01/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Avance na percepção de que a escrita representa os sons fala.
Disponibilizamos aqui uma sequência de atividades com um grupo de palavras referentes a um tema. Você poderá realizá-lo com outro tema que seja de interesse de seus alunos. Pensamos que o trabalho com grupos de palavras no início da alfabetização é de suma importância, pois elas podem servir de referência para o processo de aprendizado do sistema de escrita.
Atividade 1: Nessa atividade, você irá precisar de confeccionar cartelas temáticas para que os alunos relacionem a figura ao seu nome. Dessa forma, as crianças começarão a perceber que, na escrita, devemos estabelecer a relação entre a palavra e o seu som. Ex:
Fichas:
PETECA
BOLA
BONECA
CARRO
URSO
Atividade 2: Com que letra começa?
Essa atividade também é importante para os alunos iniciarem a compreensão de que as letras representam os sons da fala. Cada criança deverá descobrir qual a letra inicial de cada palavra:
Atividade 3: Com que letra termina?
Em outra atividade, sugerimos que você peça aos alunos que encontrem a letra final de cada palavra:
Atividade 4: Caça palavras
Ainda utilizando o mesmo grupo de palavras, você pode pedir às crianças que as encontrem no caça palavras:
G U B O N E C A
E Q B D P I P A
A L U T U R S O F
E B O L A H O P E
S D P E T E C A L
A C A R R O M A N
Atividade 5: “Onde está meu par?”
Distribua para uma metade da turma desenhos referentes a um tema (por exemplo: brincadeiras e brinquedos) e para a outra metade o nome de cada desenho. Proponha aos alunos que encontrem seus pares (desenho e nome escrito).
Essa atividade é importante para que os alunos avancem na percepção de que o nome dos desenhos representa os sons da língua.
Atividade 6: Escrita espontânea
Nessa atividade propomos que você dite aos alunos as palavras trabalhadas em sala (brinquedos e brincadeiras, por exemplo) e depois peça que façam o desenho de cada uma.
Com isso, você poderá verificar se as crianças já estão percebendo as relações entre as letras e seus sons. É interessante também pedir às crianças que leiam as palavras que escreveram.
Observação: Essa atividade não tem como objetivo fazer a correção das palavras. A intenção da escrita espontânea é oferecer ao professor um diagnóstico em relação aos modos como seus alunos estão se apropriando do sistema de escrita.
Ao final dessas atividades, os alunos deverão ter avançado na percepção de que a base de nosso sistema escrito é fonética, ou seja, as letras representam os sons da fala.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/09/2010
Três estrelasA atividade é interessante, contudo não há nada de novo em sua abordagem