Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como quantificar sem utilizar somente a visão da gramática tradicional?

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Estudo das grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Que as coisas do mundo, em geral, se apresentam em quantidades;
• que é necessário quantificar as coisas de maneiras diferentes;
• que para quantificar, é necessário pensar não só em números cardinais, ordinais, fracionários ou multiplicativos (como propõe a gramática), mas também em dimensões, capacidades, intensidades etc.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos poderão utilizar seu conhecimento de mundo, ou seja, sua vivência para resolver problemas que serão a eles direcionados, como, por exemplo, “como comprar arroz?”.

Estratégias e recursos da aula

• Recurso de vídeo para apresentar a história dos números;
• imagens xerocopiadas;
• papéis xerocopiados com produtos e padrões de medidas;
• atividades realizadas em grupo.


Aula 1
Atividade 1

Para despertar a atenção dos alunos para a necessidade de quantificar, o professor exibirá um vídeo sobre a história dos números:



Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qh6wS2MWXLU Acesso em: 19/11/09.

Depois da história dos numerais, o professor mostrará à turma as imagens abaixo e perguntará: “Como contamos/quantificamos essas coisas?”. É a partir desse questionamento que os alunos perceberão que nem todas as coisas do mundo são quantificadas da mesma maneira. Assim, podemos contar geladeiras, por exemplo, utilizando os numerais cardinais, mas não podemos fazer o mesmo quando se trata de arroz. Para este produto, devemos utilizar outro padrão de medida, no caso, quilogramas.


Atividade 2

Nesta proposta, o professor solicitará que os alunos se reúnam em grupos e juntos possam criar hipóteses sobre quais padrões de medidas usar para comprar os produtos abaixo. Para isso, cada grupo ficará com uma temática diferente.

Construção civil

a) tijolos
b) areia
c) cimento
d) cal
e) verniz
f) tinta
g) cano
h) piso
i) fio elétrico
j) pedra-britada

Culinária

a) manteiga
b) café
c) sal
d) açúcar
e) farinha de trigo
f) orégano
g) leite
h) vinho
i) gás

Agricultura

a) milho
b) farelo de trigo
c) trabalho
d) terra
e) esterco
f) semente

Pecuária

a) boi gordo
b) vacina contra aftosa
c) couro

Marcenaria

a) madeira
b) prego
c) seladora
d) lixa

Depois de levantarem hipóteses, o professor entregará papéis contendo os padrões de medidas corretos para cada produto. A função dos alunos em cada grupo será o de associar corretamente o padrão de medida e o produto.

Padrões de medida

Construção civil

a) um milheiro de tijolos
b) um metro de areia
c) um saco de cimento
d) um saco de cal
e) um galão de verniz
f) uma lata de tinta
g) uma barra de cano
h) um metro de piso
i) um rolo de fio elétr ico
j) uma carrada de pedra-britada

Culinária

a) uma colher de sopa de manteiga
b) uma colher de sobremesa de café
c) uma pitada de sal
d) uma xícara de açúcar
e) um pa cote de farinha de trigo
f) uma pitada de orégano
g) um copo de leite
h) um cálice de vinho
i) um botijão de gás

Agricultura

a) uma saca de milho
b) uma saca de farelo de trigo
c) uma tarefa de trabalho
d) um alqueire de terra
e) um carrinho de esterco
f) uma mão de semente

Pecuária

a) uma arroba de boi gordo
b) uma dose de vacina contra aftosa
c) uma peça de couro

Marcenaria

a) um cúbico de madeira
b) um saco de prego
c) um galão de seladora
d) uma folha de lixa

Depois da associação, o professor socializará oralmente os padrões de medida com toda sala.

Importante: é imprescindível o professor ressaltar para os alunos que o contexto será determinante para o padrão de medida que deverá ser usado. Um exemplo: ao comprar açúcar no supermercado, a pessoa compra um saco medido em quilogramas. Mas ao utilizar o açúcar em uma receita, a medida será diferente. Nesse caso, será uma xícara, por exemplo.
Além disso, há ainda expressões que não definem precisamente a quantidade, como em i) um monte de ouro; ii) muita comida; iii) pouca vantagem etc, e expressões que, por sua vez, quantificam de modo totalizador, como i) toda criança; ii) nenhum homem; iii) todos os brasileiros. Esses dois tipos de quantificação merecem a atenção do docente que poderá preparar uma aula para trabalhar semanticamente o uso delas em textos.

Atividade 3

O professor solicitará aos alunos como tarefa de casa que pesquisem outras medidas em setores diferentes – algumas sugestões são: feira (uma dúzia de ovos), padaria (500 gramas de salame), cabeleireiro (uma mecha de cabelo), escola (50 minutos de aula) etc. Para tanto, poderão perguntar a família ou até mesmo buscar na internet outros tipos de padrões de medida.

Avaliação

Nesta aula, a avaliação consistirá em o docente ter convicção de que os alunos, por meio das atividades propostas, conseguiram compreender que no mundo as coisas são quantificadas de maneiras diferentes. Para checar essa constatação, o docente, além de conferir as associações dos alunos com relação aos produtos e padrões de medidas, poderá, ao final da aula, questionar, oralmente as medidas de alguns dos produtos que foram trabalhados ou propor aos alunos que eles levantem medidas que utilizam no cotidiano: uma barra de sabonete, uma série de downloads, dois pratos de massa, um intenso abraço etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.