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Lua / O Ciclo Lunar

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender as características principais e o ciclo do satélite natural da Terra, a Lua.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre movimentos de rotação e translação da Terra e posicionamento do Sol.
Estratégias e recursos da aula

 Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/problematizacao.gif

Inicie a aula apresentando o recurso do portal “Mitos Urbanos – Tamanho da Lua”, disponível no seguinte endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7930

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/video_mitos_lua.jpg

Esse recurso é um vídeo de pouco mais de 4 minutos que mostra e explica como podemos conferir se a lua muda de tamanho ou se de fato a vemos maior ou menor dependendo da sua posição em relação à Terra. Explica também que a lua é bem maior do que qualquer árvore, embora a olho nu, tenhamos uma idéia contrária.

Apresente também a imagem abaixo (ou outra imagem da Lua e também um calendário que indique as fases da lua) e leve os alunos a refletirem sobre as seguintes questões:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/lua.jpg

• Sabemos que a Lua é redonda porque já observamos isso. Mas como explicar seus outros formatos vistos no céu?
• É comum ver nos calendários que a Lua apresenta quatro formatos distintos. A cada quantos dias aproximadamente a Lua muda de um formato para outro?
• Quais as influências que a Lua exerce no planeta Terra?

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
http://search.creativecommons.org/

Peça que os alunos registres suas proposições no caderno e em seguida apresentem para a turma.

A partir das hipóteses apresentadas pelos alunos comente sobre a relação entre o número de dias entre uma fase da lua e outra e relacione-o com os dias da semana.
Comente também que a semana é uma das mais antigas criações dos mesopotâmios, em meados do terceiro milênio antes de Cristo e que persiste em muitos povos até hoje.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/atividade.gif
 

Dica - A construção de modelos é muito importante para a compreensão de fenômenos naturais de grandes dimensões. Ao participar da construção desses modelos os alunos desenvolvem a habilidade de enxergar por diferentes ângulos o objeto de estudo, interpretando o que ocorre na situação real e em simulações. O uso de materiais de sucata ou de baixo custo possibilitam o desenvolvimento dessas atividades em qualquer local, contribuindo para o processo de aprendizagem e aplicação do conhecimento.

CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DO CICLO LUNAR

Muitos livros apresentam modelos para representar o ciclo lunar compostos por um pequeno globo terrestre e uma lua adaptada em um suporte que gira ao redor do globo. Também são sugeridos comumente o uso de bolas seguradas por pessoas e uma luminária iluminando o processo.
Nesta aula sugiro um modelo que apresenta a lua em suas quatro principais fases, que podem ser posicionadas em diferentes planos orbitais ao redor da Terra, permitindo diversas visualizações.

Dica - O modelo permite também a visualização dos eclipses, porém recomendo que sejam abordados em outra aula.
A construção é relativamente simples e requer poucos materiais. Podem ser montadas por grupos de alunos e depois analisadas por esses mesmos grupos, orientados pelo professor.

PASSO A PASSO

• Material necessário: quatro bolas pequenas de isopor, uma bola duas vezes e meia maior, um pedaço de arame na forma circular, um palito de churrasco, um pedaço de lã, cola branca, fio de nylon, um pedaço de madeira para a base.
• Equipamento necessário: tesoura (para cortar os fios) e furadeira (ou um prego grande com martelo - para furar a base).
• Passar as quatro bolas pequenas de isopor no arame circular. Distribua as quatro bolas igualmente e utilize uma delas para emendar as extremidades do arame.
• Amarrar duplamente o fio de nylon duas vezes formando um x cujas extremidades ficarão entre as bolas de isopor.
• Na bola maior, espetar o palito de churrasco atravessando-a e colar a lã formando a linha do equador.
• Fazer um furo na madeira de suporte num ângulo aproximado do eixo de inclinação da Terra (23º).
• Colocar o globo terrestre entre as linhas de nylon, no centro da órbita lunar e espetar o palito

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/ciclo_lunar.jpg


Aula 2

UTILZANDO O MODELODO CICLO LUNAR

Para utilizar o modelo posicione uma luminária a uns 50 cm de distância, para representar o sol.

Dica – Para uma primeira observação posicione a Terra em relação ao Sol como se estivesse no solstício de verão para o hemisfério Sul. Posicione a órbita da Lua num plano inclinado em relação à Terra. Se puder escurecer um pouco a sala a observação terá muito mais qualidade. Veja foto ilustrativa.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/usando_modelo_lua.jpg

Primeiro peça para que os alunos reparem que em todas as fases sempre há metade da Lua iluminada pelo Sol e outra metade escura. Porém a variação ocorre quando a lua é observada a partir da Terra.

Ligando a luminária estimule os alunos a refletirem e responderem as seguintes questões:

• Considere a disposição: SOL – TERRA – LUA. Uma pessoa no lado escuro da Terra (noite) vê qual fase da Lua?
• Considere a disposição: SOL – LUA – TERRA. Uma pessoa no lado escuro da Terra (noite) vê qual fase da Lua?
• É comum, no hemisfério Sul, comparar a lua CRESCENTE com a letra C e a lua MINGUANTE (Decrescente) com a letra D. Como será essa comparação no hemisfério Norte?
• As fases da Lua são sombras da Terra?

Todas as respostas para essas questões deverão ser registradas pelos alunos e debatidas ao final da aula.

IMPORTANTE – Cuidados com a má interpretação dos desenhos do ciclo lunar. É comum encontrar nos livros a representação da órbita da lua vista por cima (do seu plano), apresentando a seqüência SOL – LUA – TERRA para lua nova e SOL – TERRA – LUA para lua cheia. Porém esse tipo de representação não deixa clara a inclinação do “plano da órbita” da lua, dando a impressão que seria o mesmo da Terra em relação ao Sol. Se assim fosse, a representação SOL – LUA – TERRA caracterizaria um ECLIPSE DO SOL e a representação SOL – TERRA – LUA caracterizaria um ECLIPSE DA LUA. A imagem seguir apresenta as formas de visualização da órbita da lua.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/PLANO_ORBITA_DA_LUA.jpg


Aula 3

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/nolaboratorio.gif

Antes de iniciar as atividades no laboratório de informática os alunos deverão apresentar as questões propostas na aula anterior.

Peça que os alunos acessem o seguinte endereço para visualizar o recurso “Uma Questão de Gravidade”. Eles poderão aprender que para cada planeta existe uma aceleração da gravidade diferente, porque as massas desses planetas são diferentes. Na animação um astronauta da NASA está em missão na Lua e percebe que se sente mais leve, pois a gravidade é menor. Ao viajar a outros planetas ele descobre que ocorrem mudanças em seu peso devido à aceleração da gravidade ser diferente em cada planeta. Os alunos poderão calcular o peso em cada planeta usando a fórmula apresentada.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4858

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/labvirt_questao_gravidade.jpg

Os alunos poderão acessar também este objeto educacional que mostra como uma aeronave se comporta na lua, a relação com gravidade menor.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5029

Neste portal os alunos podem ler textos que mostram a influência da astronomia na contagem e medição do tempo.
http://calendario.incubadora.fapesp.br/portal/textos/professor/ptexto05


RECURSOS COMPLEMENTARES

Neste endereço o professor pode obter informações para a construção de uma luneta, que poderá ser utilizada pelos alunos para observações da Lua.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7915

No hipertexto sugerido no endereço abaixo é possível aprender sobre a história e a evolução do telescópio.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7660

Neste sítio é possível obter informações sobre as fases da lua, com figuras ilustrativas da lua em relação à Terra.
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1357/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

 Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a Lua apresenta um ciclo que apresenta quatro fases principais.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que conforme a parte iluminada da Lua que está visível surgem as suas diferentes fases.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o ciclo lunar e identifico as fases da Lua de acordo com a posição que ela ocupa em diferentes planos orbitais.

MESTRE - 10,0 pontos
Identifico as diferentes fases da Lua de acordo com suas diferentes posições no espaço. Consigo representar através de desenhos a correta posição da Lua em suas diferentes fases.

 

Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Os alunos podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.
Opinião de quem acessou

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