30/11/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Modernização de vida e a problemática ambiental |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno deverá observar e analisar a sociedade de consumo atual e a enorme produção de lixo gerada por esta sociedade, com conseqüências graves ao meio ambiente.
Paisagem natural e paisagem humanizada; O espaço urbano e suas características, o capitalismo e o consumismo.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professo(a),oriente seus alunos para que observem e registrem a quantidade de lixo gerada em suas casas durante uma semana ∙ Estruture sua aula em 3 momentos consecutivos.
∙ As atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar, analisar e propor soluções a questão do acúmulo de lixo principalmente nas grandes cidades..
Atividade 1: Analisando Paisagens locais
Professor(a), faça com seus alunos um levantamento das observações registradas pelos alunos com relação a quantidade de lixo gerada em cada casa. Esclareça a eles que o lixo está presente em qualquer cidade,seja ela grande,média ou pequena,pois não existe atividade humana sem a produção de resíduos sólidos , que é como os técnicos denominam boa parte do lixo que produzimos. Proponha-os que individualmente pesquisem sobre:
1- Qual a quantidade de lixo gerada em nossa cidade?
2- Qual o tipo de lixo gerado?
3- Em que local o lixo é maior? Por que?
4- Quais os problemas ambientais decorrentes acúmulo de lixo?
5- Qual o papel dos catadores de lixo em sua cidade? Eles são muitos?
6- Como estaria sua cidade sem os catadores de lixo?
7- Para onde vai o lixo de sua cidade?
Atividade 2 : Problematização
Professor(a), cada aluno deverá apresentar suas respostas ao conhecimento da turma.Em seguida , registre no quadro as conclusões dos trabalhos. Desperte nos alunos a preocupação com o destino deste lixo e a consciência de gerar cada vez mais, menor quantidade de lixo em suas residências, destacando que está deve ser uma preocupação das autoridades públicas e de cada um de nós.
Atividade 3 : Solucionando o problema
Discutir com os alunos sobre as ações individuais e de toda a sociedade para reduzir o volume de lixo em sua cidade ,em seguida forme grupos que deverão elaborar um cartaz registrando as ações discutidas anteriormente e proporem sugestões para o destino final do lixo nas cidades ( aterros,lixões, usinas de tratamento,coleta seletiva,reciclagem etc) realizando uma exposição dos mesmos, em local próprio na escola.
NOME TIPO
Livro: Diamantino ,Marcos, Geografia do Mundo 1.ed.- São Paulo: FTD,2006. Vol.2 pg.65 e 66.
http://www.ftd.com.br
Os alunos serão avaliados durante as atividades 1 e 3 em suas participações e construção do conhecimento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente material....tudo pra enriquecer nossas aulas.......é tudo que esperava para dinamizar as aulas de educação ambiental