Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESCRITA DE TEXTOS A PARTIR DE UM CURTA-METRAGEM

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreensão do tema central de história assistida (um curta-metragem).
Escrita do final da história.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aulaComputador e o vídeo com o curta “Velha História”
Acesse o curta pelo site: http://www.portacurtas.com.br/busca.asp

Atividade 1- Significado de Curta metragem

Professor inicie a aula com uma explicação sobre o curta-metragem. O curta-metragem é um filme com duração máxima de 30 minutos. Peça aos alunos que façam uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:
• Você já assistiu um curta-metragem?
• Se você já assistiu, quanto tempo durou?
• Um filme normal tem mais ou menos a duração de quanto tempo?
• Qual filme é mais rápido?
Discuta os resultados trazidos pelos alunos.

Atividade 2- Conversando sobre o Curta

Professor apresente aos alunos o curta metragem “Velha História”(veja abaixo). Faça uma discussão sobre o assunto: Qual é o assunto do filme? O que vocês viram e que consideram mais legal no filme?
Você modificaria algo que não gostou? Daria outro final para o filme?

Professor vá para a lousa/ quadro e junto com os alunos elaborem um texto coletivo sobre a história “Velha História”. Pergunte aos alunos: Como podemos iniciar a história? Onde eles estavam? Onde o homem estava pescando? O que aconteceu?Como era o peixinho? Como ele tirou o anzol da boca do peixinho? Por onde eles passeavam? O peixinho pode viver fora da água?Por que o homem jogou o peixinho no rio?O que aconteceu?
Finalizado a escrita da história, os alunos deverão criar um título. Você poderá fazer uma votação para escolha do título que ficará valendo para a identificação do mesmo perante o grupo.
Peça aos alunos que escrevam a história no caderno, prestando bastante atenção na escrita.

Para acessar o Curta acesse o site: http://www.portacurtas.com.br/busca.asp


Atividade 3- Mudando o final da história

Professor, pergunte aos alunos o que eles acharam do final da história. Proponha um novo final que será criado por eles.
Organize a turma em duplas, coloque um aluno mais avançado com um menos experiente na escrita e peça para que eles escrevam um novo final para a história.
Finalizado as produções, peça às duplas que troquem os textos com outras duplas para que leiam, observem e apontem o que não entenderam. Devolvidas as produções às duplas iniciais, todos deverão fazer as correções. O professor recolherá as produções e junto com os alunos montarão um mural.
Faça um cartaz e escreva: “O final da história você decide...” e afixe no mural junto com os finais das histórias escritas por eles.

Avaliação

Verificar se as duplas foram capazes de compreender a história e realizar um novo final com coerência e compreensão, sem desviar do tema central.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.