Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com texto jornalístico e escrita de carta à redação de revista

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprofundar o conhecimento da função social dos gêneros revista e carta.
Evoluir a escrita alfabética e organização de texto.

Duração das atividades
4 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), acho que seria interessante buscar revistas que você tem a sua disposição que são capazes de responder as perguntas de crianças. Sugiro a revista “Mundo Estranho” cujo foco é realmente responder a questões que estão presentes no cotidiano de forma científica e algumas vezes lúdicas e bem humoradas.
Um bom começo é conversar com as crianças e observar quais as percepções que elas tem acerca das revistas.

Para que elas acham que elas servem? Qual o gênero ou tipo de revista que elas têm mais contato e estão acostumadas a ver ou ler? Em que lugar elas tem acesso a revistas? Em casa, na escola, na casa do vizinho, etc.

Depois você pode discutir a função da seção “Cartas do leitor”, que geralmente quais as percepções que elas tem acerca das revistas.
No caso da presente aula, estamos dando ênfase para a habilidade de formular perguntas. Oriente-os sobre o fato da pergunta precisar ser direcionada ao tema ou foco da revista. Por exemplo: em uma revista de moda, serão respondidas perguntas sobre o assunto moda, em revistas de novela serão respondidas perguntas sobre novela e assim por diante, ou seja, os possíveis leitores poderão fazer comentários sobre o assunto que foi abordado.
A revista “Mundo Estranho” é especializada em responder sobre curiosidades do leitor como por exemplo a reportagem abaixo; ( você pode imprimir uma cópia para cada um ou projetar ampliada para a turma.
Fonte: Revista Mundo Estranho, ano 08 nº10 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.

Antes de ler o texto, discuta com as crianças alguns aspectos importantes do mesmo, como:
• O título;
• O desenho;
• Quem escreveu e de onde veio a pergunta;
• Quem respondeu;
• Por último a resposta em si;
Organize agora a turma em pequenos grupos, diga a eles que podem pensar em um tipo de pergunta, uma dúvida ou curiosidade que somente uma revista especializada em curiosidades poderia responder* então cada grupo escolherá uma pergunta e escreverá uma carta a redação.
Exemplo da mesma revista, da sessão de correspondência:

Fonte: Revista Mundo Estranho, ano 08 nº10 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.

Deixe-os escrever livremente a carta, depois peça a uma criança do grupo que a leia em voz alta, e junto com a turma, no quadro ou lousa, revise o texto pedindo a uma das crianças do grupo que refaça a carta, adequando-a a norma culta de escrita deste gênero.
Depois preencham o envelope (que também é um gênero textual que pode ser trabalhado no quadro ou lousa).
Envie as cartas** e aguarde a resposta das perguntas, não se esqueça de alertar as crianças que esta resposta pode ser um pouco demorada, pois algumas revistas recebem muitas perguntas todos os dias.

* Caso queria professor (a) você pode abrir o leque de opções, indicando revistas de moda, saúde, comportamento, etc.

**Professor (a) você pode incluir um texto, explicando que se trata de um trabalho escolar, pedir a resposta adequada a faixa etária de seus alunos e até mesmo um exemplar com a resposta publicada, algumas editoras são bastante solícitas nestes casos.

Boa aula!

Recursos Complementares

Revista Mundo Estranho, ano 08 nº10 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.

Revistas que abordem temas como curiosidades;
Envelopes e selos para envio de cartas a revista em questão;

Avaliação

Observar a compreensão que as crianças tinham sobre as revistas, quais já conheciam, a compreensão que faziam do uso social das mesmas e posteriormente avaliar as reflexões que fizeram a partir das atividades.
Observar o processo de escrita de cartas, organização do texto, coerência escrita e reescrita corrigindo o texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.