Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESCRITA DE BILHETES

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Escrever bilhetes de acordo com o princípio alfabético
- Compreender os usos sociais (e escolares) desse gênero textual.

Duração das atividades
- Cada escrita de bilhetes poderá ter a duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

­- Leitura de bilhetes em voz alta (da escola para a família). O professor deverá aproveitar as situações corriqueiras de uso desse gênero textual para ler e destacar, a cada vez, um ou mais aspectos da linguagem utilizada e dos elementos textuais que o compõem.

Estratégias e recursos da aula

- Gênero a ser trabalhado em diversas ocasiões ao longo do ano.

1) Professor, você será o escriba de um bilhete produzido oralmente e coletivamente pela turma.
­2) Iniciar a atividade perguntando ao grupo:

  • Para que serven os bilhetes? (recado, lembrete, etc.
  • Para quem são dirigidos os bilhetes? (pessoas que se conhecem, amigos, comunicação escola/pais, etc.
  • Como os bilhetes são enviados? (colocado em cima de mesa, colados na agenda etc.)

­3) Definir, com a turma, a finalidade do bilhete que irão produzir coletivamente e quem será o destinatário. Exemplo: Destinatário: OS PAIS. Finalidade: CAMPANHA DE VACINAÇÃO NA ESCOLA.
­4) Perguntar aos alunos quais informações que não podem faltar no bilhete. Anotar no quadro. Exemplo: O dia, horário, idade para participar da campanha da vacinação.
­5) Pedir sugestões aos alunos de como iniciar a escrita do bilhete. Discutir e sugerir outras maneiras, caso necessário, para escrevê-lo.
­6) Professor, à medida que for escrevendo no quadro a produção, reler e apontar palavras repetidas, indicar a melhor seqüência do texto, sempre permitindo que os alunos dêem opiniões e sugestões. Mostrar que a linguagem escrita é diferente da linguagem falada.
­7) Reler a produção do bilhete pronto. Pedir a reescrita e providenciar cópias para que os alunos levem para casa.

Sugestão de Atividade:

­1) Ler para os alunos uma pequena história. Como sugestão acessar o site virtualbooks

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/a_cozinha_da_bruxinha.htm  onde encontrará vários títulos de história infantis para serem lidos ou impressos gratuitamente. ­ Como exemplo para esta atividade será usado o livro “A Cozinha da Bruxinha”.

­2) Ao término da leitura discutir com os alunos a história para sua compreensão.
­3) Informar à turma que eles irão escrever um bilhete para a bruxarada informando do almoço na casa da bruxa Dadinha.
­4) Perguntar à turma quais as informações que precisam constar no bilhete. Anotar no quadro.
5) Pedir algumas sugestões de como iniciar o bilhete. Anotar no quadro.
­6) Solicitar que os alunos escrevam o rascunho.
­7) Pedir aos alunos que leiam em voz alta seus bilhetes. Com a ajuda dos colegas faça as intervenções necessárias. Após escutar a leitura dos bilhetes fazer perguntas do tipo: Se vocês fossem uma das bruxas a receber o bilhete, compreenderiam a mensagem? Está faltando alguma informação própria desse “tipo de texto”?
­8) Solicitar que realizem a reescrita do texto.
­9) Recolher os bilhetes. Montar um cartaz com o texto da história lida e em volta colar os bilhetes dos alunos. Fixar no mural da sala de aula.

Avaliação

­- Ao longo do ano, e a cada proposta de escrita de bilhetes, verificar se os alunos estão escrevendo de acordo com as características desse gênero textual e se a cada escrita, conseguem adequar a linguagem ao contexto de uso.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marta Bezerra Vasconcelos, Escola Municipal Dr. Lourival Batista , Sergipe - disse:
    martavasconcelos2010@gmail.com

    20/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula, onde obtive um excelente resultado no meu planejamento, junto com meus alunos que são de uma alfabetização. Obrigada se possível me mande mais sugestões.


  • Irene, Secretaria Municipal de Educação , Pernambuco - disse:
    irene_tabira@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei a aula sobre bilhete bem interessante, principalmente os informes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.