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O Circo da Infância

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar alguns movimentos de acrobacia, equilíbrio e contorcionismo através de movimentos simples e adaptações de brincadeiras tradicionais.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas. 

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o(a) professor(a) tenha introduzido o tema do circo com alguns vídeos e movimentos básicos.

Estratégias e recursos da aula

              A proposta desta aula é dar continuidade ao tema iniciado na aula “Circo do Sol”, onde alguns espetáculos do Cirque Du Soleil foram apresentados e alguns movimentos básicos foram trabalhados. Nesta aula serão retomados alguns movimentos e acrescidos outros. A proposta desta aula é criar um espetáculo circense com atividades que sejam possíveis de serem realizadas pelas crianças e que aludem os movimentos dos artistas circenses.

Atividade 1 - Equilibrismo

Duração: 20 minutos

Material: bola e bastão de madeira

Local: quadra

            Esse número será composto de dois movimentos básicos de equilibrismo:

Equilíbrio com a bola – as crianças tentarão equilibrar a bola na nuca com o tronco flexionado . Caso as crianças consigam realizar esse movimento facilmente elas poderão incorporar alguns giros e deslocamentos com a bola equilibrada.

Equilíbrio com o bastão - as crianças tentarão equilibrar o bastão transversalmente em cima de suas cabeças . Esta atividade também pode ser associada ao movimento de caminhar.

Movimentos associados: Em duplas colocarão dois bastões no chão, próximos e paralelos. Em seguida, colocarão a bola em cima dos bastões e ambas pegarão os mesmos pelas extremidades levantando-os do chão. O desafio é conseguir erguer os bastões com a bola equilibrada até a altura da cabeça, mas para isso é preciso mantê-los paralelamente próximos.  

Atividade 2 – Contorcionismo

Duração: 20 minutos

Local: Quadra

                Esse número será composto de três movimentos básicos de contorcionismo:

Ponte: As crianças deitarão em decúbito dorsal apoiarão a planta dos pés e as palmas das mãos no chão e tentarão elevar os seus troncos (figura 1).

Extensão: As crianças realizarão uma extensão completa do tronco associado à flexão dos joelhos com o objetivo de aproximar a ponta dos pés à cabeça (figura 2)

Movimentos associados: As crianças ficarão em duplas e irão realizar os movimentos anteriores associados. Enquanto uma realiza a ponte a outra entrará por debaixo da colega e realizará a extensão, compondo um movimento esteticamente interessante.

Figura 1

Figura 2

Atividade 3 – Ilusionismo

Duração: 20 minutos

Material: bolinha de papel

Local: quadra

                 Esse número consiste em três truques básicos de mágica que podem ser executados por crianças:

Dedão quebrado: esse truque é muito simples e popular. Este consiste em um movimento com ambos os polegares que deixa a impressão que o mágico está separando as falanges do polegar. Com o polegar da mão direita dobrado o mágico encosta o polegar da mão esquerda no mesmo e tampa a junção dos dois com os dedos indicadores e médio da mão esquerda. Visto de frente dá-se a impressão que os dois polegares formam apenas um e nesse momento o mágico separa lentamente os dois dedos dando a impressão que está separando as falanges de um mesmo polegar.    

Dedo fantasma: esse truque é o mais simples de todos. Com os dedos indicadores e médio da mão direita (ou esquerda) estendidos e os demais encolhidos o mágico tentará ludibriar os espectadores dizendo que o dedo indicador, após um movimento rápido de balanço da mão, irá passar para o lado direito do dedo médio. O truque consiste em encolher rapidamente o dedo indicador e estender o dedo anular (que têm os comprimentos semelhantes) durante o movimento de balanço da mão. A impressão é que o dedo indicador trocou de lugar magicamente.  

Bolinha mágica: com a ajuda do um voluntário o mágico colocará duas bolinhas de papel pequenas, uma em cada dobra dos cotovelos do voluntário e pedirá para o mesmo manter seus braços flexionados para segurar as bolinhas. Em seguida, o mágico falará uma palavra mágica, baterá uma palma bem alta e pedirá ao voluntário para estender seus braços mostrando as bolinhas. Para surpresa de todos, ambas as bolinhas estarão em um mesmo braço ao contrário do que havia sido colocado, uma em cada braço. O truque consiste em manter a primeira bolinha presa entre os dedos e apenas fingir colocá-la no cotovelo do voluntário, em seguida ambas as bolinhas serão colocadas em um mesmo braço. Para que o voluntário acredite no truque é preciso que as bolinhas de papel sejam bem pequenas para dar a sensação que a primeira foi realmente colocada e impedir que as pessoas as vejam pressas entre o polegar e o dedo indicador do mágico.

Atividade 4 – Malabarismo

Duração: 20 minutos

Material: bola de borracha

Local: quadra

            Esse número consiste em alguns movimentos básicos de manejo de bola que, para as crianças pequenas, são grandes desafios de malabarismo.

Bola pro alto: inicialmente as crianças jogarão as bolas para o alto e tentarão agarrá-la sem deixar cair no chão. Para dar um bom efeito visual é interessante que as crianças perfiladas joguem a bola para alto simultaneamente. Em seguida, acrescenta-se a esse movimento uma palma enquanto a bola está no ar.

Trocando de bola: disposta s em duplas as crianças lançarão as bolas umas para as outras simultaneamente. Primeiramente uma c riança jogará a bola quicando e a outr a para o alto. Em seguida, ambas as crianças jogarão as bolas pelo alto.

Atividade 5 – A hora do show

Duração: 20 minutos

M aterial: todos os materiais utilizados nas atividades anteriores

Local: quadra

            Para o fechamento da aula, o(a) professor(a) poderá organizar a turma em quatro grupos (equilibrismo, contorcionismo, ilusionismo e malabarismo) para se apresentar em um formato de espetáculo circense. Essa atividade deve ser filmada para que posteriormente as crianças possam assistir suas performances.

Avaliação

Após assistir a filmagem do espetáculo cada criança fará um desenho sobre o número do qual ela participou. Ao final, o(a) professor(a) juntamente com as crianças, colará os desenhos em um cartaz intitulado: “O Circo da Infância”. O espetáculo pode ser apresentado, em ocasião oportuna, para todo o coletivo da escola.

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