Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS NÚMEROS EM NOSSA VIDA

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Consideramos que esta aula poderá ser utilizada pelos/as professores/as do ensino fundamental inicial de 9 anos, com crianças das séries iniciais e também pelos/as professores/as da EJA. Ela possibilitará ao/à aluno/a construir conceitos matemáticos a partir de atividades significativas, que envolvem o cotidiano e informações sobre a vida do/a aluno/a, portanto é possível adequar à realidade do adulto.
O/a aluno/a poderá:

  •  aprender sobre a importância dos números na sua vida e sua utilização em nosso cotidiano;
  •  conhecer a origem dos números e sua evolução ao longo da história;
  •  utilizar os conhecimentos adquiridos na resolução de questões que envolvam o seu cotidiano;
  •  desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de efetuar a ordenação numérica;
  •  resolver cálculos e operação de adição de maneira lúdica e divertida por meio de jogo.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - Quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a investigue junto a seus/suas alunos/as se eles/as reconhecem a importância dos números em sua vida. Verifique também se conhecem a origem dos números e quais as hipóteses que eles/as têm sobre o surgimento dos números.

Estratégias e recursos da aula

Aula interativa
Professor/a você vai precisar de:
- anúncios, propagandas de lojas ou supermercados, revistas usadas;
- folhas de papel em branco;
- tesouras e colas;
- 5 ou 6 conjuntos(depende do número de alunos/as da sala) de 60 cartas numeradas de 1 a 6 (10 de cada número) e seis cartas com os números de 7 a 12;
- fitas métricas, uma para cada dupla.

1ª aula – Uma (1) aula de aproximadamente 60 minutos cada uma

Professor/a organize seus/suas alunos/as em uma roda, se forem adultos/as faça um círculo com as cadeiras, mas com as crianças as rodas no chão possibilitam maior interação.
Veja na foto abaixo.

Imagem 1- Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos da ESEBA-UFU – Rodinha para discutir sobre as atividades do dia
Fonte: Acervo da autora.

Depois de explorar o tema; resgate os conhecimentos prévios, as hipóteses que eles/as têm sobre os números em nossa vida, diga-lhes que hoje nossa aula não será apenas na sala, mas que vamos fazer uma “pesquisa de campo”, ou seja, vamos sair da escola para aprender um pouco mais sobre os números. Para isso, é importante estabelecer algumas regras junto com eles/as. Peça ajuda de outra pessoa (professora eventual ou outra), pois, sair com as crianças fora da escola é sempre uma grande responsabilidade. Já com os adultos não é um problema.
Questione-os/as sobre o que vamos fazer, onde e como vamos. Registre na lousa para que as informações fiquem organizadas, além de trabalhar a escrita de forma significativa.

PLANEJANDO O TRABALHO DE CAMPO

Onde vamos: nos arredores da escola.
O que vamos fazer: verificar onde encontramos os numerais nos arredores da escola.
Como iremos: a pé, organizados em duplas.
Professor/a não é necessário ir muito longe, basta dar a volta no quarteirão, queremos apenas uma pequena amostragem.

RELATÓRIO
Ao retornar, proponha que os/as alunos/as façam um relatório representando o que descobriram por meio da escrita ou de desenhos. Caso a maioria dos/as alunos/as ainda não sejam alfabéticos, faça um relatório coletivo, mas o registro dos numerais deve ser individual.
Para encerrar esta aula, leve seus/suas alunos/as para a sala de multimídia para que assistam a um vídeo que conta sobre a história dos números, mas se não tiver em sua escola, conte-lhes a história que você vai assistir no vídeo disponível no sítio a seguir http://www.youtube.com/watch?v=Qh6wS2MWXLU  .
Existem outros sítios que também oferecem a história dos números por meio de texto. Você poderá imprimir em uma transparência e utilizar um retroprojetor ou reproduzí-la. Para isso, utilize o sítio: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm . Discuta com eles/as sobre o que assistiram, porque os números surgiram e como foi a sua evolução até os dias de hoje.

Nem sempre as crianças sabem informações que exigem a memorização de números, por isso, solicite que façam esta atividade como tarefa de casa, mas se for com os jovens e adultos poderá fazer em seguida.

MINHA VIDA EM NÚMEROS

Complete as informações com os numerais.

Solicite a ajuda de algum familiar que tenha estas informações. Muitas delas você pode descobrir sozinho/a:
a) - Meu nome completo (nome e sobrenome) _____ letras.
b) - Eu nasci no dia_____ no mês_____ no ano de___________.
c) – Hoje eu tenho_______ anos.
d) – No ano de 2012 eu terei ______ anos.
e) – O número de meu sapato é____ ____.
f) – Eu t enho ____ irmãos.
g) – Em minha casa moram_____ pessoas.
h) – Eu me levanto às _____ horas.
i) – O número da minha casa ou prédio é ______.
j)- O número do telefone de minha casa (se tiver) é ______ __________.
l) – Minha altura é _ ___________ (Pegue uma fita métrica e peça para alguém medir a sua altura). Leve esta fita métrica para a escola.
Na turma da EJA, você poderá acrescentar algumas informações, tais como:
m)- Número do meu documento de identidade:________________________
n) Número de filhos:_____________________
o) Número de netos:___________________

2ª aula – Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma

Figura: fonte www.unioeste.br/.../projeto/c_letras/educar

Professor/a inicie sua aula retomando as informações que os alunos/as trouxeram de casa, o que eles/as descobriram. Se for uma turma de jovens e adultos discuta após eles/as terminarem a atividade. Depois proponha:


LENDO NUMERAIS NOS ANÚNCIOS

  •  Professor/a distribua anúncios, propagandas de lojas, supermercados, ou revistas usadas que tenham divulgação de produtos onde aparecem números.
  •  Discuta com eles/as sobre o que é uma propaganda e sua utilização.
  •  Solicite que recortem das revistas, mas se for encarte ou panfleto sugira que colem no caderno; destaquem os numerais encontrados e explore a sua utilização.


LINHA DAS IDADES DOS ALUNOS
Professor/a esta é uma atividade interessante, mas alguns adultos não gostam de revelar sua idade, por isso não socialize os resultados caso perceba esta questão em sua turma de EJA.
Localize sua idade e as idades de seus colegas na linha a seguir.

De acordo com a linha acima resolva as questões:


1- Registre com palavras as idades que você marcou na linha.

2- Complete:
a) Você tem mais ou menos de 20 anos?
b) A sua idade está entre____ e _____anos.
c) Daqui a dez anos, a sua idade será_____ anos.
d) Se você fosse 2 anos mais novo, você teria_____ anos.
e) Se você fosse 6 anos mais velho, você teria_____ anos.

             TRABALHANDO COM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.

Fonte: imagem - blogdaredacao.zip. Net

Professor/a peça que peguem a fita métrica.

Organize a sala em duplas e solicite que observem os numerais escritos na fita métrica e registrem, por escrito, o que se pede:


1- Os numerais terminados em 9.
2- Os numerais que vêm logo depois daqueles que terminam em nove.
3- Os numerais que vêm logo antes daqueles que terminam em 9.


3ª aula - Uma (1) aula de aproximadamente 60 minutos cada uma 


Professor/a a Matemática é considerada por muitos/as alunos/as como uma disciplina “árida”, por isso é importante propormos sempre que possível, uma atividade lúdica, ligada à aplicação da mesma no nosso cotidiano, isso possibilita não só o prazer pela atividade, como também é mais uma forma de aplicarmos o conhecimento trabalhado, portanto é um excelente recurso de ensino-aprendizagem.
Para isso prepare o material antecipadamente:

JOGO: DESCOBRINDO A SOMA

Imagem 2- Alunos do 3º ano do Ensino Fundam ental de 9 anos da Professora Eliana Carleto - ESEBA-UFU – Jogando “Descobrindo a soma”
Fonte: Acervo da Professora

Procedimento:

1- Organize a turma em 5 ou 6 grupos.


2- Cada grupo deverá ter um conjunto de 60 cartas numeradas de 1 a 6 (10 de cada número) e seis cartas numeradas de 7 a 12.


3- Todas as 60 cartas são distribuídas entre os jogadores do grupo, po rtanto se tiver 5 grupos, você terá que prepara r 5 conjuntos com as 60 cartas e 5 conjuntos com as cartas de 7 a 12.


4- As cartas com os numerais 7, 8, 9, 10, 11,12 são colocadas no centro do grupo, viradas para baixo.


5- O primeiro jogador vira uma das cartas, todos/as olham e tentam usar o maior número possível de cartas que somadas dêem o total indicado naquela carta.


6- O jogo continua virando as outras cartas (uma em cada rodada).


7- Ganha quem se livrar de todas as cartas primeiro.

Professor/a depois que terminarem o jogo reveja com eles/as quais foram as estratégias que utilizaram para conseguirem descobrir as combinações (soma) para se chegar àquele resultado. Busque resgatar algumas somas que realizaram. Por exemplo: quando saiu a carta 12 na mesa como vocês conseguiram este resultado? Registre na lousa:
Para conseguir o resultado 12 eu precisei de:
2+6+4 ou de 6+6 ou 5+1+6 ou...

Recursos Complementares
Avaliação

Professor/a ao final de cada aula procure avaliar com seus/as alunos/as o que eles/as aprenderam com a atividade realizada, se gostaram ou não. Faça você também uma avaliação sobre o desempenho deles/as. Procure registrar o que considerar importante, pois muitas informações são perdidas ao longo do tempo e pode precisar das mesmas futuramente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luzia Joyce Lins, E.E.E.M.T Cristiano Cartaxo , Paraíba - disse:
    luziajoyce.ci@gmail.com

    13/03/2015

    Cinco estrelas

    Os nossos alunos estão se aperfeiçoando matemeticamente cada vez mais.Nunca esperei tanto do sistema educacional público. "Viva a Matemática!"


  • Paula Andréia, Secretaria Municipal de Educação-Segmento EJA , Bahia - disse:
    paulaandreiaa@hotmail.com

    19/02/2014

    Cinco estrelas

    Perfeito material. Dessa forma os alunos tanto da EJA como o do regular terá uma apropriação da linguagem matemática com vivências. Na matemática necessitamos de aula utilizando o concreto para absorver os conhecimentos. Parabéns excelente material!


  • Franciane Ferreira da Silva, Escola Municipal Novo Horizonte , Amazonas - disse:
    francianesilva2@hotmail.com

    03/04/2012

    Uma estrela

    adorei


  • Maria Solange de Melo , EC01 da Candangolândia , Distrito Federal - disse:
    msmsbb@gmail.com

    22/03/2012

    Quatro estrelas

    Verifica-se que busca uma nova abordagem para o desenvolvimento das atividades na área do raciocínio matemático. Gostei muito!


  • Edineide, Escola:Dr.Antônio Carlos Magalhães , Bahia - disse:
    NeideLuz@hotmail.com.br

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula super interessante, principalmente pra mim que estou começando agora.Vc está de parabéns.Continui assim


  • Edineide, Escola:Dr.Antônio Carlos Magalhães , Bahia - disse:
    NeideLuz@hotmail.com.br

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula super interessante, principalmente pra mim que estou começando agora.Vc está de parabéns.Continui assim


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.