20/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer aspectos básicos do Streetball. Aprender momentos relacionados à prática do esporte, tais como o manejo de corpo, a finta e os giros e rotações. Ampliar suas experiências de movimentos. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.
Vivenciado alguns fundamentos do esporte, tais como: Passes (com uma mão, picado/quicado, por cima), Fintas, Arremessos e Drible.
Atividade 1: Conhecendo os movimentos do StreetballRecursos: Internet (vídeos)
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) poderá demonstrar vídeos e imagens do Streetball. Divida a turma em pequenos grupos e solicite que os(as) alunos(as) pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos, curiosidades e textos relacionados ao Streetball. Professor(a), peça aos alunos que tentem memorizar alguns movimentos do esporte, pois estes serão utilizados nas próximas atividades. Destaque a relação do Streetball com o movimento Hip Hop e a dança de rua. O jogo do Streetball é sempre acompanhado de músicas do gênero.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=lJmTRWJwZGQ
http://www.youtube.com/watch?v=WVwu7Gt8nks&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pX-Kj_0cJ6Q
História do Streetball:
http://www.lub.org.br/principal.asp?area=streetball&pag=streetball.asp&nav=02
Atividade 2: Criando movimentos do StreetballRecursos: Bolas de Basquete – 1 para cada grupo de alunos(as).
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Na quadra de basquete, cada grupo irá praticar alguns movimentos do Streetball vistos nos vídeos. Peça-os para criarem/recriarem movimentos de drible (passar bola por baixo das pernas), finta (giro com o corpo), arremessos à cesta, etc. Nesta atividade podem explorar qualquer espaço da quadra. Enfatize que no Streetball o objetivo principal e realizar dribles e fintas, chamado “moves”, do que conseguir finalizar uma cesta.
Atividade 3: Jogando o Streetball ao Som do Hip Hop
Recursos: Bola de Basquete e Som com músicas de Hip Hop
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade, divida a turma em 3 times com número igual de participantes. Faça um sorteio entre os 3 times. Dois irão disputar uma partida de Streetball ao som do Hip Hop. O time que ficou de fora será a comissão julgadora dos movimentos. O time que for mais criativo nas jogadas será o vencedor e disputará outra partida com a equipe que estava de fora. A equipe que perdeu será a comissão julgadora da próxima partida.
Músicas de Hip Hop:
http://culturahiphop.uol.com.br/musicas/
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço – O jogo pode ser realizado em qualquer espaço. É interessante deixar os alunos utilizarem paredes e pilastras para a criação de novas jogadas.
Visitas à grupos que praticam o Streetball são interessantes de serem realizadas e programados junto com os alunos.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentive a criação de jogadas em que o colega seja essencial para sua realização.
Quanto ao Material: O(a) professor(a) poderá colocar variadas bolas no momento do jogo. Além disso, utilizar bolas de vôlei faz-se interessante, uma vez que quicam mais que as bolas de basquete.
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com a pesquisa? Fazem perguntas e colocam questões a respeito do esporte? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? Como a comissão julgadora estabeleceu regras para avaliar os movimentos criados pelos colegas? dentre outras.
Ao final de cada atividade converse com os(as) alunos(as) a respeito dos objetivos propostos e alcançados. Ao término de todas as atividades, faça uma roda e pergunte o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/04/2010
Cinco estrelasMuito bacana!! Tb vc só faz aulas boas!! rsrss
19/04/2010
Cinco estrelasEu sou aluna!!! e vcs sao demais!!!