Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Organização do seminário sobre “Atividade Física e Saúde”.

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Participar da organização do seminário- “Atividade Física e saúde” - sobre o tema escolhido;
Selecionar dados que sistematizem a organização do seminário;
Participar da divisão de tarefas com os demais colegas de grupo na organização e apresentação do trabalho;
Avaliar a participação do grupo através dos critérios selecionados;
Assimilar conhecimentos sobre temas relacionados a atividade física e saúde;
Debater sobre temas relevantes sobre “Atividade Física e Saúde” que estão presentes na sociedade.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios nesta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula deverá ser ministrada na sala de aula onde será possível fazer o levantamento de alguns temas relacionados à saúde e, discriminá-los no quadro ou lousa acerca do seguinte assunto: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.

Pesquisar, levantar dados, selecionar material para pesquisa sempre são tarefas em que estimulamos nossos alunos a pesquisa e alguns questionamentos pertinentes aos temas que estamos trabalhando. Hoje, em um mundo considerado “globalizado” as informações estão disponíveis de forma muito mais rápidas (por exemplo, a internet), porém, podem não ser muito precisas.
A organização, seleção de dados, formas de apresentação são atividades que são desenvolvidas em uma organização de seminário.
A proposta do trabalho do seminário sobre o tema – “ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE” - é de levantar questões relacionadas ao  assunto que possam ser debatidas, causar alguma reflexão junto aos alunos e, sensibilizá-los a prática da pesquisa consciente  baseada em dados com fontes confiáveis, além de, saberem dividir tarefas e avaliarem o próprio desempenho neste trabalho.
Os temas sugeridos para esse trabalho são assuntos que permeiam a sociedade moderna e, certamente, a turma que participará desta tarefa será seduzida a debater, questionar e a pesquisar.

Atividade I- Apresentação e debate (duração aproximada 20 minutos):
Iniciaremos a aula dividindo a turma em 6 grupos que possam conter meninos e meninas. Apresentaremos 6 temas relacionados ao tema principal: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, sugiro alguns temas:
A mídia no esporte;
Atividade Física e Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPNE);
A violência no esporte;
O Doping no esporte e na atividade física;
Atividade física e a 3ª idade;
Esporte e alimentação;
Esportes radicais e de aventura.

Dica I - Selecionamos, 7 temas, porém, deverão ser escolhidos 6 desses temas para a divisão do trabalho.Estes são alguns temas propostos, portanto, estimule os alunos a sugerirem outros temas para trabalho, podem surgir temas interessantes, por isso, sugiro que neste caso possibilite uma troca de tema, juntamente, com os alunos, desde que seja relevante para o debate em sala de aula;
Dica II - Após essa apresentação faça uma dinâmica para a escolha dos temas pelos grupos, sugiro que se realize um sorteio.

Atividade II:
Peça que os alunos já se organizem nos grupos escolhidos na sala e, após a escolha do tema já comecem uma pequena discussão sobre o que conhecem sobre o tema escolhido para o grupo.
Peça que façam um documento, um pequeno texto sobre o tema para que se possa avaliar qual o nível de conhecimento que tem sobre o tema que desenvolverão.(Foto 1)

Atividade III:
Apresente agora o formato do seminário, sugiro os seguintes itens:
Levantamento de dados a respeito dos assuntos escolhidos. Os alunos poderão selecionar textos de jornais; revistas e sites da internet, porém, explique que eles devem sempre fazer o uso da citação da fonte. Essa seleção deverá ser realizada durante a semana para que sejam debatidos entre os colegas nas aulas posteriores;
Peça que os alunos possam trocar informações, pois ao pesquisar sobre algum assunto podem encontrar material que seja importante para outro grupo, neste caso é importante que eles entendam que não estão competindo entre eles, mas ajudando na coleta de informações e, que toda a turma será beneficiada com uma boa apresentação dos temas disponíveis;
Seleção do material.Professor, lembre aos alunos que o trabalho do grupo pertence a todos os alunos, ou seja, desde a escolha do tema, da coleta de informações, da seleção do material para apresentação, das apresentações oral e escrita e da divisão das notas os alunos devem assumir a responsabilidade e assumirem os seus papéis na divisão das tarefas elaboradas pelos grupos.

Formas de apresentação.Oral e escrita.

Dica III- Sugiro o seguinte formato para avaliação:(Foto 2)
A escolha da seleção do material para apresentação;
Apresentação impressa para o professor;
Apresentação oral;
Dinâmica utilizada.

Foto 1- Debatendo e selecionando materiais para a apresentação do Seminário:

Caro Professor, durante a aula e na discussão dos grupos sobre os temas é muito importante que seja realizado uma “visita” a cada grupo buscando auxiliar na proposição das pesquisas, para elucidar alguma dúvida, etc.

Dica IV – sugiro que, dentro das possibilidades o professor marque alguns encontros com os grupos antes da apresentação para orientação dos trabalhos;
Dica V- na aula de apresentação do seminário selecione para cada grupo 15 minutos de apresentação oral e 5 minutos para responder a perguntas, portanto, serão necessárias 2 aulas para a apresentação de todo o seminário( no caso de 6 grupos);
Dica VI – no dia da apresentação sorteie os alunos que farão apresentação oral, assim todos os integrantes do grupo deverão estar a par da apresentação do tema;
Dica VII- Sugestão para divisão das notas: Professor, digamos que a nota do trabalho do grupo I tenha ficado assim;
Apresentação teórica 4 pts( valendo 4 pts)
Apresentação Oral 4 pts( valendo 6 pts)
Portanto somaram 8 pts. Multiplique esse valor pelo número de integrantes do grupo (6 alunos) Nota= 8pts x 6 alunos= 48 pontos. Assim, o grupo tem 48 pontos que devem ser divididos pelos próprios alunos e não, simplesmente, dividirem de forma igual (no caso cada um ficaria com 8 pts). Isso fará com que os alunos assumam responsabilidades e estabeleçam critérios para avaliarem a participação de cada integrante na atividade, estimulando a igualdade de condições.
Assim que tiverem estabelecidas as notas de cada integrante o representante do grupo deverá entregar ao professor uma ficha contendo:
Nome do tema apresentado;
Nome dos integrantes,
Notas estabelecidas pelo grupo com assinatura de ciência de cada integrante
Em caso de algum aluno não aceitar a nota estabelecida, o professor deverá marcar uma reunião com o grupo para mediar essa discussão e se chegar a uma conclusão.
Dica VIII - Professor possibilite que os alunos tenham a mesma oportunidade para apresentação dos trabalhos, ou seja, forneça, dentro da possibilidade da escola, ferramentas para os alunos, do tipo: sala de vídeo, data show, computadores/notebooks, e apresente essa possibilidade para a turma. Cada grupo poderá escolher quais recursos utilizará para a apresentação do trabalho.

Foto 2 - Exemplo de organização de trabalhos:

Ao final da aula certifique-se que todos os grupos estão organizados e cientes do trabalho que deverão apresentar.

Recursos Complementares
Não há a necessidade de recursos complementares para esta aula.
Avaliação

O processo avaliativo desta aula será através do texto que os alunos farão a respeito dos temas selecionados para os grupos. Será um importante “feed back” essa anamnese para que o professor possa identificar os diferentes tipos de ajuda que cada grupo necessitará.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.