25/11/2009
Eziquiel Menta, Rosangela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Distinguir e identificar quando uma substância sofre o processo de Dissociação e o de Ionização, seguido de sua condutividade elétrica em solução aquosa.
- Funções Inorgânicas:
* Classificação dos Ácidos
* Classificação das Bases
Momento 01 -
Olá Professor !
Inicie a aula problematizando a seguinte questão com os alunos:
As substâncias que sofrem o processo de Dissociação e o de Ionização podem conduzir corrente elétrica na sua forma pura.
Fonte: http://www.pinhorepresentacoes.com.br/rajja_produtos.jpg acessado 18/11/09
Ácido Sulfúrico
Fonte: http://www.odisseia.univ-ab.pt/e-learning/workshop/ContMatema/ContMa3.gif acessado 18/11/09
Para que fique fácil o entendimento da nossa aula, faremos uma simples comparação de uma substância ácida e básica. Tomaremos como exemplo duas substâncias muito comum utilizadas no nosso dia-a-dia, que é o ácido clorídrico, componente principal de um material de limpeza chamado de "ácido muriático", e o hidróxido de sódio, encontrado na soda cáustica.
Vejam na tabela abaixo algumas características interessantes que essas substâncias possuem.
Covalente (substância molecular)Caráter da ligação química principal | Iônica (substância iônica) | |
Estado Físico (25ºC, 1atm) | Gás | Sólido |
Condutividade elétrica da solução aquosa | Conduz | Conduz |
Na presença de fenolftaleína | Solução Incolor | Solução Avermelhada |
Ação sobre bicarbonato de sódio | Há efervescência | Não há efervescência |
O hidróxido de sódio é uma substância iônica, ou seja, é um sólido que já existem cátions sódio (Na+) e ânions hidróxidos (OH-), agrupados com muita regularidade em um arranjo chamado retículo cristalino.
Quando em presença de água, o retículo cristalino se desmancha e os íons acabam ficando livres, a essa separação de íons chamamos de dissociação iônica que justifica a condutividade da solução. Essas soluções desse tipo são denominadas iônicas ou eletrolíticas.
Quando adicionamos açúcar à água, as moléculas se separam, mas não há formação de íons. A essa transformação denomina-se de dissociação molecular. A solução resultante é chamada de solução molecular ou não eletrolítica.
Fonte. http://www.profpc.com.br/Teoria_arrhenius.htm acessado 18/11/09
O ácido clorídrico na verdade é uma substância molecular, ou seja, os átomos de hidrogênio e do cloro se unem através de ligação covalente. Se não há íons na substância pura, como poderiamos justificar a condutividade elétrica da solução aquosa de HCl.
A explicação apresentada foi muito criativa e muito importante no futuro do desenvolvimento das pesquisas químicas. Os cátions e ânions, não existem no HCl puro, passariam a existir no mo mento em que as moléculas de HCl entrassem em cont ato com a água. A essa quebra da ligação covalente em íons chamamos de ionização.
Fonte: http://www.profpc.com.br/Teoria_arrhenius.htm acessado 18/11/09
Fonte: http://www.profpc.com.br/Teoria_arrhenius.htm acessado 18/11/09
Agora que sabemos que a água destilada (pura) não conduz eletricidade, como explicar então, o fato da água potável conduzir eletricidade?
Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17327/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_indicadores.htm acessado 18/11/09
- Uma discussão sobre o conceitos apresentados.
- Análise dos produtos químicos estudados na aula, comparando com os do simulador.
- Diálogo com os alunos sobre as situações do cotidiano que envolvem química.
- Produção de texto, onde os estudantes expressem o seu entendimento do tema da aula e sua aplicabilidade no cotidiano, abordando também sobre os preconceitos que possuímos, ou seja, quais os conhecimentos do senso comum que são estudados nas aulas de química.
REFERÊNCIAS:
LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Pa ulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004
Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: question ando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999
Nome | Tipo |
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Indicador de ácido e base na cozinha da minha casa | Animação/simulação |
Video sobre acidos e bases, Concorreu ao concurso de VideoClip de química no ano de 2007. O grupo ficou em 3 lugar no concurso do Colégio Máxi.
Fonte. Youtube . http://www.youtube.com/watch?v=kWuR_XV8S2M acessado 18/11/09
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente às questões levantadas, no que se refere à superação de idéias preconcebidas. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário. Sugerimos que os textos produzidos pelos estudantes sejam divulgados no edital da sala.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/12/2011
Cinco estrelasexcelente recurso vsual e muito bem explicada.