18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Resgatando a cultura popular
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao folclore e a cultura popular: (Caso seja possível, o professor deve levar para sala de aula uma colher de pau e uma panela de barro, e apresentar aos alunos as seguintes imagens)
Carnaval anos 50
Desfile da escola de samba – Mangueira em 2006.
Festa do Bumba meu boi – Norte e Nordeste
Capa dos folhetos de Literatura de Cordel
Após apresentar os objetos e as imagens o professor deverá perguntar aos seus alunos: O que a colher de madeira e a panela de barro tem em comum? O que o carnaval, bumba meu boi e o cordel tem em comum?
O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos (certas e erradas) e depois explicar para eles o que é cultura popular e o folclore.
O folclore é o estudo que engloba todas as atividades populares: música, literatura, representações dramáticas, festas populares e religiosas (folia de reis, festa junina, etc.) confraternizações, pintura, escultura, arquitetura, entre outros. |
Para contextualizar sua explicação o professor poderá utilizar o vídeo “Mais Educação” sobre Folclore.
Seguindo o resgate sobre a cultura popular o professor deverá apresentar aos alunos exemplos das manifestações artísticas:
Música: cirandas infantis, colheitas ou festas religiosas
Escravos de Jó Escravos de Jó |
Literatura popular: Cordel
Cordel Rimando o Brasil Vou falar sobre essa pátria |
O vídeo A Arvore do Dinheiro, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=2p7gMAPwcaU
Artes dramáticas: folguedos natalinos
Chegança de mouros Auto popular brasileiro do ciclo natalino, baseado em velhos elementos ibéricos. Procura fixar a luta secular entre cristãos e mouros. O tema central é a abordagem de uma nau moura por outra cristã. Há o encontro das tripulações em terra, a luta simulada e finalmente o batismo dos mouros. Episódios sobre a vida do mar, com brigas e contrabando, também integram o auto. Personagens principais: Comandante (Mar-e-Guerra ou Tenente-General), Piloto, Contra-Mestre, Patrão ou Capitão-Patrão, Calafate, Gajeiro, Padre, Médico, Rei-Cristão, Rei-Mouro, Embaixador-Mouro. A música das cheganças, embora apresente documentos muitas vezes belíssimos - dizia Mário de Andrade - nada tem de nacional, como caráter. Entretanto, ele não deixa de reconhecer o valor folclórico das melodias. A nossa chegança de mouros começa com versos assim, mas de bonita e saudosa melodia: Na saída de Lisboa,
|
Oktoberfest é uma manifestação popular que resgata a tradição germânica, sua primeira edição foi em 1984. A festa dura 17 dias com a apresentação de vários grupos folclóricos, músicas, danças, trajes típicos e culinária.
O bumba meu boi é outra manifestação artística presente no Norte e Nordeste do país. O professor pode utilizar o vídeo “São Luís” que trata brevemente sobre a festa.
Arte naif:
O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde freqüentemente com arte popular, arte primitiva e art brüt, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação criadora de pessoas estranhas à tradição e ao sistema artístico. A pintura naïf se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres - fora dos padrões usuais -, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística. |
Conheça mais sobre o termo no site: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5357
"Cavalos ao Luar", obra de Edgar Calhado
Cerâmica:
Panelas de barro
Arquitetura:
Casa de pau a pique
Aula 02:
Professor! Para realizar essa atividade reserve de duas a quatro aulas para acompanhar as pesquisas, produção dos recursos e ensaios das apresentações.
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a cultura popular do país é hora de pesquisar sobre as manifestações culturais de sua região.
![]() |
A turma será dividida em equipes que pesquisarão sobre os seguintes temas: Artesanato, arquitetura, pintura, festas populares, manifestações dramáticas, músicas, literaturas, lendas, culinária, etc. Sugerimos que a apresentação do resultado da pesquisa seja feita uma feira no mês de agosto. Caso a escola tenha disponibilidade, o professor pode dividir os temas entre as turmas (cada turma pesquisará um tema sugerido) Os grupos apresentarão a escola os resultados da pesquisa por meio de vídeos, exposições fotográficas, apresentações de danças, músicas e literaturas. |
Sugestão de avaliação:
Critérios | 100 | 80 | 50 |
Participação | Participou de todas as atividades propostas e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Não participou das discussões, apenas realizou algumas atividades, não contribuindo para o grupo |
Qualidade das fontes pesquisadas | Utilizaram ao menos 3 fontes confiáveis durante a pesquisa | Utilizaram ao menos 2 fontes confiáveis durante a pesquisa | Utilizaram ao menos 1 fonte confiável durante a pesquisa |
Organização do trabalho | O grupo dividiu as tarefas de modo que todos participaram da pesquisa e sabem apresentar todo o trabalho | O grupo dividiu as tarefas, porém nem todos os alunos participaram da pesquisa | Alguns alunos apenas participaram do trabalho |
Criatividade na proposta | Os alunos foram criativos e inovadores na apresentação do trabalho | Os alunos foram criativos em alguns aspectos do trabalho | Os alunos poderiam ser mais criativos na elaboração da proposta |
Nome | Tipo |
---|---|
Folclore | Vídeo |
São Luís | Vídeo |
Quatro estrelas 17 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/08/2014
Cinco estrelasótimo conteúdo
13/10/2013
Cinco estrelasO trabalho foi muito bem elaborado atingindo os principais temas para uma aprendizagem de qualidade
22/08/2013
Cinco estrelasExcelente página, ótimas dicas, ameei :D'
13/06/2013
Cinco estrelasmUITO BOA DIDÁTICA.
13/06/2011
Cinco estrelasPerfeito!. Parabens!
24/01/2011
Quatro estrelasNossa! Parabéns. Achei a aula super rica e de suma importância no desenvolvimento cultural dos nossos alunos. Legal!
30/09/2010
Cinco estrelasTodas as sugestões de aulas apresentadas foram muito bem elaboradas e ricas em detalhes.Autor e co-autor estão de parabéns.
09/08/2010
Cinco estrelasExcelente proposta de aula. Parabéns!!
02/08/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula sugerida, achei muito rica e criativa, Parabéns
21/05/2010
Cinco estrelasinteressantíssimo pois resgata um pouco da cultura popular que está se perdendo no imaginário por falta de estudo e principalmente valorização.
19/05/2010
Cinco estrelasadorei a sugestãoda aula.parebens
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pelo projeto, com certeza os educandos serão encantados pela magia do folclore, e atraves da pesquisa e descobertas sobre o assunto a identidade de nossa cultura mais uma vez se fez presente.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestã de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasOi Juliana, Parabéns pela proposta de trabalho de vocês. Objetividade sem perder a complexidade da questão, eis o caminho. Vou segui-lo. Um grande abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasOiiii, Parabéns pelo trabalho desenvolvido!!! Este conteúdo é muito rico. A sala de aula poderá ser dividida em equipes, onde cada uma construirá um livrinho sobre o Folclore. Cada página um ítem: Adivinhações, Lendas, parlendas, culinária, festas, danças...etc. Adorei, incrementei...parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá, Juliana. Perfeito esse trabalho. Me deixou muito inspirado para minhas aulas. Fiquei muito orgulhoso de ver que no Paraná se estuda as manifestações folclóricas daqui do Maranhão. Olha como o conteúdo de Arte é riquíssimo!!! Parabéns e um grande abraço. Magno Anchieta Arte/Educador São Luís - MA
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns!