30/11/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Cantar a música proposta;
Familiarizar-se com o modo menor;
Vivenciar a pulsação através do canto, da percussão corporal e da dança;
Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música;
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal.
Atividade 1
Com a turma sentada em uma roda, faça uma revisão da música “Frevo e Ciranda”. Enquanto você faz o acompanhamento em algum instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon), as crianças apenas cantarão a música. As tonalidades sugeridas são: Fá Menor ou Sol Menor, adequadas à extensão vocal infantil.
“Frevo e Ciranda”
(Capiba)
Eu fui à praia do Janga
Pra ver a ciranda
E o seu cirandar, ciranda!
O mar estava tão belo
E um peixe amarelo
Eu vi navegar, navegar!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar, ciranda!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar!
Para conhecer a melodia e a letra da música, sugerimos os links abaixos. Vale lembrar que, nesse caso, a música está sendo executada como frevo.
Atividade 1
Com a turma sentada em uma roda, faça uma revisão da música “Frevo e Ciranda”. Enquanto você faz o acompanhamento em algum instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon), as crianças apenas cantarão a música. As tonalidades sugeridas são: Fá Menor ou Sol Menor, adequadas à extensão vocal infantil.
“Frevo e Ciranda”
(Capiba)
Eu fui à praia do Janga
Pra ver a ciranda
E o seu cirandar, ciranda!
O mar estava tão belo
E um peixe amarelo
Eu vi navegar, navegar!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar, ciranda!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar!
Para conhecer a melodia e a letra da música, sugerimos os links abaixos. Vale lembrar que, nesse caso, a música está sendo executada como frevo.
http://www.youtube.com/watch?v=OBQJBTPrmr0
http://www.frevo.pe.gov.br/capiba_frevociranda.html
Atividade 2
Após duas execuções, peça à turma que, ainda organizada em roda, fique em pé para a brincadeira do “Chefe”. Enquanto você faz a marcação da ciranda no bumbo (ou algum outro instrumento de percussão grave, como surdo ou atabaque), a turma deverá cantar a música “Frevo e Ciranda”. Haverá um “chefe”, escolhido previamente, que será responsável por propor sons corporais no tempo forte da marcação da ciranda, ou seja, no 1º tempo. A turma, enquanto canta, deverá seguir os sons. A cada repetição da música um novo “chefe” é escolhido.
Dica
1) Proponha, posteriormente, a escolha de dois “chefes” para cada repetição da música, que por sua vez deverão escolher sons corporais distintos. Cada aluno poderá escolher qual “chefe” seguir, ou mesmo você pode sugerir a divisão da turma em dois grupos – um para cada “chefe”;
2) Varie quanto à regra do jogo. Em um determinado momento, o “chefe” não mais deverá propor os sons corporais à turma, e sim apontar qual criança deverá executar o seu som corporal no centro da roda. A cada compasso e no tempo forte do bumbo, uma criança diferente apresentará o seu som.
Observação:
Em um compasso quaternário, o bumbo marca os quatro tempos sendo que no primeiro tempo o som deve ser “solto” (a baqueta bate na pele do instrumento e solta), gerando um som com mais eco, e nos tempos 2, 3 e 4, o som deve ser “preso” (a baqueta bate na pele do instrumento e deve ficar presa), gerando um som mais “abafado”.
http://www.youtube.com/watch?v=OBQJBTPrmr0
http://www.frevo.pe.gov.br/capiba_frevociranda.html
Atividade 2
Após duas execuções, peça à turma que, ainda organizada em roda, fique em pé para a brincadeira do “Chefe”. Enquanto você faz a marcação da ciranda no bumbo (ou algum outro instrumento de percussão grave, como surdo ou atabaque), a turma deverá cantar a música “Frevo e Ciranda”. Haverá um “chefe”, escolhido previamente, que será responsável por propor sons corporais no tempo forte da marcação da ciranda, ou seja, no 1º tempo. A turma, enquanto canta, deverá seguir os sons. A cada repetição da música um novo “chefe” é escolhido.
Dica
1) Proponha, posteriormente, a escolha de dois “chefes” para cada repetição da música, que por sua vez deverão escolher sons corporais distintos. Cada aluno poderá escolher qual “chefe” seguir, ou mesmo você pode sugerir a divisão da turma em dois grupos – um para cada “chefe”;
2) Varie quanto à regra do jogo. Em um determinado momento, o “chefe” não mais deverá propor os sons corporais à turma, e sim apontar qual criança deverá executar o seu som corporal no centro da roda. A cada compasso e no tempo forte do bumbo, uma criança diferente apresentará o seu som.
Observação:
Em um compasso quaternário, o bumbo marca os quatro tempos sendo que no primeiro tempo o som deve ser “solto” (a baqueta bate na pele do instrumento e solta), gerando um som com mais eco, e nos tempos 2, 3 e 4, o som deve ser “preso” (a baqueta bate na pele do instrumento e deve ficar presa), gerando um som mais “abafado”.
Atividade 3
Iniciação à dança da ciranda. Com a turma ainda em roda, proponha que todos dancem para frente e para trás, sem sair do lugar, como se os corpos fossem “balanços”. Você poderá fazer a marcação no bumbo ou no pandeiro cuja “levada” (ritmo característico) se assemelharia à "levada" do tarol. No tempo forte, as crianças deverão jogar seu corpo para frente, pisando forte com um dos pés (peça a todos que pisem com o mesmo pé para facilitar a movimentação da roda em um momento posterior). Oriente-os a fazer um passo curto, para que dê tempo de jogar o corpo para trás. Lembre-se: a roda ainda está parada!
Após a internalização do passo, faça a dança com a música “Frevo e Ciranda”, cantada por eles. Sugerimos que você ainda permaneça dançando na roda para servir de parâmetro para os pequenos.
Dica
1) Varie o andamento a cada repetição;
2) Peça aos alunos que, ao mesmo tempo em que pisam forte com um dos pés, batam palmas. Isso pode servir de recurso para posteriores arranjos.
Recursos da aula
Como recursos materiais, sugerimos a utilização de um instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon) e de percussão (que se assemelhe ao bumbo) para a marcação dos tempos da ciranda.
NE-HEIGHT: normal">Atividade 3
Iniciação à dança da ciranda. Com a turma ainda em roda, proponha que todos dancem para frente e para trás, sem sair do lugar, como se os corpos fossem “balanços”. Você poderá fazer a marcação no bumbo ou no pandeiro cuja “levada” (ritmo característico) se assemelharia à "levada" do tarol. No tempo forte, as crianças deverão jogar seu corpo para frente, pisando forte com um dos pés (peça a todos que pisem com o mesmo pé para facilitar a movimentação da roda em um momento posterior). Oriente-os a fazer um passo curto, para que dê tempo de jogar o corpo para trás. Lembre-se: a roda ainda está parada!
Após a internalização do passo, faça a dança com a música “Frevo e Ciranda”, cantada por eles. Sugerimos que você ainda permaneça dançando na roda para servir de parâmetro para os pequenos.
Dica
1) Varie o andamento a cada repetição;
2) Peça aos alunos que, ao mesmo tempo em que pisam forte com um dos pés, batam palmas. Isso pode servir de recurso para posteriores arranjos.
Recursos da aula
Como recursos materiais, sugerimos a utilização de um instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon) e de percussão (que se assemelhe ao bumbo) para a marcação dos tempos da ciranda.
Sobre o gênero ciranda:
Ritmo da ciranda no pandeiro:
http://www.youtube.com/watch?v=9ByfW2xGzZ0&feature=related
Dança e “levada” (ritmo característico) do tarol na ciranda:
Ao final da aula, o(a) professor(a) deverá observar se os alunos conseguiram:
- cantar a música proposta;
- associar movimentos e sons corporais ao estímulo sonoro do bumbo;
- realizar o passo proposto.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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24/03/2010
Quatro estrelasótimo