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Lesmas, Caramujos e Caracóis - Moluscos

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a reconhecer esses moluscos
Aprenderá as características deste grupo de animais

Duração das atividades
2 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Inicie sondando os conhecimentos dos alunos sobre lesmas, caramujos e caracóis, se eles conhecem sua morfologia externa, quais informações eles conhecem. Levante informações sobre onde eles vivem, do que se alimentam, como se reproduzem, etc.


Atividade 1 - Para tornar mais claro, apresente o texto extraído da revista Ciência Hoje das Crianças


Lesmas, caramujos e caracóis

Você sabe qual a diferença entre esses animais?

Por: Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/RJ
Publicado em 05/10/2009 | Atualizado em 03/11/2009

Todos os três levam a vida devagar. Estamos falando das lesmas, dos caramujos e dos caracóis. Mas você é capaz de distinguir um bicho do outro? Se respondeu “não”, saiba que não está sozinho. Leitora da CHC, a Lucia Helena Ramos é contadora de histórias. Após apresentar uma trama em que o personagem principal era um caracol, ela ouviu a pergunta: qual a diferença entre esse animal, as lesmas e os caramujos? Sem saber explicar, enviou a dúvida para a CHC e nós fomos atrás da solução!

“Lesma, caracol e caramujo são nomes populares atribuídos aos moluscos que pertencem ao grupo dos gastrópodes”, explica a bióloga Inga Veitenheimer Mendes, do Centro Universitário La Salle, do Rio Grande do Sul. Vamos conhecer, então, algumas características de cada animal, para reconhecê-los? Só fique esperto porque, como estamos falando de nomes populares, o bicho que é chamado de lesma em uma região do Brasil pode ser conhecido como caracol em outra e assim por diante!

Lesmas

Em geral, são moluscos sem concha, encontrados no solo, embaixo ou sobre a vegetação rasteira, em hortas, jardins ou matos. No Brasil, há lesmas que são nativas do nosso país e outras que têm origem na Europa: essas, aliás, devem ter chegado por aqui na época do descobrimento, há mais de 500 anos! As lesmas “brasileiras” têm o corpo achatado, enquanto o das europeias é cilíndrico, entre outras diferenças (as européias, por exemplo, apresentam uma concha reduzida, transparente, em forma de unha, encoberta por uma dobra de pele, que parece uma corcunda. As brasileiras, não). E você sabia que, no mar, também há lesmas? Algumas não apresentam concha, enquanto outras, como a lebre-do-mar, têm uma bem pequena, encoberta pela pele. Há, ainda, as que são coloridas e brilhantes!

Caracóis e caramujos

São os moluscos gastrópodes com concha. Encontrados em ambientes terrestres e de água doce, os caracóis, em geral, têm conchas mais frágeis e leves. Já os caramujos, normalmente, são moluscos gastrópodes que vivem no mar e têm conchas maiores, mais espessas e pesadas. O Adelomelon becki, por exemplo, é um dos maiores caramujos da costa brasileira: sua concha pode atingir 60 centímetros de comprimento! Já os moluscos do gênero Megalobulimus, embora sejam terrestres, quando adultos costumam ser chamados de caramujos. Nativos do Brasil, eles têm uma concha espessa, que chega a medir mais de 10 centímetros de comprimento.

Retirado de http://www.chc.org.br/noticias/bichos-e-plantas/lesmas-caramujos-e-caracois/?searchterm=caramujo  (acesso 12/11/2009)


Converse com as crianças sobre o texto, separando basicamenta as lesmas dos caramujos e caracóis. Peça para que os alunos marquem no texto as características que diferenciam esses animais (ausência de concha, habitat de solo e água doce ou água salgada). Levante então a questão de, como vários animais na natureza, existem espécies que são nocivas para o homem, por causa de doenças que transmitem, ou por causa dos estragos que causam.

Atividade 2 - Procurando moluscos

Professor, se a escola tiver um jardim ou uma área verde, vocês podem tentar procurar esses animais. Como medida de segurança, coloque luvas nas crianças. Se tiverem um exemplar vivo poderão ver como é seu corpo, o muco que deixam, como caminham devagar, etc. Isso também tornará a aula mais rica!

Professor, O muco é de extrema importância para a locomoção do animal, pois sua pele é muito fina e permeável a água, o muco funciona como barreira impedindo o atrito e também a possibilidade de encontrar materiais perigosos para o animal (sal, cal, entre outros). O muco também pode ter funções de marcar o caminho.

Atividade 3 - Apresente o texto a seguir

Caramujo africano (achatina fulica)

O caramujo-africano é uma espécie considerada praga em diversos países no mundo todo. Foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80, com o intuito de oferecer um susbtituto mais interessante economicamente que o escargot verdadeiro (Helix aspersa). Em pouco tempo de criação se verificou que o animal não tinha boa aceitação pelo mercado consumidor brasileiro, o que provocou a desistência da maioria dos criadores, que se desfizeram dos animais de forma errônea: liberando os caramujos em jardins, matas ou simplesmente colocando-os no lixo.

Estes caramujos não encontraram predadores naturais à sua altura e se multiplicaram rapidamente, invadindo diversos tipos de ecossistemas brasileiros. Como são hermafroditas (possuem os dois sexos em um mesmo animal) e realizam a autofecundação, basta apenas um indivíduo para que a praga se alastre, afinal são cerca de 400 ovos ano ao por caramujo.

Os caramujos-africanos são conhecidos por serem hospedeiros de duas espécies de verminoses que acometem os seres humanos. Entretando, a invasão do caramujo-africano é atualmente muito mais relevante no aspecto ecológico do que no agrícola ou sanitário. Este caramujo está invadindo ecossistemas e ocupando um lugar que não é seu, reduzindo assim a diversidade de espécies.

Além de devorar folhas, flores e frutos, causando um enorme estrago em plantas de importância agrícola.

Como outros caracóis, ele aprecia a umidade e a sombra, se locomovendo e se alimentando mais à noite e em dias nublados e chuvosos. É capaz de escalar muros e árvores e desta forma transpor de um terreno a outro.


Texto e imagem retirado e modificado de http://www.jardineiro.net/br/pragas/caramujo_africano.php (acesso 14/11/2009)


Novamente, trabalhe o texto com os alunos, peça para que eles marquem os prejuízos que esse caramujo trás, seu habitat, por que ele é nocivo para as outras espécies, entre outras informações que você quiser ressaltar.

Ao final da aula, se quiser, apresente também outros animais do grupo dos moluscos – conchas, polvos, lulas. Vocês podem montar um mural com fotos de diferentes moluscos.

Recursos Complementares

O site Mundo Estranho também tem uma matéria sobre isso – Qual a diferença entre lesma, carajumo e caracol? – disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_303015.shtml (acesso 15/09/2009)


Corrida de caramujo – se estiver animado, promova uma corrida de caramujos na sua turma. Coloque todos sobre uma superfície lisa de preferência, para que o atrito não os deixe ainda mais lentos (uma tampa velha de carteira, por exemplo) e coloque uma isca ao final da prova (farelo de trigo molhado com cerveja, cascas de frutas).

Se quiser, promova uma corrida entre os alunos também – eles só poderão se arrastar de bruços, com as pernas cruzadas e sem a ajuda das mãos.

Avaliação

É importante avaliar os alunos durante todo o processo de ensino aprendizagem, sua curiosidade, motivação, participação. Se não for possível visitar o jardim para coletar alguns animais, tente levar pelo menos um para a aula, pois isso a enriquecerá muito e ela não ficará apenas na teoria.

Como atividade avaliativa, peça para que os alunos montem, em duplas, uma ficha sobre um dos animais (lesma, caramujo ou caracol), selecionando as informações no texto sobre como é seu corpo, do que se alimenta, como se locomove, para que serve o muco. Eles deverão desenhar também.

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