21/02/2011
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) e cantar.
O aluno deverá perceber auditivamente a nota musical “FÁ”.
O aluno deverá tocar as notas musicais (DÓ-RÉ-MI-FÁ) no metalofone por meio da execução da música proposta.
O aluno deverá conhecer o posicionamento da nota FÁ na "partitura de degraus".
A utilização constante do canto nas aulas de música.
O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.
O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.
O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.
O conhecimento das notas: dó, ré e mi no metalofone.
A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, a dançar e a usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.
Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as quatro notas (DÓ-RÉ-MI-FÁ) que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.
Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw
A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno.
http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/
Nesta atividade, proponha o Jogo com quatro notas (DÓ – RÉ – MI – FÁ).
Etapas do Jogo:
1- A turma será dividida em 4 grupos onde cada grupo recebe o nome de uma nota.
Ex: O grupo DÓ, o grupo RÉ, o grupo MI e o grupo FÁ.
2- O professor toca a nota musical no instrumento (xilofone, metalofone ou outro que venha a substituir) e aponta para o grupo que deve cantar o seu som correspondente.
Ex: O grupo DÓ, canta "Dó"; o grupo RÉ, canta "Ré"; e assim por diante.
O canto sucessivo de todos os grupos formará uma sequência de notas.
• Dica – o professor pode trabalhar com sequências melódicas ascendentes, descendentes ou sons repetidos. Seria interessante que os alunos cantassem sequências que não necessariamente começassem na nota Dó.
Ex: ré-mi-fá-fá; mi-fá-fá-mi; dó-ré-mi-fá.
3- Nesta terceira etapa, o professor que já tocou várias sequências que os alunos cantaram, agora vai tocar no metalofone (uma por uma) a sequência de notas que forma a música "A barquinha". Cada grupo cantará uma nota formando, então, a canção.
Ex: dó (grupo 1), ré (grupo 2), mi (grupo 3), ré, dó, ré, mi, ré, dó, ré, mi, fá (grupo 4), mi, ré, dó.
Após o canto de sequências melódicas, coloque a música abaixo no quadro (lousa) com a notação indicada.
Observação: a utilização de uma escada para o aprendizado de intervalos melódicos é um dos recursos do método Sá Pereira. O objetivo é estimular o aluno na percepção auditiva dos intervalos por meio da locomoção e da visão.
Leia mais sobre Sá Pereira:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_de_Sá_Pereira
A barquinha - Nereide Santa Rosa
Abaixo colocamos a partitura correspondente:
Mostre no metalofone onde fica a nota FÁ e posicione os alunos em dupla para ler o gráfico de degraus das notas (escada) e tocar as notas correspondentes. Proponha aos alunos que cada dupla realize as duas tarefas que se seguem:
1. Um aluno canta enquanto o outro lê a "partitura de degraus" e toca o metalofone. Depois, trocam-se as funções entre os dois alunos.
2. Os dois alunos cantam a música ao mesmo tempo em que tocam o metalofone. Apenas oriente as duplas, deixe que eles se ajudem.
DICA:
■ Estabeleça uma pulsação para a execução da música. Peça aos alunos para indicarem o andamento (velocidade).
■ Cada aluno pode tocar numa oitava, pois a música tem somente quatro notas. Os dois alunos podem tocar juntos e também separados, uma baqueta para cada um.
■ Deve-se chamar atenção para a correspondência de direção entre movimento da mão no instrumento e a grafia dos sons. Por exemplo: quando as notas na escada musical sobem (movimento ascendente - do grave para o agudo), a mão caminha no instrumento para o lado direito e quando as notas descem na "partitura de degraus" (movimento descendente - do agudo para o grave), a mão vai para o lado esquerdo.
■ Procure chamar a atenção para a duração do som. Pergunte qual é o movimento da mão que propicia uma maior duração do som no metalofone (no som mais longo ficamos com a baqueta suspensa esperando o tempo para a nota soar).
Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related
Exemplo de execução de metalofones por uma turma
http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related
Para avaliar observe os seguintes itens:
1. O aluno é capaz de experimentar o instrumento usando as quatro notas musicais (dó-ré-mi-fá)?
2. O aluno é capaz de cantar em grupo, na afinação sugerida pelo professor?
3. O aluno é capaz de perceber e argumentar sobre o resultado final (canto de todos os grupos) das sequências melódicas? Percebe se o movimento dos sons foi ascendente, descendente ou com som repetido?
4. O aluno é capaz de fazer a relação da música cantada na 2ª atividade (Jogo das quatro notas) com a música exposta na "partitura de degraus"?
5. O aluno é capaz de estabelecer a relação entre o movimento do toque e a grafia das notas musicais?
6. O aluno é capaz de tocar no metalofone a canção proposta com regularidade e fluência?
7. O aluno é capaz de cantar a canção?
8. O aluno é capaz de cantar e tocar ao mesmo tempo mantendo regularidade e fluência?
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