25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Escrever bilhetes de acordo com o princípio alfabético
- Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.
- Leitura de bilhetes em voz alta (da escola para a família). O professor deverá aproveitar as situações corriqueiras de uso desse gênero textual para ler e destacar, a cada vez, um ou mais aspectos da linguagem utilizada e dos elementos textuais que o compõem.
- Gênero a ser trabalhado em diversas ocasiões ao longo do ano.
1) Professor, você será o escriba de um bilhete produzido oralmente e coletivamente pela turma.
2) Iniciar a atividade perguntando ao grupo:
3) Definir, com a turma, a finalidade do bilhete que irão produzir coletivamente e quem será o destinatário. Exemplo: Destinatário: OS PAIS. Finalidade: CAMPANHA DE VACINAÇÃO NA ESCOLA.
4) Perguntar aos alunos quais informações que não podem faltar no bilhete. Anotar no quadro. Exemplo: O dia, horário, idade para participar da campanha da vacinação.
5) Pedir sugestões aos alunos de como iniciar a escrita do bilhete. Discutir e sugerir outras maneiras, caso necessário, para escrevê-lo.
6) Professor, à medida que for escrevendo no quadro a produção, reler e apontar palavras repetidas, indicar a melhor seqüência do texto, sempre permitindo que os alunos dêem opiniões e sugestões. Mostrar que a linguagem escrita é diferente da linguagem falada.
7) Reler a produção do bilhete pronto. Pedir a reescrita e providenciar cópias para que os alunos levem para casa.
Sugestão de Atividade:
1) Ler para os alunos uma pequena história. Como sugestão acessar o site virtualbooks
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/a_cozinha_da_bruxinha.htm onde encontrará vários títulos de história infantis para serem lidos ou impressos gratuitamente. Como exemplo para esta atividade será usado o livro “A Cozinha da Bruxinha”.
2) Ao término da leitura discutir com os alunos a história para sua compreensão.
3) Informar à turma que eles irão escrever um bilhete para a bruxarada informando do almoço na casa da bruxa Dadinha.
4) Perguntar à turma quais as informações que precisam constar no bilhete. Anotar no quadro.
5) Pedir algumas sugestões de como iniciar o bilhete. Anotar no quadro.
6) Solicitar que os alunos escrevam o rascunho.
7) Pedir aos alunos que leiam em voz alta seus bilhetes. Com a ajuda dos colegas faça as intervenções necessárias. Após escutar a leitura dos bilhetes fazer perguntas do tipo: Se vocês fossem uma das bruxas a receber o bilhete, compreenderiam a mensagem? Está faltando alguma informação própria desse “tipo de texto”?
8) Solicitar que realizem a reescrita do texto.
9) Recolher os bilhetes. Montar um cartaz com o texto da história lida e em volta colar os bilhetes dos alunos. Fixar no mural da sala de aula.
- Ao longo do ano, e a cada proposta de escrita de bilhetes, verificar se os alunos estão escrevendo de acordo com as características desse gênero textual e se a cada escrita, conseguem adequar a linguagem ao contexto de uso.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2012
Cinco estrelasAdorei esta aula, onde obtive um excelente resultado no meu planejamento, junto com meus alunos que são de uma alfabetização. Obrigada se possível me mande mais sugestões.
24/03/2010
Três estrelasAchei a aula sobre bilhete bem interessante, principalmente os informes.