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O Circo do Sol

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer alguns espetáculos da companhia circense mais conhecida do mundo; Cirque Du Soleil.

- Trabalhar alguns movimentos de acrobacia, equilíbrio e contorcionismo através de movimentos simples e adaptações de brincadeiras tradicionais.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas. 

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Cirque Du Soleil

Duração: 25 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática

            O propósito dessa atividade é promover o encantamento das crianças pelo mundo circo. Através dos vídeos as crianças poderão conhecer alguns números de diferentes espetáculos do Cirque Du Soleil, que é considerado um dos circos mais famosos do mundo.

Sugestões de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=Dt1Tta90tug (contorcionistas)

http://www.youtube.com/watch?v=C4DfSBnBR08 (equilibristas)

http://www.youtube.com/watch?v=U7tfyVbyD08&feature=related (acrobatas)

http://www.youtube.com/watch?v=hgLdrDFuaHg&feature=related (trapezistas)

http://www.youtube.com/watch?v=FE1s1L0fjes (malabaristas)

Atividade 2 – Contorcendo

Duração: 25 minutos

Local: quadra

            Inspiradas nos movimentos dos contorcionistas as crianças poderão realizar movimentos de alongamentos e controle de seus corpos. A abertura de pernas, onde a criança realiza uma abdução femoral, é uma sugestão interessante para iniciar a atividade (figura 1). Esta pode ser realizada em pé ou assentado. A segunda atividade é o movimento conhecido popularmente como ponte, onde as crianças deitam em decúbito dorsal apóiam a planta dos pés e as palmas das mãos no chão e tentam elevar os seus troncos (figura 2). Por fim o(a) professor(a) poderá propor o desafio de realizar uma extensão completa do tronco associado à flexão dos joelhos com o objetivo de aproximar a ponta dos pés à cabeça (figura 3).

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 Figura 1                                                            

Figura 2                                                           

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Figura 3

Atividade 3 – Equilibrando

Duração: 25 minutos

Material: bastão de madeira (cabo de vassoura)

Local: quadra

            Essa atividade visa explorar as possibilidades de equilíbrio de objetos e do próprio corpo inspirada nos movimentos dos equilibristas. O primeiro equilíbrio será o de bastão (ou cabo de vassoura) na palma da mão. As crianças deverão equilibrar o bastão em pé na palma da mão, mas sem segurá-lo. Se as crianças apresentarem facilidade no movimento ele pode ser associado ao caminhar. Em seguida, as crianças poderão tentar equilibrar o bastão transversalmente em cima de suas cabeças (figura 4). Esta atividade também pode ser associada ao movimento de caminhar. Por fim, as crianças poderão tentar o equilíbrio do bastão com a sola dos pés. A criança na posição de decúbito dorsal (deitada de costas) erguerá seus pés para o alto e o(a) professor(a) colocará o bastão em cima das plantas dos pés (sola dos pés). É interessante que esse movimento seja realizado com os pés descalços.

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Figura 4

Atividade 4 – Saltando

Duração: 25 minutos

Material: arcos (bambolês) e corda

Local: quadra

            Esta última atividade está relacionada aos movimentos de acrobacia. O primeiro movimento e a brincadeira de pular corda. O que a princípio parece ser uma brincadeira simples para as crianças da Educação Infantil pode se revelar como um verdadeiro número de acrobacia. Se por ventura algumas crianças apresentarem facilidade no pular corda pode-se associar a esse movimento dificuldades com pular de um pé só, ou de olhos vendados, duas cordas simultaneamente, etc. O segundo movimento é com os arcos. As crianças poderão explorá-lo ao máximo, jogando-o para o alto e segurando-o sem deixar cair. Para aumentar a dificuldade esse movimento pode ser realizado em dupla onde as crianças jogam os bambolês umas para as outras simultaneamente sem deixá-los cair. Em seguida, pode-se rodá-lo na cintura, no pescoço e no braço. Por fim, pode-se realizar a brincadeira do corta-pé - onde o(a) professor(a) roda uma corda rente ao chão e as crianças dispostas em círculo à sua volta saltam a corda. Essa atividade pode ser realizada com as crianças saltando de um pé só para aumentar o grau de dificuldade. 

Avaliação

O(a) professor(a) poderá pedir à crianças que realizem um desenho sobre o número circense que elas mais gostaram. Ao final, o(a) professor(a) juntamente com as crianças farão uma colagem desses desenhos em uma cartolina, ou similar, para forma um cartaz entiulado “ O Circo do Sol”, em homenagem à companhia circense Cirque Du Soleil.

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