27/11/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
O aluno aprenderá a relacionar as vistas ortográficas com as projeções de sólidos geométricos no triedro e a desenhar e identificar as vistas de um objeto.
O aluno deverá ter conhecimento em geometria descritiva.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre as vistas ortográficas de um objeto, explicando o porquê do nome e como se obtém cada uma delas, assim como sua organização no plano.
- Atividade I
A atividade deverá ser feita em uma sala que tenha computadores disponíveis com o software SketchUp instalado.
Há uma versão livre desse programa no link http://sketchup.google.com/download/. O SketchUp é de fácil utilização e possibilita a construção e visualização de figuras tridimensionais. No link
http://pdfdatabase.com/index.php?q=tutorial+sketchup+portugues+pdf você encontra tutoriais do software.
Na imagem abaixo, pode-se ver a interface do programa.
Exiba aos alunos, a apresentação de um objeto tridimensional com suas projeções no triedro e consequente obtenção das vistas ortográficas.
No link http://www.4shared.com/file/155451590/e5824631/rebatimento_e_vistas.htm você pode baixar uma série desenvolvida no programa para apresentar aos alunos ou utilizar como exemplo. Veja uma imagem dessa série a seguir.
Essa série está dividida em abas, que estão na parte superior da tela. Ao clicar nessas abas, a imagem irá mudando de posição, pois foi configurada para fazer essa animação. O SketchUp possibilita fazer essas animações com os objetos.
Utilize a série para fazer as explicações necessárias à aula. A apresentação do objeto em 3D por meio deste recurso, poderá auxiliar na visualização do aluno.
Se achar melhor, a apresentação poderá ser feita em DataShow para os alunos.- Atividade II
Divida a turma em grupos e distribua a cada um, peças tridimensionais. Solicite aos alunos que façam, a princípio, um croqui das vistas ortográficas daquela peça.
A seguir, peça que eles façam as vistas ortográficas com a medida real do objeto (verdadeira grandeza).
No decorrer da aula, oriente os alunos quanto às formas de representação dessas vistas, comentando sobre as arestas visíveis e invisíveis do objeto, as superfícies do objeto.
Avalie os alunos através dos exercícios propostos na atividade II. Espera-se que o aluno consiga desenhar as vistas ortográficas de um objeto tridimensional e saiba identificá-las.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!