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Plantas Carnívoras

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprenderá sobre as plantas carnívoras
Entenderá sobre as formas delas sobreviverem no ambiente e suas armadilhas

Duração das atividades
2 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimentos sobre as plantas, como retiram nutrientes do solo, noções sobre fotossíntese.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Durante o estudo de plantas, as crianças sempre se remetem a plantas carnívoras. No imaginário das crianças, plantas carnívoras se parecem mais com animais que com plantas, com monstros que devoram bichos e até pessoas, presentes em florestas e preparadas para o ataque!

Essa aula pretende desmitificar as plantas carnívoras, explicando o que são e sua relação com a natureza.
Inicialmente, levante com as crianças o que elas pensam ou sabem sobre as plantas carnívoras. Se quiser, peça para que cada um escreva um pequeno texto sobre o que pensa ser uma planta carnívora e como ela é.

A seguir, apresente o texto


Dadá e as plantas carnívoras


- Mãe! Olha só! Eles estão vendendo plantas carnívoras! Compra uma para mim? - perguntou Dadá com os olhos arregalados.

Dona Júlia olha desesperadamente para o seu Antônio, que só ri. Fazer compras com Dadá é sempre assim, qualquer coisinha diferente ele pede. É curioooso!

- Está bem, Dadá, mas você que cuida - respondeu a mãe, já sabendo que ia sobrar para ela.

- Oba! O Guto vai me ajudar a cuidar! - diz Dadá enquanto pega um vasinho minúsculo.

A viagem para casa foi cheia de perguntas: O que será que ela come? Se ela crescer bastante a gente pode usá-la como cão de guarda? E se ela sair do controle? É melhor ela ficar no quarto do Guto que é maior. Já sei: vamos treiná-la, assim ela só come quem a gente quiser! Que nome eu vou dar para ela?

A primeira coisa que o Dadá fez ao chegar da feirinha foi chamar o irmão mais velho, que ainda dormia. "Guuuuuuto! Olha só o que a mãe comprou! Você que vai cuidar!"

Guto se levanta, ainda com a cara amassada, e vai para a sala. "O que está acontecendo?", pergunta ele, colocando seus óculos.

- Uma planta carnívora! Vou chamá-la de Tânia. Olha só os dentinhos dela! Mal posso esperar para levá-la para a escola! São perigosas? - pergunta Dadá, nas pontas dos pés, mostrando o vasinho para o seu irmão.

- Ah... Uma dionéia! Que bonita! Eu vi dessa lá na faculdade! Sabia que as dionéias são plantas nativas do México e dos Estados Unidos?

Guto tem 19 anos. Ele estuda Biologia. Ainda está no primeiro ano, mas já sabe um monte de coisas sobre a vida, o universo e tudo mais. Dadá tem apenas seis anos de idade. Os dois são filhos da Dona Júlia e do seu Antônio que se divertem muito com eles.

- Mas elas são perigosas? - insiste Dadá.

Guto começa a dar risada e responde: "Não, elas só são perigosas se você tiver o tamanho de uma mosca."

- Mas agora elas são filhotes, quando elas crescerem elas vão até te pegar! Daí o papai vai ter que pegar você no estômago dela!

- Mas estas plantas já estão crescidas, quer dizer, elas não vão crescer muito mais do que isso. Aliás, as plantas carnívoras não têm estômago. Isto que parece uma boca é, na verdade, uma folha meio diferente.

- Mas, Guto, se ela não tem estômago, como é que ela come?

- Na verdade, Dadá, ela come como qualquer planta: ela usa a energia do sol, o gás carbônico do ar e a água da terra para fazer o seu próprio alimento.

- Então me enganaram? Elas não vão pegar nenhum inseto? - indignou-se Dadá.

- Não é bem assim, estas plantas pegam insetos sim. É até mais correto chamá-las de plantas insetívoras, já que são poucas as espécies que se alimentam de outros pequenos animais. Algumas pegam lesmas, aranhas. Outras, mais raras, pegam até pequenos sapos. No caso dessa planta que você comprou, quando um animalzinho toca nessas folhas que têm dentinhos, elas se fecham e prendem a mosca - respondeu pacientemente o irmão.

- Mas que mosca boba! Porque ela vai pousar na folha, se ela vai ser comida? É como se um pernilongo voasse até as suas mãos quando você batesse palmas! - comentou a mãe.

- Bem, as plantas carnívoras têm vários jeitos de atrair moscas até as suas folhas. El as podem ter alguma cor atraente, alguma forma interessante, um cheiro gostoso.

Dadá imediatamente bota o nariz na planta carnívora e cheira as suas folhas: "Mentira! Essa não tem cheiro de nada!"

- Para você, mas para as moscas é um aroma irresistível. Ah! Lembrei de uma coisa, eu tenho um livro interessante que tem fotos de outras plantas carnívoras que existem.

Guto se levanta apressado, corre para o seu quarto e volta com um livro cheio de fotos: "Olha aqui. Essa é a drósera, também conhecida como papa-moscas. Ela tem pêlos que grudam nas suas presas e é nativa do Brasil. Esta aqui, a sarracênia, encontrada em áreas montanhosas dos Estados Unidos. Elas têm um copo onde os animaizinhos caem e não conseguem mais escapar."

- Uma coisa não ficou clara, Guto - interrompe o pai - Você disse que as plantas carnívoras fazem o seu próprio alimento, como as plantas da mamãe, certo? Então, porque elas capturam animaizinhos?

- É o seguinte: as plantas fazem o seu próprio alimento, mas precisam tirar a matéria-prima do seu ambiente. O gás carbônico ela tiram do ar, por isso nunca falta, mas ela precisa de alguns nutrientes presentes no solo. Para fazer proteínas, por exemplo, as plantas precisam de nitrogênio, mas, se o solo não tiver quantidades suficientes desse nutriente, elas não vão crescer e podem até morrer - explica Guto.

- É como quando o seu pai teve que colocar fertilizantes nas nossas plantas para elas ficarem mais fortes? - lembrou a mãe.

- É, alguns fertilizantes fornecem nitrogênio para as plantas. Só que na natureza não tem quem coloque fertilizante nas terras, então algumas plantas inventaram de pegar os nutrientes que elas precisam capturando animaizinhos. Muitas plantas carnívoras vivem em terrenos pobres em nutrientes, mas sobrevivem por causa dos animais que elas pegam - completou Guto.

- Mas nesses ambientes também existem outras plantas. Todas são carnívoras? - perguntou o pai.

- Bem, aí já é outra história. Essas plantas têm outras formas de arranjar os nutrientes que faltam para elas - respondeu Guto.

- Guto, como que a planta pega os nutrientes da mosca que ela prendeu se ela não tem estômago? - perguntou Dadá.

- Essa folha cheia de dentinhos joga substâncias na mosca, parecidas com as que o nosso estômago joga nos alimentos, que digerem a coitada. Daí, as mesmas folhas começam a pegar os nutrientes.

- Então essa planta não vai ficar do meu tamanho? - perguntou Dadá sério.

- Não.

- Não vai servir para espantar os ladrões?

- Não.

- Não vamos poder dar o cachorrinho da vovó para ela comer?

- Não.

- Nem vou poder assustar os meus amigos?

- Não.

- Mãe, podemos trocar a Tânia por uma onça?

Texto disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/2002  e http://cienciahoje.uol.com.br/materia/view/2003  (continuação) - Ciência Hoje das Crianças 135, maio 2003

Converse então com os alunos sobre o texto, o que acharam, se acreditam que as informações apresentadas são verdadeiras.


Atividade 1 – Peça para que os alunos marquem no texto com lápis colorido as informações que fazem referência a todas as plantas (fabricar o próprio alimento, retirar nutrientes do solo) e com outra cor as informações que fazem referência somente às plantas carnívoras (a forma como elas capturam os animais, como digerem, onde vivem)


Após a atividade 1 é preciso sistematizar as informações trazidas pelo texto. Você pode primeiro conversar com os alunos e depois sistematizar no quadro, através de anotações. É importante que fique claro que as plantas carnívoras são plantas, e não animais. Assim sendo, agem como plantas. Os animais que são capturados caem nas armadilhas sem querer ou porque são atraídos para elas, b em diferente dos animais, que caçam. Além disso, elas não tem nem boca, nem estômago. A forma de digerir os animais evoluiu em cada espécie de planta, e mesmo assim a digestão leva muito tempo. É importante levar os alunos a pensar nas condições ambientais das plantas. Apesar de a fotossíntese ser a fonte de alimento, como em todas as plantas, as raízes precisam retirar nutrientes do solo. Quando o solo é muito pobre, a planta não consegue viver. No caso das plantas carnívoras elas desenvolveram (durante milhares de anos) armadilhas para capturar pequenos animais e retirar deles os nutrientes que faltam no solo.

Você pode também utilizar este pequeno texto

Plantas carnívoras


“as plantas carnívoras de verdade são pequenas e delicadas. Elas têm em média 15 centímetros. As maiores podem chegar a medir dois metros de altura. Só têm capacidade de capturar e digerir animais miúdos, em geral insetos. Por isso, os pesquisadores preferem chamar essas plantas de insetívoras.

As plantas insetívoras também fabricam seu alimento, mas só isso não é suficiente para suprir suas necessidades vitais. Por isso, os insetos que elas capturam são um complemento alimentar. O processo de captura e digestão do animal varia de planta para planta, dependendo da espécie.”


Trecho do texto “Plantas Carnívoras existem mesmo?” da Ciência Hoje das Crianças 18 – disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/1069  acesso 08/11/2009)

Visto isso, apresente para a turma fotos de outras plantas carnívoras e converse sobre as armadilhas de cada uma

Nepenthes – família Nepenthaceae

As plantas desta família possuem na ponta de suas folhas estruturas semelhantes a jarros, sendo na verdade continuações da própria folha modificada. Sobre a abertura encontra-se uma estrutura semelhante a uma "tampa", normalmente colorida, servindo de proteção para que a armadilha não se encharque. Isso faz com que apenas uma porção de líquido encontre-se em seu interior, e é neste líquido que insetos e aranhas ficam presos ao escorregarem para dentro do tubo - atraídos pelas cores e pelos odores produzidos pelas glândulas situadas na base da tampa. Uma vez dentro da folha, a parede coberta de cera e pêlos virados para baixo evitam que os animais possam escalá-la, e ali os animais são digeridos.

Imagem retirada de http://www.floristeriasnavarro.com/images/Nephentes.jpg (acesso 08/11/2009)

Imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nepenthes_sibuyanensis.jpg  (acesso 08/11/2009)

Sarracenia – família Sarraceniaceae

As sarraceneáceas atraem as presas através do cheiro característico do seu néctar e aprisionam-nas dentro de folhas de formato tubular, cheias de água e enzimas digestivas.

Imagem retirada de http://www.botanik.uni-karlsruhe.de/garten/fotos-knoch/Sarracenia%20purpurea%20Braunrote%20Schlauchpflanze%201.jpg (acesso 08/11/2009)

Imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Heliamphora_nutans.jpg (acesso 08/11/2009)


Drósera – família droseraceae

As Droseras possuem folhas cobertas por pêlos que produzem uma substância pegajosa, a mucilagem. Ao pousar na folha da planta, o animal fica grudado a essas gotas. Quanto mais ele se debate para escapar, mais grudado ele fica. Depois da captura, a planta começa a produzir enzimas digestivas que tratarão de digerir o inseto ou pequeno animal.

Imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Drosera_capensis_bend.JPG (acesso 08/11/2009)

Imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Drosera_spatulata_KansaiHabit.jpg (acesso 08/11/2009)

Dionea – família Droseraceae

Da mesma família da Drósera, a dionéia é a planta carnívora mais conhecida em filmes e lendas. Suas folhas modificadas se parecem com bocas e grandes dentes. A armadilha fica aberta e possui alguns pelos em seu interior. Ao receberem estímulos, esses pelos se fecham. Se a presa for incapaz de escapar, seus movimentos continuarão a estimular os pelos de disparo, o que fará com que a armadilha se feche com mais força, permitindo então que o processo de digestão comece (na ausência desse estímulo adicional, a armadilha se abre, possivelmente como forma da planta evitar o esforço de digerir uma pedra ou uma presa que escapou).

Imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:VFT_ne1.JPG (acesso 08/11/2009)

Imagem retirada de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flytrap.jpg  (acesso 08/11/2009)


Professor, caso você cultive plantas carnívoras, é bastante interessante levar uma para a sala de aula, para que as crianças possam ver de perto (inclusive o tamanho, pois a maioria delas são pequenas). Muitas ficam com medo da planta. É importante orientar para que as crianças não toquem a planta, não porque a planta irá pegá-los, mas porque eles irão machucá-la, uma vez que elas são bastante delicadas.

Caso se interesse por comprá-las, feiras de flores, floriculturas maiores e alguns supermercados podem vendê-las. As Dioneas, seguidas pelas Droseras, são as mais fáceis de serem encontradas, variando o preço de R$ 8,00 a 25,00 (em Belo Horizonte, MG)

Avaliação

Como proposta de avaliação, trabalhe o imaginário infantil e também os conhecimentos novos aprendidos na aula:

Contos de horror

Peça para que cada criança escreva um conto, onde exista uma planta carnívora. Neste conto cada um estará livre para que sua planta carnívora seja como imaginar. Além disso, eles deverão ilustrar o conto. Ao final de cada conto, eles deverão incluir o tópico “para saber mais” onde eles escreverão um parágrafo com informações verdadeiras sobre plantas carnívoras.

Dessa forma você estará explorando o imaginário infantil e ao mesmo tempo desmitificando a imagem das plantas carnívoras. Deixe os contos à mostra no mural da turma!

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniones

  • Juliana Fausto, Faculdades Integradas Simonsen , Rio de Janeiro - dijo:
    jufausto@bol.com.br

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    Excelente história! gostei muito do texto.


  • joão pedro de souza oliveira bernardes, instituto maria ângélica de castro (IMAC) , Minas Gerais - dijo:
    joaopedro1008@hotmail.com

    30/03/2010

    Cinco estrelas

    eu achei exelente fechei o trabalho valeu!!!!


  • Geraldo, hoby , Minas Gerais - dijo:
    geraldogomes12@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal! Já tive alguns vasos de nephentes, porém quando mudei-me de casa perdi, por causa d e ciemnto na construção. Você poderia informar-me onde comprar mudas de carnivoras em Belo horizonte MG? Agradeço a atenção. Geraldo


Sem classificação.
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