23/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer as diversas formas de se jogar o basquete e as peculiaridades de cada contexto dessas práticas.
- Trabalhar alguns movimentos básicos do basquete através de atividades simples e lúdicas.
- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo o basquete
Duração: 20 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
A proposta dessa atividade é apresentar às crianças as diversas práticas de basquete, da NBA ao basquete de rua.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=63SmM6eOLsI (NBA)
http://www.youtube.com/watch?v=MqSg6BrOtss (NBA)
http://www.youtube.com/watch?v=ItjumnHEl6M (NBB)
http://www.youtube.com/watch?v=SJo5SI_A_7Q (Feminino)
http://www.youtube.com/watch?v=c0T3VjcvZPs (Harlem Globetrotters)
http://www.youtube.com/watch?v=Hrq-NlcisHI&feature=fvw (basquete de rua)
http://www.youtube.com/watch?v=4hbY3Mx_yOY (aula de basquete)
Atividade 2 – Manejo
Duração: 20 minutos
Material: diversos tipos de bola com tamanhos e pesos diferentes
Local: quadra
Nesse momento as crianças poderão experimentar o manejo de diferentes tipos de bola. O(A) professor(a) poderá propor diversos desafios para incentivar o manejo com as bolas:
- Jogar para o alto e pegar sem deixar cair. Em caso de facilidade acrescentar palmas enquanto a bola estiver no alto.
- Quicar a bola com a mão esquerda, direita e ambas.
- Girar a bola entorno do corpo, na altura da cintura, passando da mão direita para a esquerda e assim sucessivamente.
- Equilibrar a bola na nuca com os braços abertos e o tronco flexionado.
É interessante que o(a) professor(a) chame a atenção das crianças para as diferenças que cada tipo de bola exige durante o manejo das mesmas.
Atividade 3 – Passe
Duração: 20 minutos
Material: bolas de iniciaçã o penalty nº 14 ou mini-bola de basquete
Local: quadra
Em duplas, as crianças realizarão atividades relacionadas aos diferentes tipos de passes:
- Pelo alto: as crianças passarão a bola umas para as outras lançando-a com as duas mãos acima da linha da cabeça.
- Pelo meio: as crianças passarão a bola umas para as outras lançando-a com as duas mãos na altura do peito.
- Por baixo: as crianças passarão a bola umas para as outras lançando-a com as duas mãos ao chão, para que a bola realize um quique antes de chegar até as mãos do colega.
Essas atividades de passe podem ser realizadas inicialmente com as crianças paradas e em seguida em movimento, uma deslocando ao lado da outra.
Atividade 4 – Condução
Duração: 20 minutos
Material: bolas de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete
Local: quadra
Essa atividade possibilitará a experimentação de diferentes formas de conduzir a bola no basquete:
Direita e esquerda: as crianças deverão tentar quicar a bola sem se deslocar. Esse movimento deve ser feito com a mão dominante da criança e em seguida com a mão contrária.
Sem olhar: ainda sem deslocamentos as crianças deverão tentar realizar a atividade anterior sem olhar para a bola. Esse é um grande desafio para a criança iniciante.
Deslocando: as crianças deverão tentar se deslocar pela quadra quicando a bola no chão. Deve-se instruir as crianças que evitem quicar a bola com ambas as mãos simultaneamente.
Atividade 5 – Arremesso
Duração: 20 minutos
Material: bolas de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete
Local: quadra
Por fim, as crianças poderão “treinar a pontaria” realizando arremessos de diversas maneiras:
Estático: cada criança com sua bola arriscarão arremessos de diversas distâncias e localizações da quadra. Não se deve exigir nesse momento a realização de técnicas no movimento de arremesso.
Deslocando: cada criança com sua bola arriscarão deslocamentos em direção à cesta seguidos de arremessos.
Ao final das atividades introdutórias sobre o basquete o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer um desenho sobre o jogo de basquete. Essa atividade pode ser realizada posteriormente após outras aulas sobre a temática a fim de avaliar as possíveis mudanças na representação dessa prática esportiva para as crianças.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!