20/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Aprender momentos da acrobacia coletiva. Conhecer por meio das atividades circenses novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com o corpo – saltos, giros, pegadas de mão, coordenação de braços e deslocamentos para frente, para trás, para o lado – interagindo com os colegas e com o espaço.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=uwfBNhzMUak&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U7tfyVbyD08
Atividade 2: Realizando Acrobacias de solo
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Espaço com superfície acolchoada (Espaço gramado, tatame de judô)
Descrição: Nesta atividade o professor irá ensinar alguns movimentos de solo (rolamentos – cambalhotas -, maneiras de cair amortecendo o movimento, parada de mão e ponte). O(a) professor(a), pode subsidiar as atividades relacionando-as com os movimentos da ginástica artística - solo.
Professor(a), o vídeo abaixo irá dar uma boa base de possíveis movimentos que você poderá ensinar na aula:
http://www.youtube.com/watch?v=iUC7g2ddg28&feature=related
Atividade 3: Realizando Acrobacias Aéreas
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Espaço com superfície acolchoada (Espaço gramado, tatame de judô)
Descrição: Neste momento, os(as) alunos(as) se dividirão em grupos com 3 componentes. Como proposta, demonstre a pegada cadeirinha (veja figura). 2 alunos(as) de cada grupo irá formar a cadeirinha com as mãos, enquanto o terceiro sentará. Os alunos levantarão o colega.
Pegada Cadeirinha: Arquivo Pessoal
Outros movimentos de acrobacia são possíveis de ensinar tais como:
• Bandeira Frontal (Veja passo a passo nos desenhos abaixo – arquivo pessoal)
Ao darem as mãos os alunos realizarão a pegada cruzada (veja foto):
Pegada Cruzada: Arquivo Pessoal
Ambos necessitam firmar bem os pés no chão e estabilizarem o corpo no momento do equilíbrio:
Arquivo Pessoal
• Avião Facial
Arquivo Pessoal
Aluno deitado - base: Deitado de costas no chão; braços estendidos ao lado do corpo, flexão do quadril 90°.
Aluno que fica em cima: Apoiar as cristas ilíacas nos pés do colega da base; pernas estendidas; cabeça erguida, olhando para frente.
Obs. A construção das figuras acima foi inspirada no livro: Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses. Bortoleto, M. A. C. (2008).
Atividade 4: Criando Cenas Circenses
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Movimentos aprendidos
Descrição: Nesta atividade, peça aos grupos para iniciarem a criação de cenas com os movimentos acrobáticos de solo e aéreo a partir das cenas dos vídeos e dos movimentos ensinados durante a aula. Provavelmente, outra aula será necessária para os(as) alunos(as) ensaiarem os movimentos e apresentarem para seus colegas da turma. Em momento oportuno, podem elaborar apresentações para o restante da escola. A temática de atividades circenses é muito rica, explore os movimentos criados pelos alunos.
Sugestão Bibliográfica:
BORTOLETO, M. A. C. (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. 1. ed. Jundiaí - SP: Editora Fontoura, 2008. v. 1. 272 p.
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como estão envolvidos na pesquisa? Como destacam o que observam nos vídeos? Quais experiências com a temática os alunos possuem? Como está a organização dos grupos? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? De que forma criam novas formas de movimentar-se? Sugerem novos movimentos? Já vivenciaram as atividades em outros momentos (tempos/espaços – escolar/não escolar)? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços? Como se interagem com os pares? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que acharam das atividades propostas? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
A apresentação de cenas circenses elaboradas e apresentadas pelos alunos torna-se um importante momento de avaliação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!