principais para propor hipóteses e buscar respostas (construindo dessa forma um conhecimento científico).

Apresente agora a seguinte questão:

• Desde a antiguidade, como o ser humano tem a percepção da passagem do tempo? E como faz para “medir o tempo”?

Estimule os alunos, para em duplas ou grupos, estabelecerem hipóteses para responder essa questão. Após um momento de reflexão peça para que apresentem suas proposições.

 

Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/atividade.gif

CONSTRUÇÃO DE UM RELÓGIO SOLAR

Relógios de sol medem a passagem do tempo pela observação da sombra projetada por um objeto iluminado pelo Sol. Objetos desse tipo são conhecidos por Gnômons, que também permitem a identificação dos pontos cardeais. Relógios de sol mostram a hora solar aparente (já que podem haver variações, principalmente de acordo com a época do ano), mas com o uso de mostradores curvos e/ou inclinados também podem indicar a hora padrão do fuso horário onde está localizado.

Dica! – Da mesma forma que na observação de um Gnômon, a construção e observção de um relógio solar dependem da realização de atividades em dois turnos – manhã e tarde, o que dificulta a participação da turma. Há três possibilidades para resolver essa situação:
1. Combinar com os alunos para que vão à escola no outro turno para realizar as marcações;
2. Desenvolver a atividade com duas turmas: uma realiza uma parte do trabalho no período da manhã e outra a outra parte no período da tarde.
3. O próprio professor faz as marcações nos horários que os alunos não podem ir à escola.

Dica! – Pode-se estudar Astronomia mesmo com a luz do dia. Mas como o Sol é muito brilhante é de fundamental importância orientar os alunos para que tomem cuidados especiais para olhá-lo. A primeira regra é que nunca deve ser olhado diretamente, e muito menos com binóculos ou telescópios. A intensa luminosidade pode danificar as células da retina e deixar a pessoa cega permanentemente. Até mesmo durante um eclipse total não se deve olhar diretamente para o Sol. Isso só pode ser feito utilizando filtros especiais.

PROCEDIMENTOS

• Inicialmente deve ser encontrada a direção do eixo de rotação da Terra, com o qual o ponteiro (Gnômon) será posicionado de forma paralela. Como estamos no hemisfério Sul, o ponteiro do relógio deverá coincidir com o eixo da Terra nessa direção. (A figura a seguir representa a montagem do Gnômon e observação dos pontos cardeais através dele)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/gnomon.jpg

• O mostrador do relógio pode ser um pedaço de cartão duro com o formato de um círculo ou retângulo.
• O pino ou placa que servirá de ponteiro (como no Gnômon) também pode ser de cartão duro, cortado no formato “triângulo retângulo”, com um dos ângulos agudos de medida igual à latitude do local (a latitude pode ser lida num mapa ou pesquisada na internet neste sítio: www.maplandia.com ). A hipotenusa do triângulo deve ser um pouco menor ou igual o raio do mostrador (se for circular).

Dica! – Comente que no pólo sul seria muito simples construir um relógio solar. Bastaria fixar uma haste reta para cima (no prumo), pois é exatamente a região se localiza o eixo de rotação terrestre. O mostrador teria as 24 horas distribuídas igualmente. Já em outras regiões a haste não pode ser perpendicular a terra, mas sim inclinada em direção ao pólo, em um ângulo que a deixe paralela ao eixo de rotação. O tempo pode ser “medido” mesmo com a haste reta em qualquer lugar da Terra, mas se for inclinado para se igualar ao eixo de rotação o relógio pode ser lido por mais tempo (mais dias).


• O pino ou placa deve ser colado no mostrador e posicionado com a parte elevada para a direção Sul (e a parte baixa para o norte), apontando o pólo sul celeste.
• Num dia ensolarado, com o relógio posicionado na direção correta, fazer as marcas das sombras com o auxílio de um relógio convencional.

O desenho a seguir ilustra como pode ser um relógio solar.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/relogio_solar.jpg

Dica! – Se no local onde for realizada esta atividade estiver vigente o horário de verão, lembrar de considerar a hora real e não a hora alterada, caso contrário as marcações estarão erradas.

Apresente agora as seguintes questões:

• Qual a utilidade de um relógio solar nos dias atuais?
• Quais as formas modernas de medir o tempo?

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres de relógios solares através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
http://search.creativecommons.org/


RECURSOS COMPLEMENTARES

Neste sítio podem ser obtidas informações sobre diferentes tipos de relógios e sua evolução. http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/tempo/evolucao_relogios/

A Enciclopédia Wikipédia fornece informações detalhadas sobre a história, utilidade e construção do relógio solar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_sol


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1354/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a observação do ambiente permite reconhecer a passagem do tempo.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Identifico uma das formas usadas desde a antiguidade para medir o tempo: o relógio solar.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o funcionamento de um relógio solar.

MESTRE - 10,0 pontos
Reconheço que desde os tempos antigos o ser humano consegue contar o tempo através da observação da Natureza e da construção de equipamentos simples como o Gnômon.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Capitão Tormenta e Paco em fusos horários Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Inicialmente, avalia-se o grau de compreensão dos alunos pela resolução da charada proposta na animação no portal. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.