Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A história do Ritmo Funk e suas concepções culturais e corporais.

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história do ritmo e Funk e sua introdução em nossa sociedade;
Vivenciar ritmos de Funk de épocas distintas;
Dinamizar com os colegas a discussão da cultura do Funk na sociedade;
Compreender a cultura do Funk como manifestação cultural e na sociedade de consumo;
Criar coreografias de momentos do Funk em épocas distintas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimento prévio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, vamos desenvolver nesta aula um tema que já está inserido na sociedade e, em especial, no imaginário dos adolescentes e dos jovens: A Cultura do Funk. Muitos convivem com essa cultura, outros, apesar de não conviverem diretamente consomem produtos, tais como CDs e vestuários e se apropriam de vocabulários e expressão corporal diretamente associada as comunidades conhecidas como “comunidades carentes” ou favelas, e em outras localidades conhecida como periferia.
Essa cultura já está presente na vida social do adolescente e do jovem, portanto, pertence já há algum tempo a população denominada de “asfalto” ou das classes mais favorecidas que participam de alguma forma desta cultura consumindo, comparecendo aos conhecidos bailes funk nas comunidades “carentes” ou mesmo em bailes produzidos nas casas noturnas de áreas privilegiadas, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro onde ocorrem em algumas localidades na Zona Sul.
Existem algumas variações para historiar e compreender este ritmo, esta cultura popular. A proposta desta aula é discutir a origem desta cultura; acompanhar a sua propagação pelas décadas até os dias atuais e, criar um debate sobre que tipo de mensagem esse ritmo musical e cultural leva ao jovem. Além disso, é um ritmo musical, portanto, a dança está presente e especialistas em atividade física afirmam que as coreografias do funk além de uma exigência física (gasto energético substancial) há o aspecto do trabalho de coordenação motora, ritmo e equilíbrio.

Atividade I – Professor, para a prática desta atividade você deve pedir com duas semanas de antecedência que a turma se divida em 6 grupos, e que cada grupo será responsável por um tipo de tema para pesquisa e apresentação para esta aula.
Cada grupo deverá apresentar uma coreografia da época(máximo de 3 minutos) e de um texto explicativo para todos os participantes contendo algumas referências de cada época retratada, algum evento histórico e social importante, etc.
Os temas seriam:
I - A origem do Funk nos Estados Unidos – década de 60 - pesquisar artistas como James Brow; George Clinton.

OBS: todos os grupos deverão apresentar uma coreografia de uma música e de um texto explicativo que deve ser entregue ao professor e aos demais alunos;

II- O Funk nos anos 70 – suas vestimentas, expressões; origem do “Break Dance”, aparecimento da cultura de rua, sua associação com o preconceito racial, em especial, nos Estados Unidos e o Funk como possibilidade de expressão daquele problema social; apresentar um tipo de ritmo;

III – O Aparecimento do Funk no Brasil – anos 70 - origem do movimento dos negros brasileiros, chamado de “Black Power”. Início dos bailes do Rio de janeiro, nos subúrbios cariocas. Apresentação de uma coreografia;

IV- O Funk nos anos 80 – o ritmo no Brasil ainda era muito influenciado pela cultura americana, a partir do final de década de 80 iniciaram os bailes que tocavam com letras nacionais;

V – Década de 90 – a cultura dos RAps americanos e a influência nas letras de funks nacionais estimulando a guerra entre comunidades e brigas entre grupos rivais, porém, começam a surgir artistas que fazem um “funk pop”. Apresentação de ritmos e coreografias;

VI – Dias atuais – os bailes, a formação de grandes empresas de promoção de bailes e artistas de funk; a visibilidade da população carente através do funk; a disseminação do ritmo nas classes sociais mais favorecidas.

Até aqui teremos, aproximadamente, 20 minutos de aula, sugiro que os 30 minutos restantes sejam utilizados para o debate sobre a influência do Funk na sociedade: como isso acontece; análise das letras do Funk; que tipo de movimento social é representado pelo Funk.
Sugiro que para dinamizar e ampliar o debate o professor de educação física convide para participar deste evento professores de outras disciplinas, tais como: história, sociologia, filosofia, etc.
Atenção: esse evento pode ser bem dinamizado e inspirar uma enorme discussão na escola. O professor poderá organizar um debate com toda a comunidade escolar, promovendo discussões, convidando educadores que convivem diretamente com a cultura do Funk, etc. para isso, deverá organizar com tempo e alguma estrutura um pequeno projeto para apresentar à direção da escola e justificar a importância do evento no espaço escolar.

Professor, esta é uma aula em que você precisará de um som, de um microfone (se possível).


Dica I - todos os grupos deverão apresentar uma coreografia de uma música e de um texto explicativo que deve ser entregue ao professor e aos demais alunos;

Dica II – para cada coreografia ofereça três minutos de apresentação;

Dica III- peça a cada grupo que traga um cd com músicas que possam ser comparadas para análise do debate;

Dica IV – dinamize o debate com temas que os alunos possam questionar; refletir; definir se funk é uma cultura popular, se é dança e expressão corporal; de como são feitas as letras de funk (os temas utilizados para compor as letras), se as letras não são apelativas, do porquê de tantas palavras ofensivas;

Dica V – estimule os alunos a buscarem informações com outros professores para a organização do trabalho.

Finalize a aula ratificando para os alunos que a sua disciplina, educação física, é um instrumento de formação que transcende a prática corporal, que através das dinâmicas (como essa aula) é possível propor debates em relação a fenômenos sociais e procurar compreendê-los na sociedade.

Recursos Complementares

Para entender a história do funk acesse: http://www.brasilescola.com/artes/funk.htm


Criatividade na sala de aula. Professora de matemática utiliza o Funk para ensinar, veja:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/funk-matematica-431074.shtml

Avaliação

O processo avaliativo desta aula será através da apresentação dos grupos na aula com as coreografias, a apresentação do texto (que será formatado como um texto geral para a turma) e a participação no debate.
Proponho que o professor organize uma ficha de avaliação contendo todos esses critérios.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leandro, C.E.Dr João Nery , Rio de Janeiro - disse:
    nigreleandro@yahoo.com.br

    11/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá Cristiane, sou professor de Língua Portuguesa da rede estadual do Rio de Janeiro, no município de Mendes, e trabalharemos um projeto de música nesse bimestre. O Funk será trabalhado pelas turmas de 9º ano. ao fazer uma pesquisa sobre o ritmo achei essa sua contribuição que na minha opinião é bastante significativa e interessante. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.