01/12/2009
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Conhecimentos básicos das características dos animais vertebrados.
As atividades propostas deverão ser aplicadas após o estudo dos vertebrados.
ATIVIDADE I:
INSTRUÇÕES:
1.Dividir a sala em 2 grupos.
2.Cada grupo elege alunos que o representará.
3.O professor sorteia 6 vertebrados para cada grupo.
4.O representante do primeiro grupo aproxima-se do professor que lhe mostra a carta com o desenho ou o nome do vertebrado.
5.Cabe ao aluno traduzir aos colegas de sua equipe, por meio de mímica ou de gestos, as características deste animal.
6.Os demais colegas do seu grupo terão 2 minutos para descobrirem.
7.Se o grupo não conseguir, o outro grupo terá a sua chance de descobrir e pontuar.
8. Encerrada a rodada iniciam-se os mesmos procedimentos para o segundo grupo. Os grupos participam alternadamente.
9.Vence o grupo que fizer maior número de pontos.
ATIVIDADE II:
INSTRUÇÕES:
1.Os alunos permanecem sentados em seus lugares.
2.O professor combina com a sala qual grupo de animal será escolhido dentre os vertebrados: Mamíferos, Aves, Répteis, Anfíbios, Peixes.
3.Cada vez que o professor falar o nome de um animal que pertença ao grupo selecionado, os alunos terão que sentar.
4.Por exemplo: O grupo escolhido foi AVES.
5.Todos os alunos devem se levantar para iniciar o jogo.
6.A professora começa a falar nomes de animais. Toda vez que o nome de uma ave for dito, os alunos terão que sentar.
7.Os alunos que forem errando encerram sua participação no jogo. Vence quem permanecer no jogo até o final.
ATIVIDADE III:
INSTRUÇÕES:
1.Os alunos são dispostos em círculo.
2.O professor entrega uma folha de papel pequena para cada aluno. Nela o aluno terá que escrever seu nome e o vertebrado que ele gostaria que o colega que está a sua direita represente.
3.Em seguida, pede que os alunos em 30 segundos, saiam de suas posições e busquem novas posições.
4. O professor solicita que agora numa nova posição verifiquem se o colega da direita é o mesmo antes da mudança. Caso seja, é preciso alterar.
5. Agora o professor esclarece o seguinte: Independente de quem seja seu colega da direita, é você quem vai representar o vertebrado que está registrado em sua folha.
6.Cada aluno, na sua vez, se encaminha para o centro, entrega a folha para a professora que lerá em voz alta o nome do animal que, inicialmente, este aluno havia sugerido para o colega da sua direita imitar. No entanto, agora é o próprio aluno que o imita para toda a sala assistir.
7. Moral da história: Não deseje para os outros aquilo que não quer para si!
O professor solicita aos alunos que, formem duplas.
Cada duas duplas são identificadas por um mesma letra. Por exemplo: haverá na sala duas duplas A, duas duplas B, duas duplas C, e assim por diante.
Em uma folha a dupla registra seus nomes e elabora 3 características dos mamíferos, das aves, dos répteis, dos anfíbios e dos peixes.
Em seguida, para a fase de correção, a dupla que respondeu troca sua folha com a dupla que possui a mesma letra que a sua. Por exemplo, a dupla A troca a folha com a outra dupla A; a B troca com a outra dupla B, e assim por diante.
Após a correção, as duplas trocam suas folhas para verificação da correção.
A atividade pode ser ou não avaliada somativamente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!