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Peixe de mar é diferente de peixe de rio?

 

11/02/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Que os peixes de água salgada estão adaptados para viver no mar e que os peixes de água doce estão adaptados para viver em rios, lagoas...

Duração das atividades
2h/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Peixes são animais de vida aquática e possuem o corpo adaptado para esse ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Algumas vezes ouvirmos de crianças que moram perto de praias histórias de peixes que levaram vivos da praia para casa e que morreram quando colocados na água doce. Esta é uma situação que as desaponta e as deixa cheias de dúvidas. A escolha do tema dessa aula busca esclarecê-las sobre o que ocorre com os peixes quando retirados do seu habitat natural e são colocados em ambiente inadequados à sua sobrevivência. Para isso propomos a realização de uma atividade investigativa para que elas entendam de forma intuitiva o que acontece com os peixes.

“O processo de equilíbrio entre o interior e o exterior da célula nos organismos vivos é chamado de equilíbrio osmótico. Para mantê-lo o sistema excretor dos peixes de água salgada e de água doce possui adaptações fisiológicas (adaptações orgânicas internas) diferentes”.
Os peixes de água doce eliminam amônia, substância altamente tóxica que exige grande quantidade de água doce para ser eliminada. Por outro lado, os peixes de água salgada excretam uréia, que demanda pouca quantidade de água para ser eliminada. Animais como baleias e golfinhos, mesmo sendo mamíferos, possuem adaptações semelhantes aos peixes marinhos, por isso sobrevivem no mar sem água potável para beber. “
Adaptado de Miriam de Amaral Jones Silva. Coleção Veredas, Guia de Estudo, Modulo 5. Belo Horizonte: Mazza, 2004. vol. 1.

Estratégia

A aula deve ser desenvolvida em dois momentos. Num primeiro momento os alunos fazem uma lista de peixes de água salgada e/ou água doce que conheçam, escolhendo um deles para investigar: o nome, o ambiente onde vive, como é o seu corpo, de que se alimenta, como se movimenta na água, para que servem as nadadeiras e como respiram. Para a pesquisa sugerimos que use revistas de pesca esportiva, sites, entre outras fontes.

Sugestão de sites:

www.pescamadora.com.br/peixes_de_agua_doce.htm
http://aquariovgama.marinha.pt/AVGama/Site/PT/Aquario/especies_agua_doce/

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/peixes_de_agua_doce.html

Após pesquisa converse com a turma fazendo perguntas como:

.Que espécies de peixes foram pesquisadas?
.Quais delas vivem em água salgada?E em água doce?
.Alguma espécie pesquisada se adapta ao aquário?
.Quais as semelhanças e diferenças entre as espécies pesquisadas?

Durante a apresentação dos trabalhos verifique se foram respondidas todas as perguntas sugeridas. Discuta com os alunos a importância das nadadeiras, da bexiga natatória, que permite aos peixes se equilibrar dentro da água enquanto se movimentam, o modo como respiram, entre outras. Chame também a atenção para a importância de eles encontrarem no próprio ambiente o alimento de que precisam. Ao final, comente com os alunos que embora semelhantes aparentemente, peixes de água doce e de água salgada possuem mecanismos internos diferentes, que os adaptam apenas a um dos ambientes.

Realizando o experimento

São muitas as espécies de animais que vivem em rios, lagos, mares e até mesmo em aquários. Vimos que embora aparentemente semelhantes, existem diferenças nos mecanismos internos de peixes de água doce e água salgada. Para entendermos as diferenças desses mecanismos vamos realizar uma atividade experimental.

Materi al: uma batata inglesa cortada ao meio; dois copos plásticos; água e sal.

Como fazer:


1. Ponha c ada metad e da batata em um dos copos, numerando-os.
2. No copo de número 1 coloque água e sal.
3. No copo de número 2 coloque apenas água.
4. Deixe os copos com os pedaços de batata em repouso por cerca de 12 horas.

OBS.: professor, na hora de escolher a batata leve em consideração o aspecto saudável da mesma e seu formato, para que as duas partes fiquem simétricas.

Levantando hipóteses

Em sua opinião o que vai acontecer com a batata colocada na água salgada? E com a batata colocada somente na água?
Registre na lousa as opiniões da turma. Estimule -os a emitir suas opiniões, verifique se alguém já observou em casa o que acontece com as batatas deixadas de molho na salmoura.

Verificando resultados

Legenda: a batata da esquerda ficou apenas na água, enquanto a batata da direita ficou na água salgada.

Após o período de repouso, retomar as discussões a partir das observações realizadas.


.O que aconteceu com a batata que ficou na água salgada?
.O que aconteceu com a batata que ficou somente na água?
.As hipóteses levantadas pela turma se confirmaram? Por quê?

Estimule os alunos a explicarem o que está sendo observado. Conduza a conversa de modo que percebam que a batata do copo 1, colocada na água salgada, perdeu água, ficando com a aparência de que está murcha, e que a batata da água sem o sal, aumentou ligeiramente o volume porque absorveu água. Se houver balança de precisão na escola, pode-se pesar os pedaços da batata antes e depois do experimento.

Ao final do experimento, faça um registro coletivo dos resultados observados explicando aos alunos as suas causas.

Sugestão de registro

O pedaço de batata que ficou na água salgada murchou porque perdeu água. O pedaço de batata que ficou somente na água inchou porque absorveu água. Isso acontece porque, a quantidade de sais minerais, dentro e fora das células que compõem a batata, precisa estar em equilíbrio. Nos organismos vivos, esse equilíbrio é necessário para a manutenção da vida.
Assim, os peixes de água salgada, possuem mecanismo interno adaptado a esse ambiente. Se colocado em um rio, por exemplo, absorvem tanta água que suas células se enchem e se rompem, causando suas mortes. Já no caso dos peixes de água doce, se colocados no mar, perderiam tanta, que morreriam desidratados.
Portanto, ambiente de peixes de água salgada é o mar e ambientes de peixes de água doce são os rios, lagoas, córregos entre outros.

Avaliação

Nesta aula, os alunos são avaliados em diferentes momentos: quando participam das discussões, quando realizam e apresentam a pesquisa realizada, oportunidade em que são avaliados os conhecimentos conceituais assimilados. Os conhecimentos comportamentais e atitudinais desenvolvidos ao longo do trabalho são avaliados quando estamos atentos às suas atitudes e postura diante das atividades propostas, seu relacionamento com os colegas, interesse manifestado entre outros.
Para avaliação final, proponha aos alunos que em duplas respondam:

Por que devemos manter os animais em seus ambientes naturais?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
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Opiniões

  • Cidarta Castellano, Não sou professor só tenho netos com a mesma pergunta , Rio Grande do Sul - disse:
    cid.castellano@terra.com.br

    19/08/2013

    Cinco estrelas

    Primeiramente muito obrigado, sempre tive curiosidade de saber mais sobre os peixes, e depois desta explicação tudo ficou claro para mim, e agora sem medo de errar posso ensinar meus netos sobre a diferença dos peixes de agua salgada e de água doce.


  • Erika Magnavita, E. M. Profª Eda Moreira Daflon , Rio de Janeiro - disse:
    erikasmagnavita@hotmail.com

    30/08/2010

    Cinco estrelas

    A aula sobre a diferença entre peixes de mar e de rio foi de grande importância pra mim. Na verdade foi me dado um esclarecimento que uma dúvida que já tinha desde da minha época de estudante. Sempre tive curiosidade em saber o porquê da morte dos peixes quando trocados de ambientes. Para mim tudo era peixe e podia apenas viver na água!! Hoje leciono em um lugar que a atividade pesqueira é grande e poderíamos utilizar sua aula explorando mais os nossos peixes.


  • Sergio Gomes, residência , Rio de Janeiro - disse:
    luciergio@yahoo.com.br

    22/07/2010

    Quatro estrelas

    Dinâmica e interessante, parabés!


  • Thais, Castelo Branco , Rio de Janeiro - disse:
    thatha_gemea@hotmail.com

    18/06/2010

    Cinco estrelas

    Muito dinamica e interativa.


  • Cicera Maria da Silva Santos , Escola Municipal Dom Expedito Lopes , Pernambuco - disse:
    cicerasant@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula foi bem criativa, usando meios que chamava atenção dos alunos


Sem classificação.
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