30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Escrita e preenchimento de ficha como gênero textual;
• Observação de insetos;
• Pesquisa de informações científicas;
• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;
Os insetos são presenças constantes no cotidiano das crianças, compreender um pouco mais sobre eles ajuda as crianças a reconhecerem aqueles que são ameaças e respeitar aqueles que são importantes para o equilíbrio ambiental. Você pode introduzir o assunto com uma fábula. Segue o texto abaixo.
“ A cigarra e a formiga”
Era uma vez uma Primavera em flor. A formiga carregava e guardava logo cedo, o dia todo e à noite também. A cigarra só cantava o dia todo. Chegou o verão e a formiga dizia - Ó irmã cigarra, trabalhe e poupe também. Mas nada! A cigarra só queria cantar. Chegou o outono e a cigarra continuou cantando, a formiga trabalhava e aconselhava, mas nada da cigarra ouvir. Quando veio o inverno, a formiga estava com os celeiros cheios e se recolheu à espera de outra primavera, com o dever cumprido. Aí bateu a sua porta a cigarra pedindo ajuda porque estava na miséria. A formiga lhe perguntou: Que fazias quando era tempo bom? E a cigarra lhe respondeu - Eu cantava o dia inteiro. Retrucou-lhe a formiga - Cantavas? Pois dança agora! E lá se foi triste a cigarra na noite fria.
* retirado do site: http://pt.shvoong.com/books/childrens-literature/1819635-cigarra-formiga-f%C3%A1bulas/
Professor(a), você pode discutir com seus alunos alguns aspectos desta história junto com as crianças. Incentive as crianças a analisarem a fábula e julgarem os personagens destas histórias, ex:
O que a cigarra fez durante o verão? E a formiga? O que você achou da atitude da formiga com relação a cigarra? O que você achou da atitude da cigarra com relação a formiga?
Depois você pode fazer uma pequena avaliação das observações e impressões que as crianças fazem sobre os insetos de uma forma geral. Dependendo da região, se é um meio urbano ou rural, a relação e o conhecimento das crianças sobre estes seres
variam muito.
Algumas crianças demonstram medo de qualquer inseto, outras já sabem e reconhecem algumas espécies e são capazes de distinguir e gostam muito de tocá-los com as mãos. (Nesse caso é importante estarmos atentos a algumas espécies que podem feri-los ou picá-los.
É importante professor, que você ajude as crianças a reconhecer a importância dos isetos, como por exemplo a abelhas para o processo de crescimento das plantas e frutos ( polinização), que oriente-os a perceber que apesar de comumente acreditarmos, aranhas não são insetos, são aracnídeos e que algumas espécies realmente são perigosas, mas a maioria apenas come insetos.
Isto os ajudará a compreender a idéia de “Cadeia alimentar” para a faixa etária, talvez não seja necessário aprofundar excessivamente no tema, mas explique a eles como funciona e o quanto ela é importante para o equilíbrio ambiental.
Fonte: http://www.midisegni.it/disegni/fauna/catena_alimentare.gif
Converse com eles sobre a importância destes animais tão pequenos na cadeia alimentar.
Agora é hora de organizar uma atividade fora de sala de aula com a turma. Converse com seus alunos sobre a importância de observar somente com os olhos, sem quebrar galhos de árvores, ou tocar nos insetos, pois afinal a cadeira alimentar precisa ser respeitada. Além disso ,é indispensável orientá-los a não procurar insetos debaixo de pedras, dentro de buracos ou troncos de árvores, pois os animais tendem a se defender, e aqueles que possuem veneno podem ser perigosos.
Sugestão da ficha;
Ainda na área externa, converse com seus alunos, discuta as informaç ões que eles conseguiram observar, as que já sabiam anteriormente e aquelas que ficaram incompletas. Para concluir corretamente todas as observações, vocês podem complementar as informações na biblioteca, consultando enciclopédias ou buscando na internet caso a escola possua computador.
Observe que nesta primeira versão, as crianças fizeram algumas suposições incorretas, por exemplo, os itens locomoção e se possui asas, nestes casos é importante ajudar as crianças a pesquisar e repensar as observações que fizeram.
Durante a reescrita ajude-as também quanto à orientação das respostas na escrita e correções de texto.
Boa aula!
Fichas para preenchimento das informações;
Biblioteca com livros para pesquisa das informações ou laboratório de informática com internet.
Avalie como as crianças lêem textos diferenciados, como por exemplo a Cadeia alimentar, que é um desenho, normalmente com setas que direcionam a leitura e interpretação das imagens. Quanto a ficha com a descrição dos insetos, como as crianças lêem, interpretam e preenchem as informações.
Aproveite para analisar na ficha o processo de leitura e escrita, como elas preenchem as informações, se adequaram a resposta à pergunta e se escreveram corretamente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!