04/12/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a medir segmentos de reta com precisão e conhecerá outras possibilidades de medida, além da régua graduada em centímetros e milímetros.
O aluno deverá ter noções de ponto, reta, semirreta e segmento de reta.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula relembrando brevemente os conceitos de reta, semirreta e segmento de reta. Instigue-os a pensar qual o único dos três elementos que pode ser medido.
Fale sobre o Sistema Métrico Decimal, a unidade-padrão convencionada.
Mostre como se mede um segmento de reta com a régua e explique como se dá a graduação do instrumento.
- Atividade
Questione aos alunos como seria possível medir alguma coisa sem a existência do Sistema Métrico Decimal.
Proponha que, utilizando um de seus dedos ou algum objeto, os alunos criem seu próprio sistema de medida e denominem o mesmo.
Solicite a eles que façam um desenho simples, composto por segmentos de reta e meçam os lados da forma desenhada com o instrumento de medição criado por eles.
Ao final da atividade, que o Sistema Métrico Decimal foi desenvolvido a partir da necessidade de existir uma unidade-padrão, para que houvesse um entendimento geral.
Fale que antes da instituição desse sistema, havia uma arbitrariedade na definição das unidades de medida.
Encontre mais informações sobre o tema abordado em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades
Avalie os alunos através do resultado final dos trabalhos, verificando se houve entendimento na realização da atividade proposta.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/12/2012
Cinco estrelaseu amei me ajudou muito ^^