Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem sabe jogar Basquete?

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as diversas formas de se jogar o basquete e as peculiaridades de cada contexto dessas práticas.

- Trabalhar alguns movimentos básicos do basquete através de atividades simples e lúdicas.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas. 

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo o basquete

Duração: 20 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática

                A proposta dessa atividade é apresentar às crianças as diversas práticas de basquete, da NBA ao basquete de rua.

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=63SmM6eOLsI (NBA)

http://www.youtube.com/watch?v=MqSg6BrOtss (NBA)

http://www.youtube.com/watch?v=ItjumnHEl6M (NBB)

http://www.youtube.com/watch?v=SJo5SI_A_7Q (Feminino)

http://www.youtube.com/watch?v=c0T3VjcvZPs (Harlem Globetrotters)

http://www.youtube.com/watch?v=Hrq-NlcisHI&feature=fvw (basquete de rua)

http://www.youtube.com/watch?v=4hbY3Mx_yOY (aula de basquete)

Atividade 2 – Manejo

Duração: 20 minutos

Material: diversos tipos de bola com tamanhos e pesos diferentes

Local: quadra

Nesse momento as crianças poderão experimentar o manejo de diferentes tipos de bola. O(A)  professor(a) poderá propor diversos desafios para incentivar o  manejo com as bolas:

- Jogar para o alto e pegar sem deixar cair. Em caso de facilidade acrescentar palmas enquanto a bola estiver no alto.

- Quicar a bola com a mão esquerda, direita e ambas.

- Girar a bola entorno do corpo, na altura da cintura, passando da mão direita para a esquerda e assim sucessivamente.

- Equilibrar a bola na nuca com os braços abertos e o tronco flexionado.

            É interessante que o(a) professor(a) chame a atenção das crianças para as diferenças que cada tipo de bola exige durante o manejo das mesmas.

Atividade 3 – Passe

Duração: 20 minutos

Material: bolas de iniciaçã o penalty nº 14 ou mini-bola de basquete

Local: quadra

Em duplas, as crianças realizarão atividades relacionadas aos diferentes tipos de passes:

- Pelo alto: as crianças passarão a bola umas para as outras lançando-a com as duas mãos acima da linha da cabeça.

- Pelo meio: as crianças passarão a bola umas para as outras lançando-a com as duas mãos na altura do peito.

- Por baixo: as crianças passarão a bola umas para as outras lançando-a com as duas mãos ao chão, para que a bola realize um quique antes de chegar até as mãos do colega.

            Essas atividades de passe podem ser realizadas inicialmente com as crianças paradas e em seguida em movimento, uma deslocando ao lado da outra.

Atividade 4 – Condução

Duração: 20 minutos

Material: bolas de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete

Local: quadra

Essa atividade possibilitará a experimentação de diferentes formas de conduzir a bola no basquete:

Direita e esquerda: as crianças deverão tentar quicar a bola sem se deslocar. Esse movimento deve ser feito com a mão dominante da criança e em seguida com a mão contrária.

Sem olhar: ainda sem deslocamentos as crianças deverão tentar realizar a atividade anterior sem olhar para a bola. Esse é um grande desafio para a criança iniciante.

Deslocando: as crianças deverão tentar se deslocar pela quadra quicando a bola no chão. Deve-se instruir as crianças que evitem quicar a bola com ambas as mãos simultaneamente.

Atividade 5 – Arremesso

Duração: 20 minutos

Material: bolas de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete

Local: quadra

              Por fim, as crianças poderão “treinar a pontaria” realizando arremessos de diversas maneiras:

Estático: cada criança com sua bola arriscarão arremessos de diversas distâncias e localizações da quadra. Não se deve exigir nesse momento a realização de técnicas no movimento de arremesso.

Deslocando: cada criança com sua bola arriscarão deslocamentos em direção à cesta seguidos de arremessos.

Avaliação

Ao final das atividades introdutórias sobre o basquete o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer um desenho sobre o jogo de basquete. Essa atividade pode ser realizada posteriormente após outras aulas sobre a temática a fim de avaliar as possíveis mudanças na representação dessa prática esportiva para as crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.