01/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Participar de uma atividade lúdica aferindo os seus conhecimentos gerais;
Estimular o raciocínio rápido e objetivo em momentos de pouco tempo para raciocínio,
Compreender a função da prática lúdica na aquisição de conhecimentos gerais;
Colaborar com os colegas e com o professor para o bom andamento da atividade.
O aluno deve ter uma cultura básica em relação ao tema de conhecimentos gerais desenvolvida na escola e, na sua prática acadêmica e cultural rotineira.
Professor, esta aula deverá ocorre em sala. Este jogo é uma variação do jogo conhecido como “STOP/A DEDANHA”
Organize as mesas em 5/6 colunas e afaste qualquer objeto que fique entre uma coluna e outra, para que seja possível o deslocamento dos alunos por entre os corredores das colunas.Portanto, serão 6 colunas com número iguais de alunos(se possível)
Cada coluna será uma equipe, portanto, divida no quadro espaços iguais para que os alunos possam escrever o que se irá pedir durante as rodadas.Peça aos alunos que criem nomes para as suas respectivas equipes.
Jogo na turma 23C do CAp UFRJ
Ao pedido do professor cada equipe deverá escrever no quadro o que se pede. Todos os alunos de cada equipe deverão escrever , sem repetir o que algum aluno da sua equipe escreveu (logicamente, pode haver igualdade entre uma equipe e outra, mas não na mesma equipe).
Por exemplo: digamos que cada equipe tenha 6 alunos na sua coluna e , em uma das rodadas do jogo o professor peça para escrever nome de frutas que iniciem com a letra “A”: Abacate, amora, abacaxi, ameixa,acerola,avelã. Portanto, temos os nomes de 6 frutas de uma equipe , sem repetição. Lembre aos alunos que eles jogarão ao mesmo tempo. A dinâmica de jogo: Ao sinal do professor com o seu pedido de tema o 1º aluno de cada coluna irá ao quadro e escreverá o que se pede, deverá fazer isso rapidamente e trazer o giz para o 2º aluno e sentar no seu lugar e, assim, sucessivamente, até que todos tenham realizado a tarefa e sentado.
Pontuação:
A equipe vencedora de cada rodada será aquela que o último jogador da equipe que se sentar primeiro e, receberá 10 pontos; a equipe que escrever corretamente também ganha 10 pontos. Se a equipe que sentou todos os seus integrantes e terminou em 1º lugar e ainda acertou a tarefa pode ganhar até 20 pontos em cada rodada.Mas, se a equipe apenas foi a mais rápida e escreveu errado, com erros ortográficos não ganha nenhum ponto.
Dica I - Caso uma ou mais equipes fiquem com jogadores a menos na sua coluna o penúltimo de cada coluna deverá repetir assim que o último realizar a tarefa;
Dica II- A cada rodada mude a posição dos jogadores, ou seja, o 1º vira último, o 2º o primeiro e assim, até que todos da equipe possam ter tido a oportunidade de serem o 1º da sua equipe;
Dica III- Inicie o jogo com temas mais fáceis até que o jogo esteja totalmente assimilado e organizado.
Dica IV – Sugestões de temas:
1ª rodada: Países campeões do mundo de futebol:
Exemplo: Brasil, Argentina, França, Itália, Inglaterra, Uruguai, Alemanha.
2ª rodada: Elementos que constituem a célula humana:
Exemplo: Membrana plasmática, cromatina, mitocôndria, ribossomo, lisossomo, Complexo de Golgi.
3ª rodada: Estados da Região Sul e Sudeste:
Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, e São Paulo (neste caso tem que ter 6 desses estados)
4ª rodada: Elementos químicos da tabela periódica com o nome e seus símbolos:
Exemplo:
H-hidrogênio
Sódio- Na
Carbono – C
Alumínio – Al
Cloro- Cl
Potássio- K
5ª rodada: Desportos coletivos
Futebol
Handebol
Basquetebol
Voleibol
Futsal
Poló aquático
6ª rodada: Conteúdos de geografia:
Exemplo:
Clima
Relevo e geologia
Meio ambiente
Vegetação
Hidrografia
Indústria
Agropecuária
Essas são algumas sugestões, estimule aos alunos que cada grupo proponha um tema para ser desenvolvido no jogo.
Professor, este é um jogo dinâmico e que possibilita algumas variações. Utilize da sua criatividade e formule novos temas e, até novas regras para serem aplicadas no jogo.
Finalize a sua aula realizando uma avaliação do jogo junto com a turma: se eles gostaram dos temas, da organização do jogo, da participação das equipes, de sugestões para uma próxima oportunidade.
Será realizada durante a atividade, através da participação e da organização dos alunos, já que o próprio jogo possibilita que se faça uma avaliação dos conhecimentos gerais de cada equipe.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/07/2015
Cinco estrelasShow!
28/11/2011
Cinco estrelasameiiiiiiiiiiiiiiiiii gosto muito de jogar dedanha ogd pela dicas