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Transporte passivo - Osmose

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Diferenciar uma solução isotônica de uma hipotônica e hipertônica; 2. Explicar como ocorre o processo de osmose; 3. Identificar os efeitos da tonicidade do meio em células animais e vegetais.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Características da membrana plasmática (composição bioquímica, modelo do mosaico fluido e permeabilidade seletiva); 2. Características das células animais e vegetais; 3. Difusão simples e facilitada; 4. Conceito de concentração de um soluto em solução.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 – 50 minutos
 

Atividade para antes da aula – Professor, como atividade para antes desta aula você deve realizar com os alunos a experiência que consta no seguinte roteiro. Esta atividade é conhecida como “batata chorona”. É um experimento simples que evidência na prática o processo de osmose. Lance aos seus alunos um desafio a respeito do que pode ser observado com o experimento. Questione-os! De onde vem a água que molhou o sal e o açúcar que estavam em contato com as batatas? Peça-lhes que elaborem suas hipóteses na forma de um pequeno texto que deve ser entregue.

 

Dica! Para facilitar o andamento da atividade, prepare antecipadamente o material sugerido pelo roteiro e inicie a experiência no início de uma aula qualquer. Ao final da aula mostre aos alunos o que aconteceu com as batatas. Preferencialmente, realize esta experiência na aula anterior a esta proposta de aula. Guarde as respostas elaboradas pelos alunos, elas serão utilizadas em um momento posterior.

 

A proposta de aula propriamente dita encontra-se descrita a seguir.

 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Divida os alunos em grupos e oriente-os a explorarem o objeto de aprendizagem do RIVED denominado “Aprendendo por osmose”. Em um primeiro momento peça-lhes que explorem apenas a primeira atividade proposta – a que fala sobre as diferenças entre soluções isotônicas, hipotônicas e hipertônicas. Logo após a explicação há um pequeno exercício de consolidação de conteúdo que os alunos devem fazer.

 

Dica! Explore esta atividade antes dos alunos. Saiba quais os recursos ele traz. Você pode aproveitar o momento em que os alunos estiverem fazendo os exercícios para expor melhor os conceitos formais de isotonicidade, hipotonicidade e hipertonicidade. A idéia desta atividade é que os alunos explorem o objeto de aprendizagem e colham informações por si sós. No entanto, é mais adequado que você participe como mediador. Aproveite os momentos da resolução dos exercícios propostos para trabalhar de for ma mais aprofundada os conceitos que achar necessário. Uma boa forma de fazer isto é discutir com os alunos ao final do exercício que estratégia eles utilizaram para a resolução. Aproveite as idéias dos alunos com g ancho para trabalhar os conceitos.

 

Continue com o s alunos a exploração do objeto de aprendizagem. O seguinte tópico aborda o conceito de osmose por meio da explicação de funcionamento de um osmômetro virtual. Neste momento você pode desenvolver a atividade da seguinte forma: explore junto com os alunos o experimento virtual, peça-lhes explicações de como ocorre o fenômeno observado e confira as hipóteses dos alunos por meio da explanação que é sugerida pelo objeto de aprendizagem. Mais uma vez utilize as idéias levantadas pelos alunos como gancho para a exposição do conceito de osmose.

 

Atividade para casa – Com o objetivo de permitir que os alunos relacionem os conceitos trabalhados em sala de aula oriente-os a responderem algumas perguntas sobre o que foi estudado. Aqui fica uma sugestão:

 

Considerando um recipiente, separado em dois ambientes (A e B) por uma membrana semipermeável que permite apenas a passagem de água, o que acontece se: a) Do lado A for colocado uma solução hipertônica em relação à solução em B? b) A solução em B for a hipertônica? c) O que acontece que as soluções em A e B forem isotônicas?

 
 
Aula 2 – 50 minutos
 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Nesta segunda aula vamos explorar outro objeto de aprendizagem do RIVED. No caso, a atividade denominada “Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática”, mais especificamente os experimentos sobre osmose. No primeiro experimento, o aluno pode aumentar a concentração de NaCl de uma solução e observar que efeito isso tem sobre uma hemácia. Esta atividade pode ser feita em grupos ou você pode projetar o experimento para a turma.

 
 
 
Experimento 1. O que a contecerá com a hemácia?
 

Dica! Antes de realizar o experimento virtual com os alunos, peça-lhes que imaginem o que irá acontecer com a célula, lembrando do que foi discutido na aula passada. Qual será o movimento da água quando mudamos a concentração de sal na solução? O que será que acontece com a célula? Mais uma vez, após a realização do experimento, utilize as hipóteses levantadas pelos alunos com ponto de partida para explicar mais detalhadamente a natureza do fenômeno observado.

 

A seguir, repita esta mesma dinâmica de atividade ao explorar com os alunos o segundo experimento virtual do mesmo objeto de aprendizagem. Neste segundo experimento os alunos podem comparar os efeitos da tonicidade do meio entre células animais e vegetais. Será que a célula vegetal se comporta da mesma maneira? O que os alunos acham?

 
 
 
 
Experimento 2. E agora? O que acontecerá com a célula vegetal.
 

ExercícioCom exercício de consolidação de conteúdo oriente os alunos a resolverem os dois últimos experimentos do objeto de aprendizagem utilizado na aula anterior, “Aprendendo por osmose”.

 

Atividade para casa Lembra-se do experimento da “batata chorona”? Devolva com os alunos as hipóteses por eles elaboradas antes da primeira aula e peça-lhes que corrijam o que foi feito anteriormente com base no que foi visto nas duas aulas.

 

Dica! Antes de passar aos alun os a atividade de casa, discuta os resultados do experimento com as batatas. Utilize esta atividade para casa como parte da avaliação.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Objetos de aprendizagem:

http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/osmose/osmose.swf - Aprendendo por osmose. Atividade desenvolvida para o RIVED. Objeto de aprendizagem que aborda os principais conceitos acerca do processo de osmose.

http://rived.mec.gov.br/ativi dades/biologia/transporte_passivo_membrana_plasmatica/ - Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática. Atividade desenvolvida para o RIVED. Animaç&at ilde;o interativa que exemplifica os processos d e difusão e osmose.

Roteiro de experimento:

http://www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Batata1.htm. “A batata chorona”. Experimento simples que evidencia o processo de osmose.

 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões. 2. Pelas atividades para casa. Os alunos conseguiram relacionar os conceitos de solução isotônica, hipotônica e hipertônica com o conceito de osmose? Eles conseguiram perceber que uma solução só pode ser considerada isotônica, hipotônica ou hipertônica quando em comparação a uma segunda solução? 3. Pelas hipóteses elaboradas para explicar os resultados do experimento “A batata chorona”. O que há de diferente entre as primeiras hipóteses construídas e o que foi corrigido pelos alunos? Eles conseguiram incorporar os conceitos trabalhados durante as duas aulas na correção?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 4/11 - 36.36%
  • Quatro estrelas 6/11 - 54.55%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 1/11 - 9.09%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

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Opiniões

  • Cynthia, Escola Marechal rondon , Mato Grosso do Sul - disse:
    cynthiacibelle@gmail.com

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    adorei...vou utilizar com os meus alunos! Obrigada


  • Natália, IFSP , São Paulo - disse:
    tricks.smuggler@hotmail.com

    10/05/2011

    Cinco estrelas

    Aula muito completa, diversificada, o experimento é simples e interessante, e o aplicativo é tão interessante quanto. Gosto bastante quando o jogo tem um pouco mais de conteúdo do que apenas o jogo, as explicações são bem colocadas.


  • doce, silva machado , Pará - disse:
    dudaopaiva@gmail.com

    12/04/2011

    Cinco estrelas

    muito boa a aula tenho que fazer uma prova de ciencias hoje a tarde e com esse aula vou tirar um 10.


  • Diego Domingues de Siqueira, Unifeso , Rio de Janeiro - disse:
    diego.csaf@gmail.com

    30/03/2011

    Quatro estrelas

    ótima orientação da aula....muito boa


  • cindy, Estados Unidos - disse:
    lilila@hotmail.com

    20/10/2010

    Cinco estrelas

    is a congratuleition the alual is my interencitante


  • Jéssica Sanches de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná , Paraná - disse:
    jessicas0@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula, os recursos de informática são excelentes e a aula prática é fácil de fazer e de observar, além disso a forma como estão dispostas as etapas da aula, facilita muito a aprendizagem e a conceitualização do conteúdo científico, substituindo passo a passo os conhecimentos pré-existentes pelo conhecimento científico.


  • lucia Helena Alves Carlota, EUNICE BUENO ROMEIRO PROFA , São Paulo - disse:
    luciacarlota@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    uma atividade simples e que cumpre oobjetivo


  • GILBERTO VERAS FERREIRA, NTE - FORTALEZA - (Cambeba) , Ceará - disse:
    gilferreira84@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula está muito bem direcionada e com certeza vai fazer com que os alunos aprendam mesmo que seja por osmose.... como ja diziam nada se cria, tudo se copia!!!!! valeu!!!!!


  • Maria de Lourdes da Silva Santana, COL. EST PROFESSORA MARIA CONCEIÇAO DE SANTANA , Sergipe - disse:
    lourdesaju@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, principalmente pela diversidade de atividades propostas e pela orgnizçao do material.


  • Maria Euridan Leite Dantas, EEFM Belarmino Lins de Medeiros , Ceará - disse:
    Eurileite2009@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito desta aula sobre a osmose, a mesma facilita a diferenciar uma solução isotônica de uma hipotônica e hipertônica.


  • antonia, operetoria , Amazonas - disse:
    antoniad@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    nao achei nada de especial eram muito faceis os exercícios. tinha la uma experiencia mais ou menos interessante se nao era ruim


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