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Estudando o lide no gênero notícia

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Que a notícia é um gênero textual que contém necessariamente o lide;
• entender o que seja o lide da notícia;
• produzir uma notícia, atentando-se para o lide.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão já ter lido ou escutado notícias para conseguirem, basicamente, identificarem o gênero.

Estratégias e recursos da aula

• Recurso de vídeo para apresentar as notícias;
• revistas;
• cópias de lides.


Aula 1
Atividade 1

O professor deverá levar para a sala jornais e solicitar aos alunos que procurem por notícias.

Importante: neste primeiro momento nenhuma referência ou explicação será dada aos alunos. O professor apenas caminhará entre os estudantes confirmando ou não se o que acharam é notícia.

Terminado esse momento, o professor indagará aos alunos o que basicamente os levaram a identificar o texto que escolheram como notícia. Assim, os alunos informalmente estarão levantando características peculiares ao gênero notícia. Esse levantamento deverá ser anotado no quadro.
Seguidamente, o docente pedirá aos alunos para checarem se no primeiro parágrafo do texto que separaram eles conseguem responder às perguntas:
Quem?
O quê?
Quando?
Onde?
Como?
Por quê?
Para quê?

Neste instante, o professor introduzirá os alunos ao estudo do lide e sua relevância para a notícia.

Atividade 2

À guisa de identificação coletiva do lide, o professor exibirá a notícia oficial da morte de Michael Jackson. Para certificar os alunos da presença imprescindível do lide no início da notícia, o docente mostrará vídeos de diversos jornais noticiando o mesmo fato.


Rádio Jovem Beat: http://www.youtube.com/watch?v=3kfCixV-4NE Acesso em 19/11/09.


Jornal Nacional: http://www.youtube.com/watch?v=RwNfxc3CRgM Acesso em 19/11/09.


SBT Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=vxdQf6QLlHs Acesso em 19/11/09.


Jornal da Record: http://www.youtube.com/watch?v=T8ZQvTwAOtI Acesso em 19/11/09.


Em seguida, o professor então distribuirá aos alunos exemplos de lides e pedirá aos discentes que identifiquem a resposta às perguntas que constituem o lide. Para isso, deverá xerocar as seguintes sugestões:


1) Nenhuma cidade do mundo chega perto dos 10 milhões de dólares que Nova York gasta por ano para se manter limpa. E nenhuma grande cidade do mundo, com a possível exceção de umas poucas da Ásia, tem uma reputação maior graças à sujeira, à desordem, à imundície e ao lixo. Por quê? (Harrison Salisbury, New York Times, 1965)


2) As janelas da sala de recepção do dr. Irving Sklar, na 25a Avenida, dão vista para o outro lado da Washington Square. Um paciente que espera inquieto pela broca do dentista pode observar os pombos circulando o digno Arco Washington de Stanford White, as crianças brincando de pega-pega nas amplas avenidas do parque e os estudantes caminhando de mãos dadas sob os olmos. ‘Certamente conhecemos o Village; o dentista da nossa família fica na 25a Avenida’, disse Irving Fitzpatrick, um rico importador de pimenta de Greenwich, Connecticut, cuja filha, Linda, foi encontrada assassinada com um amigo hippie em uma sauna do East Village há uma semana. (J. Anthony Lukas, “The Two Worlds of Linda Fitzpatrick”. New York Times, 16 out.1967)


3) Oito vezes Armstrong repetiu a lenta e dramática dança. De costas para a paisagem da noite lunar, com as mãos seguras na escada de sua águia metálica, procurava com os pés cada degrau da histórica descida. Então veio o último lance: às 23h56 de 20 de julho de 1969, Armstrong estendeu seu pé esquerdo, apalpou cuidadosamente o chão fino e poroso, pressionou-o depois com mais força e só então deixou-se ficar de pé na Lua. O grande e grotesco vulto branco, que horas antes decidiu antecipar o primeiro passeio de um homem na Lua - de veria ser às 3h16 da manhã de 21 de julh o -, emocionou-se: o astrona uta A rmstrong era, a partir daquele instante, Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. (“Hoje, a lua é do homem”. Veja, edição histórica, julho, 1969)


4) Um dos cinco homens presos na madrugada de sábado na tentativa de instalar escutas no quartel-general do Comitê Nacional Democrata é o coordenador de segurança assalariado do comitê pela reeleição do presidente Nixon. O suspeito, o ex-funcionário da CIA James W. McCord Jr., 53 anos, também tem um contrato à parte para prestar serviços de segurança para o Comitê Nacional Democrata, afirmou ontem o presidente nacional do Partido Republicano, Bob Dole. O ex-advogado-geral da União John N. Mitchell, chefe do Comitê pela Reeleição do Presidente, disse ontem que McCord foi contratado para ajudar a instalar o sistema de segurança do próprio comitê. Em declaração distribuída em Los Angeles, Mitchell disse que McCord e os outros quatro presos no comitê Democrata no sábado ‘não operavam nem em nosso nome e nem com nosso consentimento’ na suposta tentativa de escuta. (Carl Bernstein e Bob Woodward. “GOP Security Aide Among Five Arrested in Bugging Affair”. Washington Post, 19 jun. 1972)


5) ’Alfa, Hotel e Eco’ - três números da linguagem cifrada usada pela polícia e transmitidos em código a todos os pontos da cidade - revelaram ontem, às 19h30, a existência de 185 mortos em conseqüência do mais trágico incêndio já ocorrido em São Paulo. A essa hora, grande parte do efetivo de 1.450 homens do Corpo de Bombeiros e 2 mil guardas de trânsito ainda estavam mobilizados para o rescaldo do antes imponente edifício Joelma, localizado no número 225 da avenida 9 de Julho, na praça da Bandeira, e orientando milhares de motoristas que, com seus carros, tentavam passar nas proximidades daquele local. Enquanto isso, no Instituto Médico Legal, apenas 25 dos 185 corpos para lá levados tinham sido identificados; e o número de feridos, encaminhados aos diversos hospitais públicos ou particulares, quase chegava a 250. (“Nas Cinzas do Joelma, 185 mortos”. Folha de S. Paulo, 2 fev.1974)


6) A cada quinze minutos, mais ou menos, uma bala desce gritando e explode nesta cidade cercada, e outra meia dúzia de pessoas é morta ou ferida. Acontece dia e noite. As paredes da enfermaria militar e do hospital civil estão pegajosas de sangue. Há muito tempo acabaram os analgésicos. Os corpos estão em todo lugar - alguns semiconscientes gritam de dor, outros com feridas abertas não sobreviverão. Alguns morreram e, no caos, jazem deitados sem ninguém para cobri-los ou removê-los. (Sydney H. Schanberg, "Em uma cidade cambodjana sitiada, fome, morte e os soluços das crianças New York Times, 16 jan.1975)


7) A cada dia, lotando caminhões que ligam uma ferida aberta na selva, 130 quilômetros a sudoeste de Marabá, a treze localidades do Pará, Maranhão e Goiás, cerca de 2.200 ‘paus-de-arara’ do ouro vão deixando para trás, em meio à poeira, o maior garimpo a céu aberto do mundo. São os ‘blefados’, que deixam, também, sua saúde, seus sonhos de riqueza desfeitos no suor derramado numa enorme cratera de 24.615 metros quadrados, com 1.200 metros de diâmetro e de 60 a 80 metros de profundidade - o já lendário garimpo de Serra Pelada, descoberto há quase quatro anos e festejado como o tesouro que pagará a dívida externa. (Ricardo Kotscho, “Uma Chaga de Ouro na Selva”, Folha, 18.dez.1983)


8) O governo brasileiro está construindo instalações subterrâneas na Serra do Cachimbo, sul do Pará, limite com Mato Grosso, para fins militares. São covas e cisternas que, pelas suas características, se prestam a testes nucleares de diversos tipos e ao armazenamento de lixo atômico de usinas.
Desde 1981 têm sido realizados levantamentos geológicos e hidrológicos na área. No mês passado foi concluída a construção de um poço de 320m de profundidade por um metro de diâmetro. A área de testes deverá estar concluída e m 1991. (Elvira Lobato, “Serra do Cachimb o pode ser local de provas nu cleare s”. Folha de S.Paulo, 8 ago.1986)


9) A mais nova maldição não tem feito grandes estragos nos arraiais da mais velha profissão. Em São Paulo, de 1982 a 1988, 64 mulheres pegaram Aids em contatos sexuais. A Secretaria Estadual da Saúde não distingue quantas delas foram contagiadas por namorados e maridos, e quantas por fregueses. Isso significa que apenas algumas das 64 eram prostitutas. E, mesmo que todas fossem, o número é pequeno se comparado ao das 116 infectadas por transfusão de sangue e injeção de drogas. Ou aos 86 casos de contaminação pré-natal de meninas. (José Roberto de Alencar, “Prostitutas sofrem menos Aids”, O Estado de S.Paulo, 13 nov. 1988)


10) Primeiro, chegaram as duas motocicletas de sempre. Quatro homens armados com pistolas automáticas desceram e entraram na Seven Beach, bonita loja de artigos esportivos na esquina das ruas Fernandes Moreira com Amaro Guerra, em Santo Amaro. A Kombi parou cantando pneus e dela desceram outros dois. Ao lado do segurança e do balconista, Carminha Brunelli, a dona, nem nervosa ficou. Estava acostumada. (José Roberto de Alencar, “Depois de 13 assaltos, só resta à lojista desistir”. Jornal da Tarde, 12.abr.2000)


Todos os lides acima estão disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lead Acesso em 19/11/09.

Atividade 3

Produção de texto

Entendendo que o lide trata dos dados mais básicos de uma matéria jornalística e forma o primeiro parágrafo da notícia, os alunos terão, individualmente, de produzir uma notícia, fictícia ou não, a fim de produzirem o que estudaram na aula.

Avaliação

A avaliação acontecerá no momento da produção do texto do aluno. Ele terá de produzir uma notícia. Para isso, não poderá esquecer-se de priorizar o lide no primeiro parágrafo.

As notícias produzidas pelos alunos poderão ser expostas no mural da sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
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Opiniões

  • Nelson, EE Profº Inácio Castilho , Minas Gerais - disse:
    nelson5814@gmail.com

    26/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela tãobem esquematizada.


  • carolina, escola estadual maria da conceicao barbosa de souza , Minas Gerais - disse:
    carolinafariacorreia@live.com

    03/01/2012

    Quatro estrelas

    otimo


  • KATIA CRISTINA SOUSA FERREIRA, ESCOLA MUNICIPAL HILDA LEÃO CARNEIRO , Minas Gerais - disse:
    katiacsf@yahoo.com.br

    02/11/2011

    Cinco estrelas

    A AULA PLANEJADA PARA O TRABALHO COM O LEAD DO GÊNERO NOTÍCIA FICOU CLARA, COERENTE E POSSÍVEL DE SE APLICAR EM SALA DE AULA. VOU FAZER ESSE TRABALHO COM OS MEUS ALUNOS DO 7º ANO.


  • vinícius Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO , Pernambuco - disse:
    viniciusdoingles@hotmail.com

    10/12/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão de aula, creio que ela foi altamente beneficente paa mim e também produtiva. Parabéns.


  • Cicelma Giseli, Colégio Rui Barbosa , Paraná - disse:
    cicelma@seed.pr.gov.br

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    adorei esta ideia de aula sobre notícia era o que eu estava precisando.


  • Jackeline Ferreira e Silva, Escola Municipal Odília Mendes de Brito , Goiás - disse:
    jackiefs@hotmail.com

    06/05/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão! Trabalhei com meus alunos e tive um resultado bastante positivo.


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