23/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer os três tipos básicos de jogos de tênis.
- Trabalhar alguns movimentos básicos do tênis através de atividades simples e lúdicas.
- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo as modalidades
Duração: 25 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
A proposta da atividade inicial é apresentar para as crianças o 3 tipos básicos de pisos que são jogados o tênis e mostrar crianças de diversas idades praticando o esporte.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=egi70HgURyw (saibro)
http://www.youtube.com/watch?v=b54AAnVkpXI&feature=related (cimento)
http://www.youtube.com/watch?v=6cB0hca-31w (grama)
http://www.youtube.com/watch?v=vHoksl74Qos&feature=related (crianças jogando)
http://www.youtube.com/watch?v=9Pm78jIABxg&feature=related (criança de 6 anos jogando)
http://www.youtube.com/watch?v=7MalI0dd0QM&feature=fvw (criança de 3 anos jogando)
Atividade 2 – Batendo bola
Duração: 25 minutos
Material: bola e raquete de tênis
Local: quadra ou pátio
Essa atividade tem como objetivo possibilitar um primeiro contato das crianças com a prática do tênis. Por isso, é importante que haja material suficiente (1 raquete e 1 bolinha por criança) para que as crianças possam manejá-los e explorar suas possibilidades de movimento. Caso não haja material próprio para o tênis pode-se utilizar material similar como, por exemplo, raquete e bolinha de frescobol. O(A) professor(a) poderá propor algumas atividades:
- Sem deixar cair: as crianças deverão tentar rebater a bolinha para o alto com a raquete para o alto sucessivas vezes sem deixá-la cair.
- Quicando: as crianças deverão quicar a bolinha no chão utilizando a raquete sucessivas vezes. Essa atividade pode ser acrescida de deslocamentos.
- Paredão: as crianças deverão tentar rebater a bola na parede. Essa ativ idade pode ser realizada individualmente ou em dupla quando as crianças rebatem a mesma bola na parede alternadamente.
Atividade 3 – Trocando passes
Duração: 25 minutos
Material: bola e raquete de tênis
Local: quadra ou pátio
Nesse momento as crianças poderão trocar passes em duplas utilizando a quadra (ou pátio) perpendicularmente (figura 1). Não é necessário utilizar a rede, pois o objetivo é apenas realizar uma troca de passes em ter as crianças.
Figura 1
Atividade 4 – Jogando tênis
Duração: 25 minutos
Material: bola, rede e raquete de tênis
Local: quadra
Por fim, nesta última atividade as crianças poderão realizar um esboço da partida de tênis utilizando da quadra e a rede (caso não exista a rede apropriada pode-se utilizar a rede de peteca afixada rente ao chão). Duas crianças por vezes farão uma mini partida de tênis reduzindo o comprimento da quadra e estabelecendo 5 pontos para cada criança. O rodízio poderá ocorrer de duas em duas crianças.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!