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Introdução ao salto triplo.

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A história do salto triplo. 

Os principais elementos necessários para que se realize um bom salto triplo.

As principais fases de realização do salto triplo.

Duração das atividades
100 minutos; 2 (duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento anterior para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

 professor deverá preferencialmente por um espaço gramado ou possuir colchões para amortecer o impacto dos exercícios nos alunos.

Atividade 1

O professor através de uma conversa perguntar se algum aluno sabe o que é o salto triplo, ou se já viu em algum lugar? Perguntar como cada um tentaria executar um salto triplo, considerando que pode dar três impulsões. Pode solicitar que experimentem algumas formas em que fariam a execução deste tipo de salto.

Em seguida, deverá reunir a turma, historiar e explicar o que é um salto triplo, conforme segue abaixo.

“O Triplo Salto é um salto horizontal muito exigente. As suas origens remontam aos antigos Jogos Olímpicos dos Gregos, quando não existiam regras e os atletas podiam dar dois pulos e um salto, ou três passos e um salto durante a competição.

Distribuir o texto para os alunos:

O que é o salto triplo.

Texto retirado do site http://efapoio.blogspot.com/2007/05/atletismo-triplo-salto.html, o professor deverá fazer a leitura do texto.

Ler o texto.

Assim, o objetivo deste tipo de salto é atingir a maior distância possível utilizando tres impulsos durante o salto. Para realizar um salto, executa-se o impulso inicial, uma passada saltada e um salto final. A tábua de impulsão está a treze metros da areia para os homens e a onze metros para as mulheres. O comprimento do salto é medido a partir da tábua de impulsão até onde aterrizar o salto.

Atividade 2

Verificar se algum aluno esboça saber sobre executar o salto triplo. Pedir para ele demonstrar o salto.  

Mostrar as figuras a baixo e questionar com os alunos sobre quais capacidades físicas são necessárias para realizar-se um bom salto? Pedir para que um aluno tente executar conforme demonstrado na figura abaixo.

http://www.omundodacorrida.com/triplosaltotecnica.htm

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http://2.bp.blogspot.com/_hBggNFYm1W0/RmPHLavzU0I/AAAAAAAAAEg/t0Q7Sej4uVw/s400/Triplo+Salto+06.JPG

informar aos alunos alguns pontos importantes sobre a técnica e algumas regras.

  • O segundo salto deve ser dado com a mesma perna que o primeiro.
  • O terceiro salto deve ser dado com a perna contrária ao do primeiro e segundo salto.
  • O pé inativo não pode tocar o solo;
  • Não se pode, ao saltar, cair fora da pista ou da caixa de areia.
  • O salto é considerado nulo se alguma parte dos pés ultrapassar a tábua de impulsão. Em competições , se utiliza-se plasticina na tábua de impulsão para verificar se o atleta "queimou"o salto. 

Curiosidades:

  • O recorde mundial de triplo salto masculino pertence ao britânico Jonathan Edwards, com 18.29 metros, marca datada de 7 de Agosto de 1995, em Gotemburgo, na Suécia.
  • Quanto a atletas femininas, a ucraniana Inessa Kravets alcançou o recorde mundial nesta prova, em 10 de Agosto de 1995, também em Gotemburgo, na Suécia. Fez um salto de 15.50 metros.
  • Em Portugal, Nelson Évora bateu recentemente o antigo recorde nacional saltando 17,23 metros, em Gotemburgo, no dia 10 de Agosto de 2006.
  • A atleta feminina Cristina Morujão, detentora do recorde nacional desta prova tem como marca 13.57 metros, conseguidos na Maia, em 28 de Junho de 1997”.

Atividade 3

 Propor aos alunos que saltem a partir de um ponto determinado (um risco com giz no chão ou um pedaço de corda).

Pedir que experimentassem dar o impulso inicial com a perna direita, direita e esquerda e logo depois esquerda, esquerda e direita, tentando identificar qual perna é melhor para executar o movimento.

Atividade 4

Após identificarem a perna de impulsão, pedir que determinem uma distância para realizarem a corrida de modo a chegar ao local da impulsão com máxima velocidade.

Realizar o salto triplo pedindo que confirmem se:

- Estão saltando próximo a marca de impulsão.

-Estão chegando com máxima velocidade antes de realizar a impulsão.

Se o professor observar que os alunos podem melhorar seu rendimento, ele deverá orientá-los a modificar o que for preciso, como: local do início da corrida ou mudar de perna para o primeiro e segundo contato.

Atividade 5

Re alizar os saltos marcando a distância saltada pelos alunos. Poderá m arcar com giz, caso esteja re alizando os salto em uma quadra, ou utilizar um espeto de bambu caso esteja realizando em local de terra ou areia. Cada aluno deverá saltar três vezes buscando superar suas marcas. Ao final, cada aluno terá sua marcar estabelecidas, podendo identificar os melhores saltos. Caso tenha uma trena, pode-se medir neste momento a distância que cada um atingiu.

Avaliação

O professor deverá verificar se os alunos conseguiram entender sobre os principais elementos necessários para que se realize um bom salto triplo.

Verificar se os alunos compreenderão as principais fases do salto triplo.

Pedir ao melhor saltador que realize um salto para observações da turma sobre a utilização dos conceitos empregados na aula.

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