17/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Identificar produtos relacionados ao esporte oriundos do estudo da química;
Realizar associações no esporte onde a química teve presença na elaboração de materiais; alimentação; medicação;
Identificar se a comunidade escolar reconhece a presença da química no dia a dia e, em que situações;
Esta aula é sugerida para turmas que já tenham introdução de química na escola.
Caro professor, certamente não pretendemos nos apropriar de recursos didáticos dos professores de química para tratamento desta aula, não vamos ensinar nenhuma fórmula ou iremos trabalhar com a tabela periódica dos elementos químicos. Porém, podemos realizar diversas associações interdisciplinares para incrementar nossa aula e, estimular o processo de ensino aprendizagem, inclusive, procurando tornar o ensino mais lúdico, dinâmico.
Para isso o tema de nossa aula de hoje será: a química nos esportes.
Os esportes e as atividades físicas se utilizam muito da química para facilitar a sua prática, para criar vestuários, desenvolver produtos alimentícios, para recuperação física e para treinamentos, nas mais diversas indústrias: têxtil, alimentação, farmacológica, entretenimento, etc.
Nosso objetivo é estimular nos alunos esses tipos de associações. Para isso sugiro que organize esta aula em um local que possa utilizar recursos audiovisuais, tais como: data show, notebook,etc.
Sugiro também que busque um diálogo com o(s) professore(s) de química da sua escola e explique o objetivo da sua aula, certamente, eles se interessarão em contribuir e valorizar o tema desta aula com algum tipo de contribuição.
Atividade I – Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles aprenderam em química até o momento e, onde visualizam a presença desse aprendizado (a presença da química0 no seu dia a dia.
Após essa atividade o professor deverá levantar alguns temas em que a química esteja associada ao esporte. Sugestões:
Vestuário: Algumas propriedades dos tecidos sintéticos: atualmente as camisas, em especial dos desportistas são de material leve e que conduzam o suor sem “encharcar” a camisa;
Tem efeito contra as bactérias e proteção UV (raios ultravioletas) – camisas atuais contêm um fio, criado pelo estudo da química, que protege os esportistas dos raios ultravioletas que são causadores de células cancerígenas.
OBS: o dióxido de titânio agregado ao fio aumenta a proteção.
No mercado estão disponíveis camisas que contém os fios com efeitos bacteriostáticos que controlam a produção de bactérias geradoras dos maus odores no corpo. Essa propriedade é obtida com adição de substâncias químicas que se incorporam ao fios, mesmo depois de lavadas.
Por exemplo: a camisa que vestiu a seleção brasileira de futebol no hexacampeonato( 2002) pesou 50% a menos do que a usada pela equipe tricampeã no México em 1970.
Foto de uma camisa antiga (algodão)
Foto de uma camisa atual (sintético)
Outro exemplo:
Calçados: para os pés dos jogadores, o polipropileno, utilizado na fabricação de calçados, além de resinas de poliuretano para tornar os calçados mais leves.
Chuteira antiga:
Chuteira atual:
Nesse momento estimule os alunos a levantarem mais outras características e diferenças das camisas e suas propriedades atuais.
Bolas:
Bolas antigas:
Mostre essas fotos e pergunte quais seriam as principais diferenças e que tipo:
Devem aparecer respostas, como:
Material antigo: couro de boi – o que deixava a bola mais pesada, mais lenta e quando chovia deixava a bola muito pesada.
Material com incremento da química: feito de resina, mais leve, durabilidade, mantém por mais tempo a bola mais simétrica nas suas medidas (não fica oval com facilidade),
Bolas atuais:
Até aqui fizemos uma discussão na presença da química na elaboração e confeccção dos materiais.
Associada ao esporte encontramos a presença da química nos medicamentos; na alimentação e produtos dietéticos, por exemplo, no gramado e no seu tratamento com fertilizantes e herbicidas para manter a grama verde e uniforme.
Passe um exercício, em duplas, para que os alunos respondam:
Durante uma partida de futebol, voleibol, ou outro esporte que escolham onde encontramos a presença da química?
Disponibilize 5 minutos para esta tarefa e, peça que falem o que discutiram.
Logo após mostre essas imagens:
Torcida:
Pintando os rostos com tintas especais
Faça a seguine pergunta: "Onde encontramos a presença da química nestas imagens?"
Cornetas com polietileno e tambores feitos de filmes de poliéster( ao invés de couro animal):
Fogos de artifício = nitrato de potássio.
Tratamento da piscina com cloro:
Pergunte aos alunos os objetivos de tratamento de cloro na piscina>
Os objetivos do tratamento da água da piscina são:
- Obter e manter a qualidade estética da água (água cristalina, sem resíduos e sem odores desagradáveis).
- Obter e manter a qualidade sanitária da água, ou seja, mantê-la saudável e segura para a saúde dos usuários.
Controle de pH: O pH indica se a água está ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH maior que 7);
Ao final da aula estimule os alunos a levantarem o máximo de situações possíveis onde se encontra a presença da química.
A avaliação desta aula se dará pela divisão da turma em 5/6 grupos de alunos, que deverão:
Grupo I – levantar pelo espaço escolar a presença da química neste ambiente;
Grupo II – fazer uma entrevista com, no mínimo, 10 pessoas a respeito do conhecimento da presença da química na rotina do dia a dia, perguntas como:
Onde se encontra a química no seu dia a dia?
Grupo III- conversar com o(s) professore(s) de química e fazer uma pequena entrevista sobre a reação química do tratamento de cloro na piscina. Que tipo de reação e sua fórmula.
Grupo IV – Levantar em outros esportes a presença de outros elementos químicos presentes na atividade;
Grupo V - levantar reportagens em jornais e sites sobre manchetes que envolvam a presença da química no cotidiano da sociedade.
Grupo VI – Levantar a presença da química em suas casas.
Este trabalho deverá ter uma semana para entrega.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/07/2014
Cinco estrelasExcelente esse materia, principalmente para quem está buscando ajuda para aprimorar as aulas !!!
31/10/2012
Cinco estrelasNa consulta realizada o que procurava foi exatamente o que encontrei. Devo parabenizar o trabalho produzido e a foma idática com que foi colocado. Para mim sera de grande proveito e tentarei fazer melhor.
20/09/2011
Cinco estrelasUAU! MUITO BOM! ME AJUDOU MUITOOO! MUITO OBRIGADO MESMO!
08/06/2011
Cinco estrelasme ajudou na feira de ciencias da escola: química dos esportes... muito obrigada! beijinhos xD