16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Atividade para antes da aula – Professor, como atividade para antes desta aula você deve realizar com os alunos a experiência que consta no seguinte roteiro. Esta atividade é conhecida como “batata chorona”. É um experimento simples que evidência na prática o processo de osmose. Lance aos seus alunos um desafio a respeito do que pode ser observado com o experimento. Questione-os! De onde vem a água que molhou o sal e o açúcar que estavam em contato com as batatas? Peça-lhes que elaborem suas hipóteses na forma de um pequeno texto que deve ser entregue.
Dica! Para facilitar o andamento da atividade, prepare antecipadamente o material sugerido pelo roteiro e inicie a experiência no início de uma aula qualquer. Ao final da aula mostre aos alunos o que aconteceu com as batatas. Preferencialmente, realize esta experiência na aula anterior a esta proposta de aula. Guarde as respostas elaboradas pelos alunos, elas serão utilizadas em um momento posterior.
A proposta de aula propriamente dita encontra-se descrita a seguir.
Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.
Divida os alunos em grupos e oriente-os a explorarem o objeto de aprendizagem do RIVED denominado “Aprendendo por osmose”. Em um primeiro momento peça-lhes que explorem apenas a primeira atividade proposta – a que fala sobre as diferenças entre soluções isotônicas, hipotônicas e hipertônicas. Logo após a explicação há um pequeno exercício de consolidação de conteúdo que os alunos devem fazer.
Dica! Explore esta atividade antes dos alunos. Saiba quais os recursos ele traz. Você pode aproveitar o momento em que os alunos estiverem fazendo os exercícios para expor melhor os conceitos formais de isotonicidade, hipotonicidade e hipertonicidade. A idéia desta atividade é que os alunos explorem o objeto de aprendizagem e colham informações por si sós. No entanto, é mais adequado que você participe como mediador. Aproveite os momentos da resolução dos exercícios propostos para trabalhar de for ma mais aprofundada os conceitos que achar necessário. Uma boa forma de fazer isto é discutir com os alunos ao final do exercício que estratégia eles utilizaram para a resolução. Aproveite as idéias dos alunos com g ancho para trabalhar os conceitos.
Continue com o s alunos a exploração do objeto de aprendizagem. O seguinte tópico aborda o conceito de osmose por meio da explicação de funcionamento de um osmômetro virtual. Neste momento você pode desenvolver a atividade da seguinte forma: explore junto com os alunos o experimento virtual, peça-lhes explicações de como ocorre o fenômeno observado e confira as hipóteses dos alunos por meio da explanação que é sugerida pelo objeto de aprendizagem. Mais uma vez utilize as idéias levantadas pelos alunos como gancho para a exposição do conceito de osmose.
Atividade para casa – Com o objetivo de permitir que os alunos relacionem os conceitos trabalhados em sala de aula oriente-os a responderem algumas perguntas sobre o que foi estudado. Aqui fica uma sugestão:
Considerando um recipiente, separado em dois ambientes (A e B) por uma membrana semipermeável que permite apenas a passagem de água, o que acontece se: a) Do lado A for colocado uma solução hipertônica em relação à solução em B? b) A solução em B for a hipertônica? c) O que acontece que as soluções em A e B forem isotônicas?
Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.
Nesta segunda aula vamos explorar outro objeto de aprendizagem do RIVED. No caso, a atividade denominada “Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática”, mais especificamente os experimentos sobre osmose. No primeiro experimento, o aluno pode aumentar a concentração de NaCl de uma solução e observar que efeito isso tem sobre uma hemácia. Esta atividade pode ser feita em grupos ou você pode projetar o experimento para a turma.
Dica! Antes de realizar o experimento virtual com os alunos, peça-lhes que imaginem o que irá acontecer com a célula, lembrando do que foi discutido na aula passada. Qual será o movimento da água quando mudamos a concentração de sal na solução? O que será que acontece com a célula? Mais uma vez, após a realização do experimento, utilize as hipóteses levantadas pelos alunos com ponto de partida para explicar mais detalhadamente a natureza do fenômeno observado.
A seguir, repita esta mesma dinâmica de atividade ao explorar com os alunos o segundo experimento virtual do mesmo objeto de aprendizagem. Neste segundo experimento os alunos podem comparar os efeitos da tonicidade do meio entre células animais e vegetais. Será que a célula vegetal se comporta da mesma maneira? O que os alunos acham?
Exercício – Com exercício de consolidação de conteúdo oriente os alunos a resolverem os dois últimos experimentos do objeto de aprendizagem utilizado na aula anterior, “Aprendendo por osmose”.
Atividade para casa – Lembra-se do experimento da “batata chorona”? Devolva com os alunos as hipóteses por eles elaboradas antes da primeira aula e peça-lhes que corrijam o que foi feito anteriormente com base no que foi visto nas duas aulas.
Dica! Antes de passar aos alun os a atividade de casa, discuta os resultados do experimento com as batatas. Utilize esta atividade para casa como parte da avaliação.
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Objetos de aprendizagem:
http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/osmose/osmose.swf - Aprendendo por osmose. Atividade desenvolvida para o RIVED. Objeto de aprendizagem que aborda os principais conceitos acerca do processo de osmose.
http://rived.mec.gov.br/ativi dades/biologia/transporte_passivo_membrana_plasmatica/ - Transporte Passivo Através da Membrana Plasmática. Atividade desenvolvida para o RIVED. Animaç&at ilde;o interativa que exemplifica os processos d e difusão e osmose.
Roteiro de experimento:
http://www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Batata1.htm. “A batata chorona”. Experimento simples que evidencia o processo de osmose.
Quatro estrelas 11 classificações
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28/06/2011
Cinco estrelasadorei...vou utilizar com os meus alunos! Obrigada
10/05/2011
Cinco estrelasAula muito completa, diversificada, o experimento é simples e interessante, e o aplicativo é tão interessante quanto. Gosto bastante quando o jogo tem um pouco mais de conteúdo do que apenas o jogo, as explicações são bem colocadas.
12/04/2011
Cinco estrelasmuito boa a aula tenho que fazer uma prova de ciencias hoje a tarde e com esse aula vou tirar um 10.
30/03/2011
Quatro estrelasótima orientação da aula....muito boa
20/10/2010
Cinco estrelasis a congratuleition the alual is my interencitante
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima aula, os recursos de informática são excelentes e a aula prática é fácil de fazer e de observar, além disso a forma como estão dispostas as etapas da aula, facilita muito a aprendizagem e a conceitualização do conteúdo científico, substituindo passo a passo os conhecimentos pré-existentes pelo conhecimento científico.
24/03/2010
Quatro estrelasuma atividade simples e que cumpre oobjetivo
24/03/2010
Quatro estrelasA aula está muito bem direcionada e com certeza vai fazer com que os alunos aprendam mesmo que seja por osmose.... como ja diziam nada se cria, tudo se copia!!!!! valeu!!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula, principalmente pela diversidade de atividades propostas e pela orgnizçao do material.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito desta aula sobre a osmose, a mesma facilita a diferenciar uma solução isotônica de uma hipotônica e hipertônica.
24/03/2010
Duas estrelasnao achei nada de especial eram muito faceis os exercícios. tinha la uma experiencia mais ou menos interessante se nao era ruim