Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Raqueteando

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer alguns esportes de raquetes pouco populares em nosso país.

- Trabalhar alguns movimentos básicos do badminton, do squash e do frescobol através de brincadeiras e atividades lúdicas.

- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Raquetes diversas jogos diversos

Duração: 20 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática

            A proposta inicial é apresentar três esportes praticados com raquetes e que são pouco populares no Brasil: o badmington, o squash e o frescobol.  

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=RZ2k-tsX5KE (badmington)

http://www.youtube.com/watch?v=W71aeOYS9I8 (badmington)

http://www.youtube.com/watch?v=KgjFRACsY7I (squash)

http://www.youtube.com/watch?v=d2DSNW7C4sM&feature=related (squash)

http://www.youtube.com/watch?v=klX4d7tsG3E (frescobol)

http://www.youtube.com/watch?v=2lRu4GaM4ec&feature=related (frescobol)

Atividade 2 – Badmington

Duração: 25 minutos

Material: raquete e peteca de badmington

Local: quadra

O(A) professor(a) poderá propor um “mini-badminton” utilizando a quadra de vôlei. Para tanto, é necessário abaixar a rede para uma altura de aproximadamente 1,5m e dividir a linha dos 3mts em 4 mini-quadras (figura abaixo). Nesse momento não deve-se preocupar com as regras específicas do jogo, o objetivo é experimentar os movimentos propiciados pelo o esporte. A única instrução que deve ser dada às crianças que o objetivo do jogo é acertar a peteca no campo do adversário e não deixar que caia em seu próprio campo, podendo dar apenas uma raquetada por vez na peteca. Dessa forma, poderão jogar simultaneamente 8 duplas. Caso haja um número maior de crianças na turma pode haver um revezamento de duplas, onde as crianças da “de fora” poderão rebater umas pra as outras sem utilizar a rede.

 

Atividade 3 – Squash

Duração: 25 minutos

Material: bola e raquete de squash (ou de tênis)

Local: quadra ou pátio

Essa atividade tem como objetivo possibilitar um primeiro contato das crianças com a prática do squash. Conhecida popularmente como paredão, a brincadeira consiste em rebater a bola na parede. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em dupla quando as crianças rebatem a mesma bola na parede alternadamente. Em dupla essa brincadeira se assemelha muito com o squash. Na brincadeira quando uma criança por algum motivo não consegue rebater a bola do colega na parede permiti ao colega marcar um ponto. 

Atividade 3 – Frescobol

Duração: 25 minutos

Material: bola e raquete de frescobol

Local: quadra

Por fim, as crianças poderão experimentar o jogo de frescobol realizando uma atividade muito simples. Em duplas as crianças tentarão rebater a bolinha uma pra a outra sem deixá-la cair. A proposta dessa atividade é deixar as crianças explorar as possibilidades de movimento com os instrumentos, portanto, caso haja dificuldade entre as crianças pode-se realizar a atividade permitindo o quique da bola no chão.

Avaliação

Ao final, o(a) professor(a) poderá propor uma conversa com as crianças sobre o que elas aprenderam sobre o badminton, o squash e o frescobol. Os comentários deverão ser registrados e afixados em cartaz intitulado “Raqueteando”.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.