Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Basqueteando

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar alguns movimentos fundamentos técnicos e táticos do basquete através de atividades simples e brincadeiras.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o professor tenha trabalhado alguns fundamentos básicos do basquete e apresentado o esporte através de vídeos para as crianças. Entretanto, não realização destas atividades prévias não impossibilita a realização desta outra.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – 21

Duração: 25 minutos

Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete

Local: quadra

            O jogo do 21 consiste em uma prática lúdica que envolve o arremesso do basquete. As crianças ficam dispostas em uma fila em frente à tabela do basquete. A distância que a fila deve ficar da tabela pode variar com a idade das crianças e a altura da tabela, cabendo ao(à) professor(a) decidir. Cada hora uma criança tentará um arremesso. Caso acerte esta marcará 3 pontos e voltará para o final da fila. Em caso de erro a criança poderá pegar o rebote e arremessar de onde pegou a bola, porém seu arremesso valerá apenas 2 pontos. Em caso de erro ou acerto a criança voltará pra o final da fila. O jogo seguirá até que a primeira criança consiga somar 21 pontos. É importante que o(a) professor(a) ajude as criança na soma dos pontos e peça a ela para memorizar sua pontuação. 

Atividade 2 – Jogo dos 10 passes

Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete e coletes

Duração: 25 minutos

Local: quadra

No jogo dos 10 passes dividi-se as crianças em duas equipes utilizando coletes de cores diferentes. Joga-se a bola para o alto para que as equipes possam disputar sua posse. A equipe que estiver com a posse da bola deverá realizar 10 passes (contados em voz alta pelos integrantes) sem ser interceptados pelos adversários. Caso a equipe adversária tome a posse de bola será iniciada uma nova contagem. A equipe que realizar 10 passes consecutivos marca um ponto. O objetivo desse jogo é trabalhar os fundamentos do basquete de passe, marcação e desmarcação. 

Atividade 3 – Basquete maluco

Duração: 25 minutos

Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete, coletes e cones

Local: quadra

            No basquete maluco dividi-se as crianças em duas equipes utilizando coletes de cores diferentes. Uma criança de cada equipe segurará um cone grande virado de cabeça para baixo (na ausência de cones pode-se utilizar bambolês) que servirá com cesta. Diferentemente do basquete tradicional onde a ce sta é um elemento estático, no basquete maluco a criança que estiver segurando o cone será  a própria cesta e esta pode movimentar-se em quadra. A equipe que conseguir fazer mais cestas vence o jogo.

Atividade 4 – Mini-basquete

Duração: 25 minutos

Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete, coletes

Local: quadra

            O mini-basquete consiste em realizar o jogo de basquete adaptado para as crianças. Para tanto, é necessário colocar as tabelas em alturas menores e se possível relocá-las a fim de reduzir o tamanho oficial da quadra. Segue-se assim um jogo com as regras básicas do basquete sem a necessidade de exigência quanto aos fundamentos de condução, arremesso e passe. Conheça melhor o mini-basquete em:

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp

Recursos Complementares

Avaliação

Utilize as fotografias retiradas durantes as atividades e monte com as crianças um mural de fotos intitulado: “Basqueteando”. Esse recurso possibilitará às crianças um “feedback” sobre desenvolvimento delas durantes as atividades. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.