BELO HORIZONTE - MG
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sara Villas e Clenice Griffo
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Alfabetização
Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ler e compreender textos.
Identificar o gênero música
Escutar, cantar e analisar os ritmos e significados de uma música.
Recontar histórias
Participar das interações em sala da aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade)
Compreender o significado de encadeamento de ações gerando situações
Identificar algumas cidades e estados no mapa do Brasil.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para maior agilidade dessa aula é importante que os alunos tenham noção da diferenciação entre as letras e os demais símbolos, como números e desenhos.
Estratégias e recursos da aula
Ao final incentive-os a recontar a história da música. Para isso será necessário que o professor organize a seqüência dos acontec imentos lembrados pelos alunos, uma vez que a história é longa e cheia de detalhes. Os números no início de cada estrofe podem ajudar na organização dessa seqüência.
II- Compreendendo a letra da música e identificando palavras.
Coordene uma conversa coletiva sobre a compreensão que tiveram da música. Primeiramente enfatize o aspecto narrativo e de como as estrofes vão sendo interligadas contando uma história com sentido, que pode (ou não) ser real e tem início meio e fim.
Em seguida você pode iniciar a análise sobre o título da música (“Eu”), questionando o porquê do mesmo. Chame a atenção para a questão da música ser cantada em primeira pessoa e para o fato de que no final das contas o objetivo do narrador era contar como ele tinha surgido. Em seguida peça que os alunos identifique na folha que duas histórias foram contadas (a dos bisavós maternos e paternos), peça-os que passem um traço e identifique cada história com uma cor, por exemplo.
Dando continuidade a interpretação da letra identifique algumas palavras que possivelmente são desconhecidas para ele como bombacha, chimarrão, gaúcho, sertão, destemido, entre outras, esclarecendo–as de acordo com as demandas necessárias para a compreensão.
Procure identificar qual foi o acontecimento chave que fez com que os bisavós se conhecessem, no primeiro e no segundo caso.
Depois procure identificar em cada caso sobre qual parte do Brasil eles estão falando. É interessante ter um mapa para localizar os estados que são citados na música (ainda que a maioria das crianças dessa faixa etária ainda não tenha conhecimento das regiões ou estados que compõem o Brasil, é importante chamar a atenção para o fato de que as histórias familiares narradas aconteceram em diferentes partes do Brasil). Você pode localizar o Recife, o Rio Grande do Sul, a Bahia e também o lugar em que eles moram.
Conclua a discussão trabalhando a compreensão das estrofes que fecham cada história, mostrando o encadeamento proposto pelo autor para justificar a sua própria existência:
(final da história dos bisavós maternos)
E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
Se não fosse uma barata ninguém teria gritado
Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada
Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada
Nem sequer existiria
(final da história dos bisavós paternos)
Não tivesse ali passado
Ou se não se apaixonasse
Por aquele condenado
Eu não teria bisavô
Nem bisavó nem avô
Nem avó nem pai
Pra casar com minha mãe
III- Desenhando e adivinhando a ordem da música
A letra da música entregue aos alunos deve estar dividida em 18 partes (como na imagem). Recorte 18 números (de 1 a 18) e sorteie-os secretamente entre as crianças. Cada criança ficará responsá vel por ilustrar a parte da música que lhe foi destinada pelo so rteio. Para isso é necessário que releiam a sua parte, interpretem-na e pensem em como retrata-la através de um desenho. Os desenhos devem ser preferencialmente coloridos e podem e devem conter falas, etc. (caso os alunos já tenham o hábito ou familiaridade com histórias em quadrinhos, pode se propor que eles façam os desenhos nesse formato)
Por fim os alunos d everão identificar a qual estrofe se refere cada um dos desenhos. Isso pode ser feito da seguinte maneira:
Expõem-se todos os desenhos no quadro pregando-os com fita crepe e concede-se um tempo para que os alunos apreciem os desenhos dos colegas. Em seguida escolhe quem começará a brincadeira. O primeiro tem como missão identificar qual é o desenho da primeira estrofe (lembre-se que os alunos têm a letra numerada e deverão segui-la para participar da brincadeira), se ele acertar o desenhista da primeira estrofe será o segundo jogador e deverá dizer qual é o desenho que representa a segunda estrofe e assim por diante. É necessário que o professor organize a brincadeira e contribua com dicas que auxiliem na descoberta, sem necessariamente dar a resposta (o que também pode ser feito, se necessário). É importante que o número vá sendo anotado (recorte uma das folhas com a rep rodução da letra e cole o número e a estrofe em cada um dos desenhos correspondentes)
Para finalizar a aula faça uma exposição na sala dos desenhos da turma, na seqüência da música.
Recursos Complementares
Para essa aula será necessário cola, papel branco, reprodução da letra da música, lápis de cor, som, data-show com internet,
Acesse também o site do grupo Palavra Cantada: www.palavracantada.com.br , para ter acesso a outros trabalhos do grupo.
Avaliação
Professor sugerimos que observe o progresso, envolvimento e comprometimento dos alunos em relação aos objetivos propostos ao longo das três aulas. Nesse sentido, analise se a turma, em geral, e cada aluno, individualmente, está se desenvolvendo quanto sua capacidade de reconhecer palavras, expressar idéias, interpretar textos, escutar se expressar através de desenhos e refletir sobre o mundo que lhe cerca. Você deve ficar atento se as crianças estão desenvolvendo sua habilidade de leitura e interpretação de palavras. Observe se estão progredindo também na fluência da leitura e na capacidade de compreender e expressar, através de desenhos, as discussões sobre o tema.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.