01/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Compreensão do tema central de história assistida (um curta-metragem).
Escrita do final da história.
Conhecimentos sobre a escrita alfabética.
Recursos da aulaComputador e o vídeo com o curta “Velha História”
Acesse o curta pelo site: http://www.portacurtas.com.br/busca.asp
Atividade 1- Significado de Curta metragem
Professor inicie a aula com uma explicação sobre o curta-metragem. O curta-metragem é um filme com duração máxima de 30 minutos. Peça aos alunos que façam uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:
• Você já assistiu um curta-metragem?
• Se você já assistiu, quanto tempo durou?
• Um filme normal tem mais ou menos a duração de quanto tempo?
• Qual filme é mais rápido?
Discuta os resultados trazidos pelos alunos.
Atividade 2- Conversando sobre o Curta
Professor apresente aos alunos o curta metragem “Velha História”(veja abaixo). Faça uma discussão sobre o assunto: Qual é o assunto do filme? O que vocês viram e que consideram mais legal no filme?
Você modificaria algo que não gostou? Daria outro final para o filme?
Professor vá para a lousa/ quadro e junto com os alunos elaborem um texto coletivo sobre a história “Velha História”. Pergunte aos alunos: Como podemos iniciar a história? Onde eles estavam? Onde o homem estava pescando? O que aconteceu?Como era o peixinho? Como ele tirou o anzol da boca do peixinho? Por onde eles passeavam? O peixinho pode viver fora da água?Por que o homem jogou o peixinho no rio?O que aconteceu?
Finalizado a escrita da história, os alunos deverão criar um título. Você poderá fazer uma votação para escolha do título que ficará valendo para a identificação do mesmo perante o grupo.
Peça aos alunos que escrevam a história no caderno, prestando bastante atenção na escrita.
Para acessar o Curta acesse o site: http://www.portacurtas.com.br/busca.asp
Atividade 3- Mudando o final da história
Professor, pergunte aos alunos o que eles acharam do final da história. Proponha um novo final que será criado por eles.
Organize a turma em duplas, coloque um aluno mais avançado com um menos experiente na escrita e peça para que eles escrevam um novo final para a história.
Finalizado as produções, peça às duplas que troquem os textos com outras duplas para que leiam, observem e apontem o que não entenderam. Devolvidas as produções às duplas iniciais, todos deverão fazer as correções. O professor recolherá as produções e junto com os alunos montarão um mural.
Faça um cartaz e escreva: “O final da história você decide...” e afixe no mural junto com os finais das histórias escritas por eles.
Verificar se as duplas foram capazes de compreender a história e realizar um novo final com coerência e compreensão, sem desviar do tema central.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!