20/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de tênis de campo sem uso das raquetes. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas - saques com mais força, menos força, recepção de bola, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula
Atividade 1: Conhecendo o Tênis de Quadra/Campo
Recursos: Internet
Duração: Aproximadamente 25 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos (máximo 5) e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos relacionados ao Tênis de Quadra. Professor(a), circule entre os alunos e enfatize os movimentos do corpo dos jogadores e da bola no momento do jogo.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
Tênis de Campo
http://www.youtube.com/watch?v=S2LpDVx2TEw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=V-m8Lqq_WPo&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9nis
Atividade 2: Experimentando os movimentos do jogo
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bola de Tênis de Quadra
Descrição: Na quadra o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos (4 alunos em cada) e peça-os para inventarem formas de rebater as bolas tênis com as mãos para seus colegas. Eles podem usar as marcações da quadra. Peça para que fiquem distantes um do outro e tentem rebater a bola até o companheiro do outro lado. Se precisar faça marcações com giz ou fita crepe.
Sugestão de Jogo: O Paredão
O paredão é uma brincadeira em que os alunos rebatem bolas de diferentes tamanhos e pesos na parede com o intuito de eliminar o adversário que está atrás dele na fila. Próximo a uma parede, peça aos alunos para estabelecerem uma ordem (pode ser uma fila) para iniciar a batida na bola de tênis. Está terá que tocar primeiro no chão, na parede e novamente no chão antes da batida do próximo jogador. Caso a bola dê mais de um toque no chão esse jogador passa a ser o último da ordem a bater na bola novamente. Outras regras podem ser criadas pelos alunos ao longo do jogo.
Atividade 3: Tênis com as Mãos
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Recursos: Bola de tênis de quadra e Espaço da quadra de vôlei com rede.
Descrição: Na quadra de vôlei abaixe a rede até próxima do chão. Peça para os mesmos grupos da atividade anterior estabelecer uma ordem, que pode ser feita a partir e um sorteio entre um membro de cada grupo. Como cada grupo é formado por 4 jogadores, coloque dois em cada lado da quadra e inicie a partida. Na ordem sorteada cada grupo irá jogar 1 set de 5 pontos, oportunizando todos jogarem. Em um primeiro momento, a bola poderá tocar mais de uma vez na quadra antes de ser rebatida para o outro lado. Posteriormente, estabeleça que seja permitido somente um toque da bola no chão e que logo depois deverá ser rebatida para o outro lado da quadra. Para a equipe pontuar é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra da equipe adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque no chão, ou que a devolva para fora dos limites do outro lado da quadra.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação da quadra e a utilização de algo para marcar a rede, podendo ser um elástico ou fita.
Quanto ao Material: Bolas de frescobol também podem ser utilizadas no momento da aula. Caso seja viável, utilize raquetes de frescobol nas atividades 2 e 3.
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que encontraram nas pesquisas realizadas na internet? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a pesquisa na internet? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!