02/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Educação Escolar Indígena | Geografia | Espaços geográficos da aldeia, do território e de outros territórios |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Modernização de vida e a problemática ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
O aluno deverá refletir sobre a Globalização, identificar e conhecer os principais problemas ambientais presentes no mundo atual. em grande parte decorrentes da Globalização.
Conceitos de Globalização, conhecer o mapa Mundi com seus países.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor(a),inicialmente relembre com seus alunos os diferentes conceitos de Globalização para que em seguida associe-os às questões ambientais.Estruture sua aula em 4 momentos subseqüentes.
∙ As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos a capacidade de associar as questões ambientais ao mundo globalizado em que estamos vivendo,os lugares que vem sofrendo maiores impactos ambientais, e as possíveis soluções ou redução dos mesmos.
Atividade 1: Problematização
Professor(a), faça com seus alunos uma análise da Globalização caracterizada pelo aumento no fluxos de mercadorias, pessoas e capitais e a atual sociedade de consumo que vem alterando de maneira cada vez mais perigosa a Biosfera, pondo em risco a nossa própria existência. Para a sociedade moderna, a natureza passou a ter o papel de prover recursos.Parece ter se perdido a noção de que o ser humano é parte integrante da natureza e que dela depende sua sobrevivência.
Atividade 2 – Trabalhando com Mapas
Professo(a), apresente a seus alunos o mapa em anexo Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg. 51,
propondo-os que enumerem os principais problemas ambientais identificados no mesmo, associando-os às áreas de ocorrência consultando também o mapa Mundi - Geoatlas, Simielle,Maria Elena,editora Ática,São Paulo :2007.
Atividade 3: Propondo Soluções
Professor(a), informe a seus alunos que os problemas ambientais são de responsabilidade de todos os países e sociedades e que muitos Movimentos Ambientalistas –ONGs, tem surgido a fim de alertarem tanto sobre os riscos ambientais que ameaçam o planeta como a necessidade de se estabelecer uma forma de convivência mais harmônica com a natureza.
Proponha a seus alunos que formem grupos e que sugiram possíveis soluções, as questões ambientais mundiais. Apresente também a eles, o anúncio publicitário em anexo, da WWW, ONG que promove ações em defesa da natureza , solicitando-os que elaborem um texto mostrando a relação que nossa sociedade tem com a natureza representada no anúncio.
Atividade 4 – Apresentação de textos
Professor(a), solicite a cada grupo que apresente à turma suas sugestões e a análise do anúncio, registre as respostas no quadro. No final das apresentações sugira aos alunos virarem o anúncio de cabeça para baixo,percebendo como a relação se tornará diferente.
NOME TIPO
Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg. 51 e 58.
Geoatlas, Simielle,Maria Elena,editora Ática,São Paulo :2007.
http://www.atica.com.br
Os alunos deverão participar ativamente das atividades 2, 3 e 4 desenvolvidas durante as aulas, com apresentação de suas respostas e avaliação das mesmas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2010
Três estrelasboa aula, colega! como sugestões poderá solicitar uma psquis sobre "globalização" e trazer o debate para sala de aula, convidá-los para acessar na internet as ONGs mundiais, para reconhecimento das mesmas, apreentaçoes através de slides, retroprojtor, cartazes e para a comunidade escolar toda.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa- ótimo.A aula abordou a inovação tecnológica que tem facilitado a vida do homem e ao mesmo tempo aumentado o consumo. A questão da problemática do consumo e os problemas ambientais é outro assunto importante.Achei excelente a atividade proposta pois estimula a criatividade dos alunos despertando o senso crítco como cidadão participativo na sociedade. atividades assim devem serem realializadas na escola. Gostaria de ter sugestões sobre vídeos que abordam a questão da globalização.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa- ótimo.A aula abordou a inovação tecnológica que tem facilitado a vida do homem e ao mesmo tempo aumentado o consumo. A questão da problemática do consumo e os problemas ambientais é outro assunto importante.Achei excelente a atividade proposta pois estimula a criatividade dos alunos despertando o senso crítco como cidadão participativo na sociedade. atividades assim devem serem realializadas na escola. Gostaria de ter sugestões sobre vídeos que abordam a questão da globalização.