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Projeto “livro da vida” - biografia e autobiografia

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo deste projeto é desenvolver habilidades de leitura e escrita sobre o gênero textual selecionado e suas especificidades.

O projeto foi desenvolvido com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, faixa etária que aceitou e desenvolveu o projeto de forma muito satisfatória.

Duração das atividades
15 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:


A primeira atividade a ser desenvolvida com os alunos é o Jogo rápido, uma seção que geralmente aparece em revistas para jovens e que tem o objetivo de fazer um pequeno levantamento da vida de alguém famoso sobre suas preferências, gostos, bem como alguns aspectos de sua vida pessoal e profissional. Para tanto, eles lerão primeiramente um exemplar desse texto para depois, em duplas, desenvolverem um “Jogo rápido” com um colega.

1) Reproduzir o texto abaixo para os alunos. Pedir aos alunos que sentem em duplas para realizarem a leitura. Cada dupla lerá silenciosamente o texto. As duplas já ficam separadas para a próxima atividade.

A) Em geral, em revistas e jornais, quando lemos entrevistas com artistas, escritores ou pessoas famosas, muitas vezes nos deparamos com uma seção denominada “Jogo rápido”, em que o entrevistado aponta, em poucas palavras, alguns aspectos de sua vida pessoal. Veja o “Jogo rápido” feito com o ator Thiago Rodrigues:

http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/137/artigo13827-1.asp

Atividades a serem desenvolvidas oralmente após a leitura do “Jogo rápido”:

a) Explique por que essas perguntas permitem conhecer melhor o ator.
b) Que outras perguntas você faria para conhecer melhor o início da vida do ator?

B) Agora, em dupla, faça um “Jogo rápido” com seu colega de classe. Escreva em uma folha à parte as características e preferências do(a) seu(a) amigo(a).

Mantenha os títulos amizade, livro, viagem, música, mania, autorretrato. Retire títulos como Fãs, Televisão, já que esses não fazem parte do seu universo. Acrescente profissão (que pensa em seguir) aos dados, bem como relação com a família, escola, data e local de nascimento, apelidos, ou outros que você e seu colega julgarem interessantes.


PROFESSOR: essa atividade é importante para que os alunos comecem a pensar sobre si próprios, não só nos aspectos mais formais, como nome, escola, data de nascimento, mas também sobre seus gostos, preferências, objetivos de vida, sonhos, etc. Após essa atividade, guardar esses dados que serão usados mais a frente.

Ao final dessa atividade, peça para 3 alunos lerem seu jogo rápido em voz alta.

Etapa 2 - Assistir ao vídeo abaixo, intitulado “Torcida da vida” (5 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=BfIAG4OnSRk


Levar os alunos para uma sala com projetor. Depois de assistirem o vídeo, estabeleça um diálogo com os alunos de forma que percebam que o vídeo retrata um ciclo: as pessoas nascem, crescem, vivem e geram outras vidas, e assim sucessivamente.

1) O vídeo retrata várias etapas da vida de um garoto. Quais são elas?

2) No vídeo, temos retratada uma noção de ciclo. Pesquise o que é ciclo no dicionário e relacione o significado ao vídeo.

3) Qual é a mensagem que o vídeo transmite a quem o assiste, levando em conta a palavra que é repetida várias vezes?

4) O vídeo aborda dois temas principais: um é a questão da torcida; o outro aspecto é a própria valorização da vida. Comente esses dois temas principais, relacionando-os.

5) Convivemos com diversas pessoas no nosso dia a dia, mas, muitas vezes, não sabemos detalhes de suas vidas. Sobre pessoas famosas, geralmente sabemos mais detalhes porque elas estão na mídia. Você conhece o texto que aborda detalhes sobre a vida de uma pessoa, que conta a trajetória de sua vida, desde seu nascimento até um determinado dia, conforme no vídeo a que você assistiu?
Como ele se chama?

Professor:
1) Se os alunos não souberem que o texto se chama biografia, diga-lhes o nome.
2) Leve-os para fazer uma pesquisa na biblioteca (em enciclopédias ou dicionários) ou para sala de informática para pesquisarem o que é uma biografia na internet. Anotar no caderno para usar essa informaç ão mais tarde.

 

Etapa 3

Leia a biografia abaixo, retirado de http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm.
Como se trata de um texto pequeno, pode-se pedir que apenas um aluno leia em voz alta para todos ouvirem.


MONTEIRO LOBATO
Escritor: 1882 - 1948
Por Fanny Abramovich


QUANDO TUDO ACONTECEU...

O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, formou-se em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem! Quando estudante, participou do grupo "O Cenáculo" e entre risadas e leituras insaciáveis, escreveu crônicas e artigos irreverentes. Em 1907, foi para Areias como promotor público, casou com Maria Pureza com quem teve três filhos. Entediado com a vida numa cidade pequena, escreveu prefácios, fez traduções, mudou para a fazenda Buquira, tentou modernizar a lavoura arcaica, criou o polêmico "Jeca Tatu", fez uma imensa e acalentada pesquisa sobre o SACI publicada no Jornal O Estado de São Paulo. Em 1918, lançou, com sucesso, seu primeiro livro de contos URUPÊS. Fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia, melhorando a qualidade gráfica vigente, lançando autores inéditos e chegando à falência. Em 1920 lançou A MENINA DO NARIZ ARREBITADO, com desenhos e capa de Voltolino, conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares. Fundou a Cia Editora Nacional no Rio de Janeiro. Convidado para ser adido comercial em New York, ficou lá por 4 anos (de 1927 a 1931) fascinado por Henry Ford, pela metalurgia e petróleo. Perdeu todo seu dinheiro no crash da bolsa. Voltou para o Brasil, se jogou na Campanha do Petróleo, fazendo conferências, enviando cartas, conscientizando o país inteiro da importância do óleo. Percebeu, então, o quanto era conhecido e popular. Foi preso! Alternou entusiasmo e depressão com o Brasil. Participou da Editora Brasiliense, morou em Buenos Aires, foi simpatizante comunista, escreveu para crianças ininterruptamente e com sucesso estrondoso, traduziu muito e teve suas obras traduzidas. Morreu em 4 de julho de 1948 de um acidente vascular. Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondência.

A partir da leitura do texto, desenvolva as seguintes questões com os alunos:

1) Após a leitura do texto, faça uma lista dos principais itens que compõem uma biografia.
2) Em quem tempo aparecem os verbos nesse texto? Por quê?
3) As expressões “quando”, “em 1907”, “por 4 anos” indicam o quê?
4) Qual foi a principal atividade de Monteiro Lobato?
5) Que contribuição o escritor deu à sociedade brasileira?
6) O texto é escrito em 3ª pessoa, ou seja, alguém, que não é o próprio Monteiro Lobato, escreve sobre ele. Dê um exemplo.
7) Se esse texto fosse sobre sua vida, como a frase abaixo seria transformada?
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP).
8) Biografia é um texto em que se faz a descrição da vida de uma pessoa. Como se denomina o texto em que você mesmo escreve sobre sua vida?

Após corrigir os exercícios com os alunos, passe para a etapa 4.


Etapa 4


a) Professor: a proposta é que os alunos façam um “livro” sobre sua própria vida. Essa atividade pode ser feita:

- num caderno pequeno, escrito a mão, destinado apenas a essa atividade;
- no computador, na sala de informática, em que as produções vão sendo arquivadas e, no final, são impressas;
- numa folha a parte, escrito a mão, de forma que o professor vá juntando as produções para a elaboração final do livro. Nesse caso, pode-se escrever na folha A4, sobrada ao meio, em formato de “livro”.

Após definir isso, o profess or deve seguir as próximas etapas.

OBS: quando realizei essa atividade com meus alunos, optei pelo terceiro item, em função da situação econômica dos alunos. Em outra escola, contudo, optei pela segunda, em virtude da estrutura da Escola.

b) Professor: dedique uma aula por semana para realizar esse projeto. Se achar pouco tempo, dedique duas aulas por semana. Se achar melhor, desenvolva o projeto ininterruptamente, até o fim.


Antes da primeira produção, o professor deverá dizer aos alunos que eles produzirão um livreto sobre a própria vida, ou seja, uma grande autobiografia. O objetivo é que eles registrem a própria trajetória, perpetuando suas histórias. As produções serão divididas em etapas.

- de 0 a 2 anos
- de 3 a 5 anos
- de 6 a 8 anos
- de 9 a 11 anos
- atualmente (como essa atividade é destinada a alunos de 11 ou 12 anos, essa etapa deve relatar o período de 1 a 2 anos)

OBSERVAÇÃO: Professor, pedir aos alunos que na etapa 1 colem uma cópia da certidão de nascimento reduzida. Em cada etapa, pedir que coloquem uma foto.

1ª produção: para fazer a primeira produção, pedir aos alunos que, antes da produção, perguntem aos pais como foi a sua vida de 0 a 2 anos.

Assuntos que podem ser sugeridos nessa etapa:
- A gravidez foi normal? Como foi o parto? Nasceu em qual maternidade? Onde nasceu? Quando, Por que seus pais escolheram esse nome? Quem são seus pais? Quando nasceu o primeiro dente?
Como era seu comportamento nessa fase? Teve doenças? Quem cuidou de você? Quando começou engatinhar e a andar? O que mais aconteceu de relevante nessa fase?

Lembre-se: o texto deve ser todo escrito em primeira pessoa. As respostas a essas perguntas é que vão compor o texto. Peça aos alunos que escrevam o texto de acordo com a ordem dos acontecimentos. Alguns alunos, criativamente, começam com “Eu estava na barriga da minha mãe....” Após a escrita, o professor recolhe, corrige, pede aos alunos que reescrevam e guarda as produções definitivas.

Antes da segunda produção, já perguntar aos pais o que foi mais relevante nessa fase seguinte: de 3 a 5 anos.

2ª produção: de 3 a 5 anos

Sugestões de perguntas: Quando você entrou para a escola? Quem cuidava de você nessa etapa? Você já tinha coleguinhas? Com quem você brincava? Como era seu comportamento nessa etapa da vida? O que você gostava de comer? (professor, pedir aos alunos que sugiram perguntas que julgarem relevantes).
Após a escrita, o professor recolhe, corrige, pede aos alunos que reescrevam e guarda as produções definitivas.


Antes da segunda produção, já perguntar aos pais o que foi mais relevante nessa fase seguinte: de 6 a 8 anos.

3ª produção: de 6 a 8 anos
Sugestões de perguntas: Que fato relevante aconteceu nessa fase? Você gostava de brincar de quê? Como era seu comportamento nessa etapa da vida? Quando você aprendeu a ler? Você mudou de escola? Que doenças você teve nessa etapa? Como era seu comportamento nessa fase da vida?
(professor, pedir aos alunos que sugiram perguntas que julgarem relevantes).
Após a escrita, o professor recolhe, corrige, pede aos alunos que reescrevam e guarda as produções definitivas.


Antes da segunda produção, já perguntar aos pais o que foi mais relevante nessa fase seguinte: de 9 a 11 anos.

4ª produção: de 9 a 11 anos
Sugestões de perguntas: Você começou a praticar esportes, tocar algum instrumento musical, ou fazer alguma atividade fora da Escola? Qual? Que fato relevante aconteceu nessa fase? Que atividades, além da escola, você tinha? Gostava de estudar? O que era mais interessante na escola nessa fase? Como era seu comportamento nessa etapa da vida? Conviveu com algum parente que tenha marcado sua vida? Quem? Por quê? O que mais te agradou nessa fase da vida?
(professor, pedir aos alunos que sugiram perguntas que julgarem relevant es).

Após a escrita, o professor recolhe, corrige, pede aos alunos que reescrevam e guarda as produções definitivas.

5ª produção:
- atualmente (como essa atividade é destinada a alunos de 11 ou 12 anos, essa etapa deve relatar o período atual)

Sugestões de perguntas: e hoje, o que mais você gosta de fazer? Como está seu desenvolvimento no colégio? Quem são seus amigos? Que atividades você mais realiza no dia a dia? O que você pretende ser no futuro? Além disso, nessa etapa, será necessário usar os dados do “Jogo rápido”, feito no início do projeto: quais são seus desejos, o que pensa sobre a sua vida hoje? O que pensa em realizar no futuro? Como é seu dia a dia?

Após a escrita, o professor recolhe, corrige, pede aos alunos que reescrevam e guarda as produções definitivas.

ETAPA 5:

Após a escrita e reescrita de todas as etapas, o professor deverá devolver a cada aluno as suas produções (se escritas a mão) ou imprimir (se feitas no computador).
Deverá, em uma aula, haver produção da capa com título, autor, data; organização das páginas e das fotos, escrita da dedicatória, etc.

Recursos Complementares
Avaliação


Avaliação:

A avaliação deverá ser feita durante o processo. O professor deverá verificar se os alunos participaram de todas as atividades e se as desempenharam bem. Além disso, o professor deverá verificar, principalmente, questões relativas à escrita da autobiografia, a saber:

- texto escrito em 1ª pessoa;
- dados completos como nome, nome dos pais, datas definidas, etc.
- uso de conectores de tempo, como: quando, em 1995, depois, naquela época, etc;
- organização física do livro: capa, dedicatória, conteúdo, etc.

Opinião de quem acessou

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