Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUEBRA-CABEÇA COM RIMAS

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler um texto considerando o que se sabe sobre o conteúdo, as letras, os sons e os aspectos gráficos do texto.

Duração das atividades
Atividade a ser realizada, uma vez por semana, com aproximadamente 30 minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não é obrigatório ter conhecimento prévio visto se tratar de uma atividade de alfabetização inicial (construção de base alfabética). No entanto, é importante que o professor peça a atenção dos alunos para o som das palavras e letras que serão trabalhadas. Durante a realização desse tipo de atividade o professor poderá aproveitar para “nomear as letras”, auxiliando as crianças a aprender o alfabeto.

Estratégias e recursos da aula
1) Dividir a turma em duplas.
2) Preparar as duplas para vivenciar os desafios.
3) Preparar o material para cada dupla: pequenos poemas, parlendas, rimas etc.
4) O texto dever ser recortado (use ou adapte as sugestões dos modelos apresentados). Colocar os recortes nos envelopes, em quantidades suficientes para todas as duplas participantes.
5) Apresentar o desafio para as duplas, informando que se trata de um texto conhecido. É importante que as crianças saibam de cor os textos a serem trabalhados. Antes de distribuir os envelopes recuperar oralmente os textos selecionados, cujos recortes encontram-se nos envelopes.
6) Explicar aos alunos o que vai acontecer, esclarecendo as regras das atividades: não pode faltar nem sobrar partes, o texto montado deve corresponder ao texto que sabem oralmente.
7) Combinar com a turma que ao início do sinal poderão abrir o envelope para montar o quebra-cabeça. Definir um intervalo de tempo para cada rodada.
8) Distribuir os envelopes e certificar-se de que todos manterão os envelopes fechados.
9) Professor, esse momento é uma rica oportunidade para intervenções. Levar em conta o grau de complexidade para auxiliar, problematizar, perguntar, questionar, informar, de modo que todos avancem em relação à construção do sistema de escrita.
10) Terminar a rodada ao sinal do professor.
11) Solicitar as duplas que leiam o quebra-cabeça que montaram.
12) Montar um mural com as rimas montadas pelos alunos.

Avaliação

- Avaliar se o aluno avançou em suas hipóteses a respeito da língua escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.