Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A mídia influenciando nas regras do esporte – Voleibol.

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as regras do Voleibol na década de 80 e associá-la com as regras atuais;
Vivenciar o jogo de voleibol com regras diferentes (década de 80 e atual);
Analisar em que áreas esportivas a mídia modificou regras esportivas;
Compreender e analisar em que situações a mídia atuou positivamente e negativamente no voleibol.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, inicie esta aula contextualizando o tema em questão. 

A mídia sempre esteve presente para informar o cidadão, em especial, através do jornal impresso, das rádios e, mais recentemente a televisão. Atualmente, outras mídias estão presentes com o advento da computação e da internet: sites, blogs, etc.
No esporte em geral sempre foi dado mais atenção ao futebol em nosso país, que é um esporte considerado de massa, praticado por milhares de pessoas.
A partir da do final da década de 80 e início da década de 90 um fenômeno aparece para modificar totalmente alguns esportes: o MARKETING e, especificamente, o MARKETING ESPORTIVO.
As empresas reconheceram no esporte uma forma de exposição de marcas, produtos, etc.
Porém, o esporte até então com mais espaço na mídia, na TV era o futebol, onde começavam a explorar placas de patrocínio, nas camisas, etc.Mas o futebol é um esporte onde o tempo de transmissão é considerado extenso, afinal só de jogo oficialmente são 90 minutos.
No Brasil apareciam os atletas de outros esportes com uma imagem jovem, atraentes e que poderiam vender bem os produtos e, os escolhidos foram os atletas de voleibol.
Inicia-se ali uma nova relação do voleibol com a televisão.
Mas, para viabilizar-se a transmissão de partidas de voleibol (que eram longas, com 3/ 4 horas de jogo) eram necessárias algumas mudanças, em especial, na diminuição do tempo de jogo. Em função disso foram realizadas algumas mudanças desde então na relação do jogo com a televisão e, essas mudanças foram através das regras do esporte.
Atividade I – questione junto aos alunos o conhecimento deles das regras atuais do voleibol, por exemplo: o jogo pode ter até 5 sets com 25 pontos; cada bolaque cai no campo do adversário marca-se um ponto para a sua equipe,etc. Procure auxiliá-los no levantamento das principais regras do jogo.
Atividade II- apresente as regras do jogo, principalmente, no período da década de 80 onde o jogo ainda não havia sofrido tantas modificações.

Faça um levantamento do nome das equipes da época, onde começavam a aparecer nomes de equipes que eram patrocinadas, por exemplo: Atlântico-Boavista; Pirelli; Supergásbras, etc.
Faça uma relação, juntamente com os alunos, de nomes de equipes de vôlei atuando no Brasil atualmente, como: Unilever (ex Rexona); Unisul; Ulbra, etc.
Faça os seguintes questionamentos aos alunos:
No que a televisão auxilia e influencia nas práticas corporais e, em especial no voleibol, que é considerado um esporte midiático?
A mudança de regras fez com que as pessoas se interessassem mais em praticar e/ou assistir a partidas de voleibol?


Atividade III- disponibilze uma parte da sua aula para que os alunos participem de dois jogos de voleibol, para isso sugiro:
Divida a quadra em duas quadras de volei, divida 4 equipes mistas(meninos e meninas) e coloque duas equipes praticando o jogo com as regras antigas e duas jogando com regras atuais. Possibilite que todas as equipes participem dos dois momentos.

Dica I- Faça algumas perguntas após o jogo, do tipo:
Como foi a montagem das equipes nas diversas formas de jogo?
O que acharam de jogar da forma antiga e da atual?

Dica II- Professor é possível fazer uma pequena análise da profissionalização do vôlei de praia e suas regras específicas

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão anotar as modificações que consideram mais significativas para o jogo.
Os alunos deverão trazer para a próxima aula um texto com o seguinte título:
“A mídia influencia positivamente ou negativamente nos esportes?”

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.