Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA FASE INCIAL DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Avance na percepção de que a escrita representa os sons fala.

Duração das atividades
4 ou 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que os alunos saibam que o sistema de escrita é constituído por letras e não por desenhos.
Estratégias e recursos da aula

Disponibilizamos aqui uma sequência de atividades com um grupo de palavras referentes a um tema. Você poderá realizá-lo com outro tema que seja de interesse de seus alunos. Pensamos que o trabalho com grupos de palavras no início da alfabetização é de suma importância, pois elas podem servir de referência para o processo de aprendizado do sistema de escrita.

Atividade 1: Nessa atividade, você irá precisar de confeccionar cartelas temáticas para que os alunos relacionem a figura ao seu nome. Dessa forma, as crianças começarão a perceber  que, na escrita, devemos estabelecer a relação entre a palavra e o seu som. Ex:

undefined

Fichas:

PETECA

BOLA

BONECA

CARRO

URSO

Atividade 2: Com que letra começa?

Essa atividade também é importante para os alunos iniciarem a compreensão de que as letras representam os sons da fala. Cada criança deverá descobrir qual a letra inicial de cada palavra:

undefined

Atividade 3: Com que letra termina?

            Em outra atividade, sugerimos que você peça aos alunos que encontrem a letra final de cada palavra:

undefined

Atividade 4: Caça palavras

            Ainda utilizando o mesmo grupo de palavras, você pode pedir às crianças que as encontrem no caça palavras:

G   U   B    O     N    E    C   A    

E   Q   B     D     P    I    P    A  

A   L   U   T   U   R   S   O   F  

E   B   O   L   A    H   O   P   E 

S   D   P   E   T    E    C   A   L 

A   C   A   R   R   O  M   A   N   

Atividade 5: “Onde está meu par?”

            Distribua para uma metade da turma desenhos referentes a um tema (por exemplo: brincadeiras e brinquedos) e para a outra metade o nome de cada desenho. Proponha aos alunos que encontrem seus pares (desenho e nome escrito).

            Essa atividade é importante para que os alunos avancem na percepção de que o nome dos desenhos representa os sons da língua.

Atividade 6: Escrita espontânea

            Nessa atividade propomos que você dite aos alunos as palavras trabalhadas em sala (brinquedos e brincadeiras, por exemplo) e depois peça que façam o desenho de cada uma.

            Com isso, você poderá verificar se as crianças já estão percebendo as relações entre as letras e seus sons. É interessante também pedir às crianças que leiam as palavras que escreveram.

Observação: Essa atividade não tem como objetivo fazer a correção das palavras. A intenção da escrita espontânea é oferecer ao professor um diagnóstico em relação aos modos como seus alunos estão se apropriando do sistema de escrita.

Avaliação

Ao final dessas atividades, os alunos deverão ter avançado na percepção de que a base de nosso sistema escrito é fonética, ou seja, as letras representam os sons da fala. 

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.