01/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
• Como separar materiais misturados na água;
• Alguns processos de separação de misturas: catação, decantação e filtração;
• A relacionar os processos investigados ao uso dos mesmos no tratamento da água;
• A importância do tratamento da água para qualidade de vida das pessoas que a consomem;
• Que a atividade experimental é um dos recursos a serem utilizados no processo de investigação.
Saber que diferentes materiais se misturam na água.
Desenvolvimento
Introdução
A aula de hoje propõe, às crianças, a investigação sobre maneiras para limpar a água. É importante informar as crianças sobre o que pode ser feito para que uma água se torne apropriada ao consumo, relacionando à saúde das pessoas. Aprender como é feito o tratamento da água e por que ele precisa ser feito é uma etapa a mais, no processo de aprendizagem das crianças.
A atividade experimental problematizada e a aplicação do conhecimento serão os destaques dessa aula.
A atividade experimental problematizada supõe um planejamento conjunto entre professor e alunos, desde a análise do problema até a verificação de hipóteses. É possível assim contribuir para o desenvolvimento da percepção sensorial da criança, permitindo-lhe investigar fatos por meio de experiências diretas, ao executar o que planeja, ao avaliar suas ações e registrar os resultados de suas investigações.
A aplicação do aprendido está evidenciada quando a criança é desafiada a buscar soluções para a água de má qualidade, que possa estar consumindo, e ao elaborar um folheto informativo.
1. Organizando a atividade experimental
Distribua o poema ou leia-o para os alunos:
Quarto de despejo
Estranha neve, que flutua, flutua,
Espuma e bolhas esconde o rio.
Peixes de bocas abertas,
Comendo o último ar...
A sombra dos arranha-céus,
Devorados um a um
Pelas garças famintas.
Plásticos, garrafas pet,
Pneus, portas de geladeiras, caixotes...
Emergem das águas rasas,
Dos rios das Velhas ou Tietê,
Grande ou Paranaíba,
Testemunhas do desenvolvimento
Insustentável
O professor cumprimenta os alunos e inicia a aula sobre o que eles entenderam do poema buscando relacionar a qualidade da água àquela que recebem em casa para consumo.
A seguir pergunta: Como limpar a água? Para isso será preciso apresentar 4 recipientes com amostras de água misturadas com:
- Recipiente A: água, terra, raízes e sementes.
- Recipiente B: água, pedacinhos de plástico e papel de bala.
- Recipiente C: água, areia, folhas e tampinhas de garrafa.
- Recipiente D: água turva.
2. Levantando hipóteses
Peça às crianças que observem as amostras de água que estão sobre a mesa e dê a sua sugestão para limpá-las.
Converse com a turma sobre a importância das opiniões serem fundamentadas e que as opiniões são hipóteses que levantamos para resolver um problema.
As crianças podem sugerir que a água pode ser limpa: pegando o coador e coando a água; tirando o lixo com uma peneira; evitando jogar lixo na água; catando as folhas e os pedacinhos de raízes.
Dentre as opiniões apresentadas pelos alunos analise e selecione com a turma aquelas que serão investigadas. Oriente a analise das opiniões com questões como: Será que coar a água é uma boa solução? Como ficaria a água ao ser coada? Ao coar e passar a água pela peneira, eu estou tirando a sujeira da água? O que aconteceria com a água se usasse a peneira para tirar o lixo? A água sem o lixo ficaria limpa? Quando não jogamos lixo na água ela fica suja? Ao catar as folhas e pedacinhos de raízes a água fica limpa?
3. Realizando o experimento
Observem a amostra de água suja e anote tudo o que vocês perceberem.
Professor escreva na lousa ou distribua um roteiro para cada aluno registrar as observações sobre os seguintes itens:
Características da água - Registros das observações &n bsp; - Sentidos usados para observar
Cor
Cheiro
Temperatura
Materiais presentes
Outras observações
Após o registro e discussão das anotações dê início à realização da atividade experimental, propriamente dita. Planeje com a turma o que será feito; que materiais usar; o que pode acontecer; sempre anotando as observações e os resultados obtidos. Chame atenção dos alunos para o fato da água ter ficado em repouso perguntando-lhe: O que aconteceu com os materiais e a cor da água ao ficar parada, em repouso? Isso ajuda a limpar a água?
A seguir, com a participação da turma, escreva na lousa as perguntas que orientarão a realização do experimento. Peça que respondam as perguntas enquanto você anota na lousa. Oriente a discussão com questões como: O que podemos fazer para retirar os materiais que estão boiando? O que usaremos para isso? Como a amostra vai ficar ao retirar esses materiais? Como separar a água dos materiais que estão no fundo do vidro, sem que eles se misturem, novamente? O que pode ser usado para fazer isso? Como ficaria a amostra? Se coarmos ou filtrarmos a água ela fica mais limpa? O que podemos usar para filtrar ou coar a água?
Professor, leia a seguir a sugestão do planejamento da atividade. O planejamento vai variar de acordo com o encadeamento das discussões realizadas com a turma na qual você trabalha.
1) O que vamos fazer?
2) Que materiais vamos precisar?
3) O que pode acontecer?
Sugestões de processos de separação de misturas utilizados:
a) Separar os materiais usando a peneira.
b) Despejar a parte líquida em outro vidro, com cuidado, sem agitar a água.
c) Catar com uma colher os materiais.
d) Filtrar a água.
Sugestão de materiais:
a) vidro; peneira.
b)vidro.
c) colher, vidro.
d) suporte; pedaço de flanela; mecha de algodão; gominha.
O que pode acontecer em cada amostra
a) A amostra ficaria mais limpa.
b)A amostra vai começar a ficar mais limpa.
c) Seria retirada a parte sólida misturada à água.
d) A água ficaria ainda mais limpa.
Professor, para filtrar a água pode-se usar coador de papel filtro, coador de flanela e até mesmo um pedaço de pano, por onde a água possa passar. O filtro pode ser feito com 1 pedaço de flanela. O suporte feito com uma garrafa descartável e uma mecha de algodão. Encaixar a flanela no suporte, prendendo-a com uma gominha e colocar sobre a flanela, no fundo do suporte, a mecha de algodão. O algodão ajuda a reter os materiais bem pequenos que, normalmente, passam pela flanela.
Processo de Catação
Processo de peneiração
Processo de filtração
Processo de decantação
Feito o planejamento é hora de limpar a água. O professor distribui as tarefas e chama a atenção para aspectos importantes a serem observados. A seguir completa os registros da experiência, escrevendo no quadro, com a participação de todos. Oriente as discussões com questões como: Os resultados obtidos confirmaram as previsões que vocês fizeram? Que maneiras foram usadas para limpar a água? Os processos usados deixaram a água mais limpa? Explique. Como você percebeu o que estava acontecendo com a amostra de água, durante a experiência? Como as observações ajudaram na realização do experimento?
4. Discutindo resultados e re gist rando as idéias da turma
Oriente a discussão com questões como: Ao observar as amostras de água, vocês viram que havia materiais depositados no fundo do vidro. O que foi feito para separar esses materiais do restante da amostra? A água ficou mais limpa depois de catar ou peneirar? E depois de separar os materiais que estavam no fundo do vidro e ser coada? Por quê?
Professor, leia a seguir a sugestão de registro dos resultados. O registro vai variar de acordo com o encadeamento das discussões realizadas com a turma na qual você trabalha.
Legenda: A- água após catação; B - água após peneiração; C - água após filtração; D - água após decantação
O que foi observado
- Não conseguimos retirar todos os materiais que estavam boiando.
- Em um vidro ficou os materiais que estavam depositados no fundo. No outro vidro, ficou a parte líquida da amostra.
- Os materiais que ainda estavam na amostra ficaram depositados no algodão.
Resultados obtidos
- A água ficou mais limpa, mas sua cor ainda está alterada, existem materiais, muito pequenos, misturados.
- Não foi possível retirar todos os materiais que estão na amostra. A água está alterada.
- A água ficou bem mais clara, sem os materiais que a sujavam.
Professor, informe aos alunos que existem diferentes processos para a separação de misturas ao limpar a água. Na atividade experimental foram usados: a peneiração, a decantação; a catação; a filtração.
a) Em que situação cada processo de separação de misturas foi usado?
b) Explique o que acontece em cada um?
c) Poderíamos beber a água que limpamos? Por quê?
Professor, alguns processos de separação de misturas são usados em nosso dia-a-dia. Praticamente todas as substâncias encontram-se misturadas no ambiente. Para usarmos as substâncias isoladas umas das outras, precisamos separá-las. Alguns processos de separação de misturas são usados em nosso dia-a-dia, outros dependem de aparelhos especiais, pois as separações são mais difíceis de serem executadas.
A água, normalmente precisa ser limpa para consumo. Essa limpeza é realizada numa estação de tratamento (ETA). Na atividade experimental usamos alguns processos de separação de misturas para limpar a água. Entretanto essa água não se torna adequada ao consumo, pois nela existem microorganismos causadores de doença.
Entre os processos usados na atividade experimental destacamos a filtração, a decantação, a tamisação ou peneiração, a catação. A filtração é usada para separar partículas sólidas de um líquido ou gás, passando a mistura por um filtro. A decantação é o processo pelo qual a mistura fica em repouso para que suas partículas mais densas se depositem no fundo do utensílio, e o líquido pode ser derramado em outro recipiente. A tamisação (no laboratório, as peneiras são chamadas de tamises) ou peneiração consiste em utilizar peneiras para separar partículas de um material. O trançado das malhas das peneiras deve ser proporcional ao tamanho das partículas a serem separadas. Os garimpeiros de diamantes utilizam a peneiração para separar o barro das pedras e do cascalho misturados com o material recolhido do rio. A catação é um processo que consiste em separar manualmente os componentes da mistura.
Proponha as crianças participarem de um “jogo rápido”. Você fala algumas expressões usadas na aula de hoje e elas dizem o que aprenderam sobre elas.
Poluição da água
Água limpa Experimento Decantação Filtração
Peneiração
Catação
Rios
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/05/2016
Cinco estrelasE excelente esta atividade, levando o aluno a uma reflexão daquilo que e feito ao rio da sua cidade.
12/03/2015
Cinco estrelasAdorei sua experiência!!! Com certeza fará parte do meu projeto sobre água. Parabéns!! Obrigada
29/03/2011
Cinco estrelasMuito bom, sou aluno,vim em busca de visualizar alguns processos de separação,obrigado,o que eu queria eu visualizei :D
08/12/2010
Cinco estrelasmuito bom, aulas bem formuladas e planejadas era o que os professores precisavam obrigada pela ajuda! kkkk
27/10/2010
Cinco estrelasEu acho que ajudou muito no meu trabalho para a feira de ciencias que eu vou ter daqui a alguns dias!!!!!mais eu acho que tem gente que quer ler tanta coisa!!!!!!fassam menos coisas
10/04/2010
Cinco estrelasExcelente aula. Muito boa a organização da proposta. Todo o site está de parabéns. Vou recomendar a todos os professores da minha escola. Não somente está aula como todas as outras ideias que o site portaldoprofessor tem apresentado. Trabalho de primeira qualidade. Muito bom saber que o Estado tem investido em bons professores e educadores. Grande Abraço. Att. Prof. Eduardo EMMERICK (Filosofia)