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Identificando a presença da Química nos esportes.

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar produtos relacionados ao esporte oriundos do estudo da química;
Realizar associações no esporte onde a química teve presença na elaboração de materiais; alimentação; medicação;

Identificar se a comunidade escolar reconhece a presença da química no dia a dia  e, em que situações;

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é sugerida para turmas que já tenham introdução de química na escola.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, certamente não pretendemos nos apropriar de recursos didáticos dos professores de química para tratamento desta aula, não vamos ensinar nenhuma fórmula ou iremos trabalhar com a tabela periódica dos elementos químicos. Porém, podemos realizar diversas associações interdisciplinares para incrementar nossa aula e, estimular o processo de ensino aprendizagem, inclusive, procurando tornar o ensino mais lúdico, dinâmico.
Para isso o tema de nossa aula de hoje será: a química nos esportes.
Os esportes e as atividades físicas se utilizam muito da química para facilitar a sua prática, para criar vestuários, desenvolver produtos alimentícios, para recuperação física e para treinamentos, nas mais diversas indústrias: têxtil, alimentação, farmacológica, entretenimento, etc.
Nosso objetivo é estimular nos alunos esses tipos de associações. Para isso sugiro que organize esta aula em um local que possa utilizar recursos audiovisuais, tais como: data show, notebook,etc.
Sugiro também que busque um diálogo com o(s) professore(s) de química da sua escola e explique o objetivo da sua aula, certamente, eles se interessarão em contribuir e valorizar o tema desta aula com algum tipo de contribuição.

Atividade I – Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles aprenderam em química até o momento e, onde visualizam a presença desse aprendizado (a presença da química0 no seu dia a dia.

Após essa atividade o professor deverá levantar alguns temas em que a química esteja associada ao esporte. Sugestões:
Vestuário: Algumas propriedades dos tecidos sintéticos: atualmente as camisas, em especial dos desportistas são de material leve e que conduzam o suor sem “encharcar” a camisa;
Tem efeito contra as bactérias e proteção UV (raios ultravioletas) – camisas atuais contêm um fio, criado pelo estudo da química, que protege os esportistas dos raios ultravioletas que são causadores de células cancerígenas.
OBS: o dióxido de titânio agregado ao fio aumenta a proteção.
No mercado estão disponíveis camisas que contém os fios com efeitos bacteriostáticos que controlam a produção de bactérias geradoras dos maus odores no corpo. Essa propriedade é obtida com adição de substâncias químicas que se incorporam ao fios, mesmo depois de lavadas.
Por exemplo: a camisa que vestiu a seleção brasileira de futebol no hexacampeonato( 2002) pesou 50% a menos do que a usada pela equipe tricampeã no México em 1970.

Foto de uma camisa antiga (algodão)

Foto de uma camisa atual (sintético)

Outro exemplo:
Calçados: para os pés dos jogadores, o polipropileno, utilizado na fabricação de calçados, além de resinas de poliuretano para tornar os calçados mais leves.
Chuteira antiga:

Chuteira atual:

Nesse momento estimule os alunos a levantarem mais outras características e diferenças das camisas e suas propriedades atuais.

Bolas:
Bolas antigas:

Mostre essas fotos e pergunte quais seriam as principais diferenças e que tipo:
Devem aparecer respostas, como:
Material antigo: couro de boi – o que deixava a bola mais pesada, mais lenta e quando chovia deixava a bola muito pesada.
Material com incremento da química: feito de resina, mais leve, durabilidade, mantém por mais tempo a bola mais simétrica nas suas medidas (não fica oval com facilidade),

Bolas atuais:

Até aqui fizemos uma discussão na presença da química na elaboração e confeccção dos materiais.
Associada ao esporte encontramos a presença da química nos medicamentos; na alimentação e produtos dietéticos, por exemplo, no gramado e no seu tratamento com fertilizantes e herbicidas para manter a grama verde e uniforme.

Passe um exercício, em duplas, para que os alunos respondam:
Durante uma partida de futebol, voleibol, ou outro esporte que escolham onde encontramos a presença da química?

Disponibilize 5 minutos para esta tarefa e, peça que falem o que discutiram.
Logo após mostre essas imagens:
Torcida:

Pintando os rostos com tintas especais

Faça a seguine pergunta: "Onde encontramos a presença da química nestas imagens?"
Cornetas com polietileno e tambores feitos de filmes de poliéster( ao invés de couro animal):

Fogos de artifício = nitrato de potássio.

Tratamento da piscina com cloro:

Pergunte aos alunos os objetivos de tratamento de cloro na piscina>
Os objetivos do tratamento da água da piscina são:

- Obter e manter a qualidade estética da água (água cristalina, sem resíduos e sem odores desagradáveis).

- Obter e manter a qualidade sanitária da água, ou seja, mantê-la saudável e segura para a saúde dos usuários.

Controle de pH: O pH indica se a água está ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH maior que 7);

Ao final da aula estimule os alunos a levantarem o máximo de situações possíveis onde se encontra a presença da química.

Recursos Complementares
Não há a necessidade de recursos complementares nesta aula.
Avaliação

A avaliação desta aula se dará pela divisão da turma em 5/6 grupos de alunos, que deverão:
Grupo I – levantar pelo espaço escolar a presença da química neste ambiente;
Grupo II – fazer uma entrevista com, no mínimo, 10 pessoas a respeito do conhecimento da presença da química na rotina do dia a dia, perguntas como:
Onde se encontra a química no seu dia a dia?
Grupo III- conversar com o(s) professore(s) de química e fazer uma pequena entrevista sobre a reação química do tratamento de cloro na piscina. Que tipo de reação e sua fórmula.
Grupo IV – Levantar em outros esportes a presença de outros elementos químicos presentes na atividade;
Grupo V - levantar reportagens em jornais e sites sobre manchetes que envolvam a presença da química no cotidiano da sociedade.
Grupo VI – Levantar a presença da química em suas casas.

Este trabalho deverá ter uma semana para entrega.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Patrícia, CMJB , Ceará - disse:
    patricia_helenita@yahoo.com.br

    31/07/2014

    Cinco estrelas

    Excelente esse materia, principalmente para quem está buscando ajuda para aprimorar as aulas !!!


  • elisio barbosa rodigues, ETEC , São Paulo - disse:
    elirod123@homail.com

    31/10/2012

    Cinco estrelas

    Na consulta realizada o que procurava foi exatamente o que encontrei. Devo parabenizar o trabalho produzido e a foma idática com que foi colocado. Para mim sera de grande proveito e tentarei fazer melhor.


  • jean ribeiro, Moacyr Campos , São Paulo - disse:
    sribeirojean@gmail.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    UAU! MUITO BOM! ME AJUDOU MUITOOO! MUITO OBRIGADO MESMO!


  • L, blé , Acre - disse:
    luiza@hotmail.com

    08/06/2011

    Cinco estrelas

    me ajudou na feira de ciencias da escola: química dos esportes... muito obrigada! beijinhos xD


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