23/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Trabalhar alguns movimentos fundamentos técnicos e táticos do basquete através de atividades simples e brincadeiras.
- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos.
É interessante que o professor tenha trabalhado alguns fundamentos básicos do basquete e apresentado o esporte através de vídeos para as crianças. Entretanto, não realização destas atividades prévias não impossibilita a realização desta outra.
Atividade 1 – 21
Duração: 25 minutos
Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete
Local: quadra
O jogo do 21 consiste em uma prática lúdica que envolve o arremesso do basquete. As crianças ficam dispostas em uma fila em frente à tabela do basquete. A distância que a fila deve ficar da tabela pode variar com a idade das crianças e a altura da tabela, cabendo ao(à) professor(a) decidir. Cada hora uma criança tentará um arremesso. Caso acerte esta marcará 3 pontos e voltará para o final da fila. Em caso de erro a criança poderá pegar o rebote e arremessar de onde pegou a bola, porém seu arremesso valerá apenas 2 pontos. Em caso de erro ou acerto a criança voltará pra o final da fila. O jogo seguirá até que a primeira criança consiga somar 21 pontos. É importante que o(a) professor(a) ajude as criança na soma dos pontos e peça a ela para memorizar sua pontuação.
Atividade 2 – Jogo dos 10 passes
Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete e coletes
Duração: 25 minutos
Local: quadra
No jogo dos 10 passes dividi-se as crianças em duas equipes utilizando coletes de cores diferentes. Joga-se a bola para o alto para que as equipes possam disputar sua posse. A equipe que estiver com a posse da bola deverá realizar 10 passes (contados em voz alta pelos integrantes) sem ser interceptados pelos adversários. Caso a equipe adversária tome a posse de bola será iniciada uma nova contagem. A equipe que realizar 10 passes consecutivos marca um ponto. O objetivo desse jogo é trabalhar os fundamentos do basquete de passe, marcação e desmarcação.
Atividade 3 – Basquete maluco
Duração: 25 minutos
Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete, coletes e cones
Local: quadra
No basquete maluco dividi-se as crianças em duas equipes utilizando coletes de cores diferentes. Uma criança de cada equipe segurará um cone grande virado de cabeça para baixo (na ausência de cones pode-se utilizar bambolês) que servirá com cesta. Diferentemente do basquete tradicional onde a ce sta é um elemento estático, no basquete maluco a criança que estiver segurando o cone será a própria cesta e esta pode movimentar-se em quadra. A equipe que conseguir fazer mais cestas vence o jogo.
Atividade 4 – Mini-basquete
Duração: 25 minutos
Material: bola de iniciação penalty nº 14 ou mini-bola de basquete, coletes
Local: quadra
O mini-basquete consiste em realizar o jogo de basquete adaptado para as crianças. Para tanto, é necessário colocar as tabelas em alturas menores e se possível relocá-las a fim de reduzir o tamanho oficial da quadra. Segue-se assim um jogo com as regras básicas do basquete sem a necessidade de exigência quanto aos fundamentos de condução, arremesso e passe. Conheça melhor o mini-basquete em:
http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp
Utilize as fotografias retiradas durantes as atividades e monte com as crianças um mural de fotos intitulado: “Basqueteando”. Esse recurso possibilitará às crianças um “feedback” sobre desenvolvimento delas durantes as atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2014
Cinco estrelasAS AULAS FORAM DE GRANDE PROVEITO .
23/04/2013
Cinco estrelasMuito legal, vou usar a sua ideia na minha próxima aula..