29/11/2009
Maria Cristina Tavela Weitzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
O objetivo da aula é desenvolver a capacidade de ouvir por meio da escuta ativa, bem como possibilitar a identificação dos elementos da narrativa e a produção escrita de textos narrativos na forma de canção. Possibilitar a reflexão sobre a banalização do beijo na atualidade.
As atividades foram elaboradas para alunos do 8° ano do ensino fundamental que já tenham certa autonomia na leitura e escrita de textos.
Primeira etapa:
Professor: inicie a aula perguntando aos alunos se já ouviram falar de um grupo chamado Legião Urbana e se conhecem alguma música da banda. A partir das respostas apresentadas pelos alunos, dê algumas informações sobre a importância de tal banda no cenário do rock nacional.
Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília e ativa entre 1982 à 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996.
Músicas de grande sucesso: Eduardo e Mônica ou Faroeste Caboclo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_UrbanaApresente aos alunos algumas imagens da banda e da capa de alguns álbuns afim de que eles compreendam melhor época de sucesso da banda.
Professor: após a exibição das imagens, distribua o roteiro de escuta ativa e solicite que os alunos preencham o roteiro. Deixe que os alunos acompanhem a música mais de uma vez.
Professor: apresente também a letra da canção:
Hoje A Noite Não Tem Luar
Legião Urbana
Composição: Menudo
Ela passou do meu lado
Oi, amor - eu lhe falei
Você está tão sozinha
Ela então sorriu pra mim
Foi assim que a conheci
Naquele dia junto ao mar
As ondas vinham beijar a praia
O sol brilhava de tanta emoção
Um rosto lindo como o verão
E um beijo aconteceu
Nos encontramos à noite
Passeamos por aí
E num lugar escondido
Outro beijo lhe pedi
Lua de prata no céu
O brilho das estrelas no chão
Tenho certeza que não sonhava
A noite linda continuava
E a voz tão doce que me falava
O mundo pertence a nós
E hoje a noite não tem luar
E eu estou sem ela
Já não sei onde procurar
Não sei onde ela está
Hoje a noite não tem luar
E eu estou sem ela
Já não sei onde procurar
Onde está meu amor?
Fonte: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22501/
1o) ESCUTA ATIVA
TEXTO 1:
A letra da música é narrativa, pois conta a história do primeiro encontro entre um casal e do primeiro beijo. No entanto, após momentos felizes o personagem masculino está desiludido, já que não tem mais a mulher amada.
• Quem são os personagens?
• Quem conta a história?
• Como os personagens se conheceram?
• A que estação do ano o rosto da personagem feminina é comparado?
• Quando acontece o segundo encontro?
• Podemos dividir a música em duas partes. Quais são elas?
Professor: assim que os alunos conseguirem preencher todas as respostas propostas no roteiro, distribua a letra da música para que eles possam verificar se as respostas estão de acordo com o texto. Em seguida, proponha questões orais para dar continuidade à reflexão sobre o texto:
1) Qual a relação da mudança de cenário com a história de amor narrada?
2) Explique os versos “As ondas vinham beijar a praia /O sol brilhava de tanta emoção”.
Professor: aproveite este momento para introduzir a explicação de sentido figurado. Solicite que os alunos identifiquem na música outras expressões utilizadas no sentido figurado.
Segunda parte:
Professor: pergunte aos alunos se eles conhecem a cantora Cláudia Leite e quais suas músicas mais famosas. Diferentemente do que ocorreu com os autores da música anterior, os alunos certamente citarão vários exemplos e terão mais informações uma vez que se trata de uma música da atualidade.
Distribua o roteiro de escuta ativa e solicite aos alunos que respondam as questões propostas no roteiro. Para tanto, permita que os alunos escutem a música mais de uma vez.
Beijar Na Boca
Claudia Leitte
Composição: Blanch Van Gogh / Roger Tom
Eu estava numa vida de horror
Com a cabeça baixa sem ninguém me dar valor
Eu tava atrás (tchururu) da minha paz (tchururu)
Agora que mudou a situação
Choveu na minha horta vai sobrar na plantação
Deixei pra trás (tchururu), pois tanto faz (tchururu)
(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais)
Eu quero mais é beijar na boca
E ser feliz daqui pra frente... pra sempre (2x)
Já me livrei daquela vida tão vulgar
Me vacinei de tudo que podia me pegar
Corri atrás (tchururu)
Quem tenta faz (tchururu)
Eu ando muito a fim de experimentar
Meter o pé na jaca sem ter que me preocupar
Eu quero mais, mais, mais, mais...
(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais)
Eu quero mais é beijar na boca
E ser feliz daqui pra frente... pra sempre (2x)
Eu estava numa vida de horror
Com a cabeça doida sem ninguém me dar valor
Andava atrás (tchururu) da minha paz (tchururu)
Agora que mudou a situação
Choveu na minha horta vai sobrar na plantação
Deixei pra trás (tchururu), pois tanto faz (tchururu)
(Refrão)
Eu quero mais é beijar na boca
Eu quero mais é beijar na boca (eu quero mais)
Eu quero mais é beijar na boca
E ser feliz daqui pra frente... pra sempre (2x)
Fonte: http://letras.terra.com.br/claudia-leitte/1198602/
2°) ESCUTA ATIVA
TEXTO 2:
• Como era a situação da personagem no início da narrativa?
• Por que a personagem estava numa vida de horror?
• O que a personagem deseja?
Professor: assim que eles preencherem o roteiro de escuta, distribua a letra da música para os alunos a fim de que eles constatem se as respostas dadas estão de acordo com o texto. Em seguida, proponha algumas questões orais:
1) A letra da música conta uma história. Diante dessa afirmativa, podemos dizer que temos um narrador de 1° ou 3° pessoa? Identifique no texto um trecho que comprove sua resposta.
2) Quantos personagens há na história narrada?
4) A partir da segunda estrofe há uma mudança no estado inicial da personagem? Que mudança ocorre?
5) Qual é o tempo verbal predominante na segunda estrofe? Explique a utilização desse tempo verbal?
6) O que significa : “Meter o pé na jaca”?
7) Explique as expressões: “Choveu na minha horta vai sobrar na plantação”.
8) Qual a linguagem utilizada nessa canção?
Professor: chame a atenção dos alunos sobre a banalização do beijo na atualidade. Diferentemente da primeira canção em que há todo um envolvimento emocional no relato do beijo, na segunda canção, o beijo é visto como mero divertimento e a quantidade de beijos é fator principal para motivação da personagem.
Terceira etapa:
Professor: a partir das discussões realizadas nas etapas anteriores, solicite o preenchimento por escrito do quadro comparativo abaixo:
1)
; Texto I Texto II
Título:
Gênero:
Autor:
Tipo de texto:
Assunto:
Atitude da mulher:
História narrada:
Imagem do beijo:
2) A partir das discussões realizadas, responda: em qual das canções o tratamento do beijo está mais adequado a atualidade? Explique.
Professor: peça aos alunos para construírem um texto narrativo em prosa de uma das canções e, em seguida, solicite-lhes que comparem a canção e o conto.
Para a construção do texto narrativo em prosa, siga o roteiro abaixo:
• Seja o narrador-personagem (narrativa em 1ª pessoa), ou narrador observador (narrativa será em 3ª pessoa);
• Apresente os personagens, o momento e o lugar em que a ação acontece;
• Descreva os personagens e o cenário;
• Conte o fato ou a atitude de um personagem que desencadeie a transformação do estado inicial apresentado (Início propriamente da ação);
• Apresente o ponto da narrativa que a ação atinge seu momento crítico;
• Crie uma solução para o conflito narrado.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/07/2013
Cinco estrelasMuito boa essa aula,os alunos se interessam muito mais quando se faz trabalhos com música. A aula fica muito mais prazerosa.
10/07/2011
Quatro estrelasEsta aula é muito boa pois podemos ampliar a capacidade de interpretação dos alunos , e ao mesmo aumentamos o gosto musical deles .
27/01/2011
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante e tenho certeza de que meus alunos vão gostar. Adoro trabalhar com músicas; este tipo de aula incentiva os alunos e os faz sentir prazer em realizar as atividades propostas.
07/06/2010
Cinco estrelasA aula é ótima, o texto musical chama muita a atenção dos alunos, principalmente nas séries finais do ensino fundamental. É relevante que os educandos façam comparações entre os textos e que reflitam sobre diferentes épocas, além disso, podem compará-los com a atual realidade. Parabéns, atenciosamente: Vânia B. Silva (Rio Brilhante/MS)
27/05/2010
Cinco estrelasmuito boa a proposta faz um otimo nexo entre passado e presente musical relacionado ao tema em questão.
24/03/2010
Cinco estrelasUma excelente aula, bem dinâmica que mexe com a realidade do aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasachei a aula : A música na sala de aula bem elaborada e inspiradora . Eu adoro trabalhar músicas em sala de aula. Parabéns à equipe ! Atenciosamente Valéria Cristina.