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Música: Metalofone (instrumento de percussão) e canto (voz) – percepção melódica (jogos) - aula 6

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades para tocar o metalofone (instrumento de percussão) e cantar.
O aluno deverá criar e memorizar sequências melódicas dentro das notas (DÓ-RÉ-MI-FÁ).
O aluno deverá cantar as notas musicais (DÓ-RÉ-MI-FÁ) e movimentar–se corporalmente associando a altura dos sons ao movimento corporal.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A utilização constante do canto nas aulas de música.

O conhecimento de escrita musical não convencional - utilização de gráficos, pontos e retas para a notação de altura e duração.

O conhecimento básico da linguagem e do vocabulário musical - nomes de notas; sons graves, médios e agudos; pulso e ritmo; andamento - já experimentados por meio de diferentes materiais sonoros.

O conhecimento e reconhecimento auditivo dos movimentos sonoros ascendente (grave para agudo), descendente (agudo para o grave) e notas repetidas.

O conhecimento das notas: dó, ré, mi e fá no metalofone.

Estratégias e recursos da aula

Introdução


A iniciação instrumental é um momento bastante estimulante para o aluno nas aulas de musicalização. O xilofone, o metalofone e a flauta doce são frequentemente utilizados como instrumentos nas aulas de música em escolas regulares. Vários educadores escreveram sobre suas metodologias utilizando diferentes instrumentos musicais em seus trabalhos pedagógicos para o ensino de música. Entre eles, citamos Carl Orff (1895-1982). Em suas publicações realizadas a partir de 1950, Orff usou xilofones, marimbas, glockenspiels e metalofones de diversos tamanhos com barras (teclas) removíveis, além de instrumentos de percussão de altura não definida para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em música. Além disso, em sua metodologia, os alunos são incentivados a cantar, a dançar e a usar os sons corporais (palmas, pés, estalos de dedos) associados à música.
Nos círculos pedagógicos, Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade.
Nesta coleção de aulas pretendemos introduzir o aluno aos princípios que norteiam a leitura e a escrita do parâmetro altura em música utilizando basicamente os instrumentos de percussão com altura definida (metalofones e xilofones) associados à voz e à palavra cantada.

Atividade 1 - Experimentação


Caro(a) Professor(a), mostre o instrumento metalofone (tamanho pequeno) ou um material alternativo (feito de sucata) e toque uma música utilizando apenas as quatro notas (DÓ-RÉ-MI-FÁ) que serão usadas no instrumento (você pode retirar as barras do metalofone, deixando apenas as que irá usar, se o instrumento permitir).
Distribua os metalofones e deixe que os alunos experimentem da forma que desejarem.
Num segundo momento, conduza a experimentação. Por exemplo: solicite que toquem apenas os sons mais agudos ou mais graves; som "solto" e "preso" (efeito produzido pela forma de segurar a baqueta); forte e fraco; glissando (deslizando a ponta da baqueta sobre todas as teclas do instrumento).
Ao longo desta etapa, observe como os alunos seguram as baquetas e corrija as posturas. Mostre como manuseá-las equilibrando a firmeza e a flexibilidade para que se faça um som solto e preso. Procure deixá-las a uma distância de um palmo de altura para que haja maior agilidade e para que facilite a visualização do instrumento.

Veja a forma de manusear as baquetas do metalofone:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpHcuPKghyw

A figura abaixo mostra um exemplo de metalofone pequeno.

http://milinstrumentos.wordpress.com/2008/02/05/metalofone/


Atividade 2- Dominó sonoro

Esta atividade favorece a memória auditiva e a criatividade.
Forma-se uma roda, cada aluno recebe o metalofone (tamanho pequeno) ou material alternativo (feito de sucata) e como no jogo de dominó com peças, um aluno começa tocando duas notas (diferentes ou não), no ritmo e duração que desejar (neste caso, ele usaria as notas dó, ré, mi e fá), uma após a outra. O próximo aluno deverá imitar este segundo som e criar uma nova dupla de notas (a última nota do colega será sempre a primeira nota da dupla de notas do aluno seguinte); o terceiro aluno repetirá a última nota tocada pelo colega anterior e acrescentará a sua nota, tocando uma dupla de notas, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado ou queiram acabar o jogo.
Durante esta atividade observe com atenção se:
1- Os alunos estão memorizando as últimas notas tocadas pelos colegas anteriores (dó, ré, mi e fá).

2- As criações individuais estão diferentes.

Atividade 3 – Jogo do movimento corporal

Nesta atividade, o aluno deverá cantar o som da nota e movimentar-se com o corpo, fazendo gestos. Os gestos referentes às quatro notas musicais (DÓ-RÉ-MI-FÁ) podem ser combinados e escolhidos com o grupo. Na explicação da brincadeira, colocamos a nossa sugestão de movimentos corporais associados ao som.
Etapas:
1- O professor toca no metalofone a nota Dó - alunos cantam o som e ficam com as mãos em posição de sentido.
2- O professor toca no metalofone a nota Ré – alunos cantam o som e colocam as duas mãos na cintura.
3- O professor toca no metalofone a nota Mi – alunos cantam o som e colocam as duas mãos no ombro.
4- O professor toca no metalofone a nota Fá – alunos cantam o som e colocam as duas mãos no queixo.
Dicas:
• 1- O professor pode tocar sequências ascendentes e descendentes, tocando a nota de forma livre, depois dentro de uma pulsação, estabelecendo andamento lento e rápido, etc.
• 2- O professor pode usar a música da aula anterior, "A barquinha", fazendo com que os alunos cantem e mostrem o movimento corporal ao mesmo tempo.
• 3- O professor pode dividir a turma em 4 grupos (um grupo para cada nota) e conduzir a música "A barquinha". Toque para que os alunos cantem e façam o movimento correspondente.


Veja a aula anterior:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=13596

Atividade 4 – Criação de Jogos Musicais

Peça que os grupos se organizem e criem novos jogos musicais a partir desta aula. Os jogos podem ser variações dos que já foram experimentados. Observe com os alunos que o jogo para ser musical tem que considerar o aspecto auditivo. Peça aos alunos que estabeleçam as regras, coloquem um nome para o jogo e joguem em seu pequeno grupo para observar se funciona bem antes de apresentar o novo jogo para toda a turma.

Esta atividade também poderá ser realizada em casa para apresentação na próxima aula.

Recursos Complementares

Construção de um modelo de sucata do instrumento metalofone
http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html


Exemplo de uma aula com instrumental Orff
http://www.youtube.com/watch?v=ml-1Fh0ZSNM&feature=related


Exemplo de execução de metalofones por uma turma
http://www.youtube.com/watch?v=n5yog2arQkQ&feature=related

Veja mais informações sobre jogos musicais em:

http://www.edumusical.org.br/

Avaliação

Para avaliar observe os seguintes itens:

1. O aluno é capaz de memorizar as sequências de notas tocadas e depois repetí-las nas atividades e jogos propostos?
2. O aluno é capaz de criar uma nova sequência melódica dentro das notas (dó-ré-mi-fá) diferente do seu colega?
3. O aluno é capaz de relacionar o som da nota tocado no instrumento ao movimento proposto pelo professor?
4. O aluno é capaz de cantar o som relacionando-o ao movimento corporal correspondente nas atividades propostas?

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