Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Basquetes”

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer diferentes formas de jogar basquete. Aprender momentos relacionados à prática do esporte, tais como o arremesso, o drible, o manejo de corpo, a finta e os giros e rotações. Ampliar suas experiências de movimentos. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: “Peruzinho dos Passes”
Recursos: Bolas de basquete
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Descrição: Nesta atividade os alunos aprenderão os principais passes utilizados no jogo de basquete. Na quadra, proponha para a turma a formação de grupos com 5 jogadores cada. Cada grupo terá uma bola de basquete. Em cada grupo um(a) aluno(a) será o peruzinho(a). Os demais membros do grupo terão que trocar passes quicados sem deixar o “peruzinho” pegar na bola. Não é permitido lançar a bola ao colega sem antes a mesma tocar no chão. Em um segundo momento, proponha o passe de peito (bola próxima ao peito segura com as duas mãos e lançada para o colega). Os alunos que lançar a bola, próxima do peito, com duas mãos para o colega sem deixar o “peruzinho” tocar na bola. Em um terceiro momento, farão o passe com uma mão para o colega e, por último, o passe por cima (bola por cima da cabeça com as duas mãos).

Atividade 2: Trenzinho do Garrafão
Recursos: 2 Bolas de Basquete e 2 Cones
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Na quadra peça aos alunos para formarem duas equipes. Cada equipe ocupará a área do o garrafão formando uma roda. Em seguida, escolherá um membro da equipe para ser o “peruzinho”. Coloque os cones no lado esquerdo da quadra, ao fundo de cada lado das equipes (ver figura abaixo).

Fonte: Arquivo Pessoal

Ao sinal, as equipes terão que trocar 10 passes, sem deixar o “peruzinho” encostar na mesma. Caso isso ocorra, a contagem dos passes zerará. Quando a equipe tiver trocado os dez passes, algum membro do grupo (nesse caso diga que será aquele que completou o número 10) irá até a linha de arremesso e tentará acertar a cesta. No momento em que fizer a cesta toda a equipe deverá e formarão uma fila atrás do cone e deverão gritar outro colega que está na função de “peruzinho” do outro lado da quadra. O peru, quando chegar, fará o papel do “maquineiro” e irá conduzir os “fagões” até a linha de fundo da quadra dos adversários. Os alunos não podem desfazer o trem até que cheguem ao final. A equipe que for mais rápida cumprirá a tarefa.
Professor(a), para variar e enriquecer a atividade, faça variadas vezes alternando os passes aprendidos anteriormente: 1 vez passe de peito, 1 vez passe quicado, uma vez passe com uma mão e assim por diante.

Atividade 3: Cestas em Movimento
Recursos: 1 Bola de Basquete e 2 Bambolês.
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade, divida a turma em 2 equipes com número igual de participantes. Em cada equipe terá um jogador responsável em segurar o bambolê dentro do garrafão do outro lado da quadra (local onde sua equipe fará pontos), fazendo o “papel da cesta”. Esse jogador poderá deslocar-se por toda área do garrafão, enquanto os demais jogadores não podem entrar no espaço. No momento em que sua equipe estiver atacando a mesma tentará arremessar a bola buscando o “cesta” em movimento.

Fonte: Arquivo Pessoal

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com as atividades propostas? Fazem perguntas e colocam questões a respeito do esporte? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? dentre outras.
Ao final de cada atividade converse com os(as) alunos(as) a respeito dos objetivos propostos e alcançados. Ao término de todas as atividades, faça uma roda e pergunte o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.
Assistir a um jogo de basquete com os alunos e pedir para realizarem um registro a respeito das coincidências entre as práticas da aula é o jogo, podendo ser posteriormente debatido com eles.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.