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CONHECENDO E CANTANDO HISTÓRIAS

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sara Villas e Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e compreender textos.
  • Identificar o gênero música
  •  Escutar, cantar e analisar os ritmos e significados de uma música.
  • Recontar histórias
  • Participar das interações em sala da aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade)
  • Compreender o significado de encadeamento de ações gerando situações
  • Identificar algumas cidades e estados no mapa do Brasil.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para maior agilidade dessa aula é importante que os alunos tenham noção da diferenciação entre as letras e os demais símbolos, como números e desenhos.
Estratégias e recursos da aula
  • Ao final incentive-os a recontar a história da música.  Para isso será necessário que o professor organize a seqüência dos acontec imentos lembrados pelos alunos, uma vez que a história é longa e cheia de detalhes. Os números no início de cada estrofe podem ajudar na organização dessa seqüência.
  • II- Compreendendo a letra da música e identificando palavras.
    • Coordene uma conversa coletiva sobre a compreensão que tiveram da música. Primeiramente enfatize o aspecto narrativo e de como as estrofes vão sendo interligadas contando uma história com sentido, que pode (ou não) ser real e tem início meio e fim.
    • Em seguida você pode iniciar a análise sobre o título da música (“Eu”), questionando o porquê do mesmo. Chame a atenção para a questão da música ser cantada em primeira pessoa e para o fato de que no final das contas o objetivo do narrador era contar como ele tinha surgido. Em seguida peça que os alunos identifique na folha que duas histórias foram contadas (a dos bisavós maternos e paternos), peça-os que passem um traço e identifique cada história com uma cor, por exemplo.
    • Dando continuidade a interpretação da letra identifique algumas palavras que possivelmente são desconhecidas para ele como bombacha, chimarrão, gaúcho, sertão, destemido, entre outras, esclarecendo–as de acordo com as demandas necessárias para a compreensão.
    • Procure identificar qual foi o acontecimento chave que fez com que os bisavós se conhecessem, no primeiro e no segundo caso.
    • Depois procure identificar em cada caso sobre qual parte do Brasil eles estão falando. É interessante ter um mapa para localizar os estados que são citados na música (ainda que a maioria das crianças dessa faixa etária ainda não tenha conhecimento das regiões ou estados que compõem o Brasil, é importante chamar a atenção para o fato de que as histórias familiares narradas aconteceram em diferentes partes do Brasil). Você pode localizar o Recife, o Rio Grande do Sul, a Bahia e também o lugar em que eles moram.
    • Conclua a discussão trabalhando a compreensão das estrofes que fecham cada história, mostrando o encadeamento proposto pelo autor para justificar a sua própria existência:
    • (final da história dos bisavós maternos)
    • E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
    • Se não fosse uma barata ninguém teria gritado
    • Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada
    • Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada
    • Nem sequer existiria

    • (final da história dos bisavós paternos)
    • Não tivesse ali passado
    • Ou se não se apaixonasse
    • Por aquele condenado
    • Eu não teria bisavô
    • Nem bisavó nem avô
    • Nem avó nem pai
    • Pra casar com minha mãe
    III- Desenhando e adivinhando a ordem da música
    • A letra da música entregue aos alunos deve estar dividida em 18 partes (como na imagem). Recorte 18 números (de 1 a 18) e sorteie-os secretamente entre as crianças. Cada criança ficará responsá vel por ilustrar a parte da música que lhe foi destinada pelo so rteio. Para isso é necessário que releiam a sua parte, interpretem-na e pensem em como retrata-la através de um desenho. Os desenhos devem ser preferencialmente coloridos e podem e devem conter falas, etc. (caso os alunos já tenham o hábito ou familiaridade com histórias em quadrinhos, pode se propor que eles façam os desenhos nesse formato)
    • Por fim os alunos d everão identificar a qual estrofe se refere cada um dos desenhos. Isso pode ser feito da seguinte maneira:
    • Expõem-se todos os desenhos no quadro pregando-os com fita crepe e concede-se um tempo para que os alunos apreciem os desenhos dos colegas. Em seguida escolhe quem começará a brincadeira. O primeiro tem como missão identificar qual é o desenho da primeira estrofe (lembre-se que os alunos têm a letra numerada e deverão segui-la para participar da brincadeira), se ele acertar o desenhista da primeira estrofe será o segundo jogador e deverá dizer qual é o desenho que representa a segunda estrofe e assim por diante. É necessário que o professor organize a brincadeira e contribua com dicas que auxiliem na descoberta, sem necessariamente dar a resposta (o que também pode ser feito, se necessário). É importante que o número vá sendo anotado (recorte uma das folhas com a rep rodução da letra e cole o número e a estrofe em cada um dos desenhos correspondentes)
    • Para finalizar a aula faça uma exposição na sala dos desenhos da turma, na seqüência da música.
    Recursos Complementares
    • Para essa aula será necessário cola, papel branco, reprodução da letra da música, lápis de cor, som, data-show com internet,
    • Acesse também o site do grupo Palavra Cantada: www.palavracantada.com.br , para ter acesso a outros trabalhos do grupo.
    Avaliação
    • Professor sugerimos que observe o progresso, envolvimento e comprometimento dos alunos em relação aos objetivos propostos ao longo das três aulas. Nesse sentido, analise se a turma, em geral, e cada aluno, individualmente, está se desenvolvendo quanto sua capacidade de reconhecer palavras, expressar idéias, interpretar textos, escutar se expressar através de desenhos e refletir sobre o mundo que lhe cerca. Você deve ficar atento se as crianças estão desenvolvendo sua habilidade de leitura e interpretação de palavras. Observe se estão progredindo também na fluência da leitura e na capacidade de compreender e expressar, através de desenhos, as discussões sobre o tema.

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